26/08/2016

Trocando Cristo por Isto...

Trocando Cristo por Isto...


Nesta hora gostaria de olhar para as palavras do nosso Senhor Jesus e divulgar quais são as características dos crentes descrentes dos nossos dias. "Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade. Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador, 4 que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade" (1 Timóteo 2.1-4).

Todas as críticas que recebemos hoje em dia vem nos revelando quão abominável é aos olhos de Jesus a falta de coerência entre a fé que professamos e a vida que vivemos. Porém, temos a escolha de fechar os olhos e aceitar tudo ou abrir os olhos e não aceitar nada em relação às coisas ditas pelos homens de Deus, embora, isso seja complexo pra muitos entenderem.

E ninguém disse também que seria fácil praticar, e para isso, será preciso ler, falar, meditar e viver o evangelho para conseguir não ser mais enganado e até ser cristão de verdade. E pra quem quer realmente aprender as coisas de Deus, tem que sentar o traseiro na cadeira e ler a Bíblia, correr atrás, porque ninguém vai pegar na sua mãozinha e ensinar a doutrina mastigada... É apenas uma questão de se interessar de verdade por Deus e não só de frequentar uma igreja ou outra pra se divertir. Porque virou modinha ser evangélico, entretanto ser realmente é diferente de estar e visitar é outra coisa.

Muitos desses convertidos nem sabem direito em que devem acreditar, mas isso não quer dizer que eles não amem a Deus de todo o coração. Só que Infelizmente há muitos trocando Cristo por Isto: Dinheiro, mentira, fama, relacionamentos, poder... Além de encontrarmos um bando alienados, representantes da palavra de Deus pra nos fiscalizar.  Daí eu pergunto: Onde emitem o certificado de fiscal da vontade de Deus pra esses ditos-cujos?

É verdade que Deus nos aceita da maneira que vamos até Ele, mas isso não quer dizer que devamos prosseguir do mesmo jeito... Lucas 16:13 – “Nenhum servo pode servir a dois senhores, porque ou há de aborrecer a um e amar ao outro ou se há de chegar a um e desprezar ao outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.” Tiago 1:8 – “O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos.”

Sei que o crente ideal não existe. Fico um pouco frustrado em não ser ele, mas ao mesmo tempo me alegro por que Cristo tem me transformado em um ser pensante... Olho em volta e vejo muitos que estão na jornada em busca deste ideal, e me lembro das palavras do apóstolo Paulo: “não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus... esquecendo-me das coisas que para trás ficaram e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Fl 3.12-14).

Também sei que Cristo morreu ao fazer a opção por denunciar os corruptos que estavam no poder, em seu tempo. Cristo veio para fazer o bem e denunciar a hipocrisia de muitos falsos seguidores. Também ouço quando diz para que "Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos. Façam todo o possível para viver em paz com todos. Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus à ira, pois está escrito: "Minha é a vingança; eu retribuirei", diz o Senhor. Pelo contrário: “Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber”. “Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele”. Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem(Romanos 12:17-21).

Por fim, espero que acordem dos seus sonhos, pois a manifestação do Espírito Santo é visível e dada a cada um para o que for útil. Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito operam todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. 1 Coríntios 12:7-11

 E os que com a ajuda de Deus acolheram o chamado de Cristo e lhe responderam livremente, sejam por sua vez impulsionados pelo amor de Cristo a anunciar por todas as partes do mundo a Sua palavra livremente. Este tesouro recebido e guardado cujos seguidores são chamados a transmitir de geração em geração, anunciando a fé como  a resposta do homem a Deus que se revela e a quem se doa, levando ao mesmo tempo uma luz a quem busca, sofre  esperando dar sentido a sua vida.

Para concluir estas abordagens sobre trocar Cristo por algo, julgamos conveniente recordar que Ele é antes de tudo “boa notícia”: a notícia de que Deus amou e continua amando o mundo.  E a melhor maneira de entender e ser cristão de verdade são: chegar a Deus e compreender o Seu amor. A partir dai, adquiriremos sentido e dinamismo pra viver a realidade cristã sem trocar a nossa razão por alienação.



fotos

tom caet