15/04/2024

Tome muito cuidado...

 Tome muito cuidado ao confiar nas palavras bonitas! Muitos delas tem açúcar na boca, mas é cheia de veneno no coração

Continue a lembrar essas coisas a todos, advertindo-os solenemente diante de Deus, para que não se envolvam em discussões acerca de palavras; isso não traz proveito, e serve apenas para perverter os ouvintes. Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade. (2 Timóteo 2:14-15)Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos” (2 Timóteo 4:3-4). Acaso percebeu que as pessoas não toleram mais a sã doutrina?

Grande parte tem sido por causa dos “chamados ministros” que não pregam o evangelho com experiencia de causa. Especialmente, Paulo em 2 Coríntios 2:14-17; 4:1-6 falou sobre estes ministros. E isso resultou em falsas denominações – tanto que Jesus chamou de “sinagoga de Satanás” (Apocalipse 2:9; 3:9).

Notadamente nem todos têm chamado ou são escolhidos e tem a unção de Deus para a obra. Faculdades de Teologia tem feito pregadores se autodenominarem capacitados como um mental coach - que nada mais é que um profissional que ajuda alguém a desenvolver as capacidades mentais, com o objetivo de faze-los melhorarem as suas competências e alcançarem os objetivos. Mas a verdadeira autoridade cristã está na Escritura. Nada deva ser adicional nela como uma tradição, psicologia, filosofia, teologia ou pseudorrevelação tipo: “o Senhor me disse”, ou um sonho me ocorreu, ou uma visão espiritual ou um falso milagre.

A verdadeira pregação liberta, como Paulo declara: “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gálatas 5:1). E qualquer pregador que se recusar a acreditar na autoridade absoluta das Escrituras (2 Timóteo 3:16) é um falso ministro... porque prega o que as pessoas querem ouvir, e não o que Deus quer que eles saibam. Paulo Em seu aviso final à Timóteo, especificamente, disse que a doutrina sã pode ser desagradável para ouvir. É por isso que apenas os verdadeiros pastores e líderes corajosos devem ser escolhidos pelas igrejas para ensinar seu rebanho. Eles entendem essas coisas e estão dispostos a pagar o preço, enquanto outros não estão. 

Espero que o Criador levante ministros que sejam corajosamente fiéis ao ensino e a pregação da Palavra com a verdade. Que os tais não nos guiem em ventos de doutrinas adaptadas as conveniências da sociedade. Porque a sociedade muda, mas a Palavra de Deus nunca muda.

Pedro assim escreveu: “pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados. Olhem por ele, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir” (1 Pedro 5:2). 

Hoje vivemos numa grande apostasia onde muitos querem ser progressistas e politicamente corretos para não afrontar e inutilizar ninguém, mas Jesus disse: “Ai do mundo, por causa das coisas que fazem tropeçar! É inevitável que tais coisas aconteçam, mas ai daquele por meio de quem elas acontecem!” (Mateus 18:7). 

Precisamos orar muito pelos que são escolhidos e designados para serem pastores e professores. Que eles permaneçam, mesmo a tantas críticas, firmes como Jesus. Precisamos de mais pastores fiéis que preguem, ensinem e defendam a verdade das Sagradas Escrituras. Lembre-se, toda a escritura é útil para ensinar e para mostrar às pessoas o que é errado em suas vidas. É útil para corrigir falhas e ensinar a maneira correta de viver. Ao usar as Escrituras, aqueles que servem a Deus estarão preparados e terão tudo o que precisam para fazer toda boa obra (2 Timóteo 3:16-17).

fotos

tom caet