10/04/2024

VANGUARDA MISSIONÁRIA

 







Realmente, escolher a missão e torna-la um modo de vida não é facil. Vida essa, aplicada e confiada em beneficiar e aliviar a dor e sofrimento do próximo – que é o cerne de toda a visão missionária.

Mas a dor é inevitável e o sofrimento é opcional “. Essa citação budista, apesar da similaridade com a fé cristã em relação a poder escolher, não nos cabe. Pois como cristão, o Evangelho nos ensina que viver é Cristo e morrer é lucro. Ou seja, o sofrimento é um chamado à obediência, à reflexão de reconhecermos os nossos limites pra fazer o que podemos fazer e fazê-lo bem para crescermos espiritualmente e principalmente saber escolher – que é um dos aspectos que contribuiu para esse crescimento espiritual.

... E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, 4 E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. 5 E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”. romanos 5:3-5

Acerca da dor e do sofrimento do próximo, poucos convertidos entendem que isso não está atrelado aos aspectos de pobreza ou doença somente, mas a todos os cristãos perseguidos que compreendem seu sofrimento devido sua escolha e não por razões minuciosas da falta do que comer, beber, vestir....

Precisamos reconhecer mais claramente que, sem comparação a outras religiões, sofremos desafios terríveis por causa da escolha de nossa fé. Sofremos tal qual o próprio Deus que escolheu sofrer a perda de seu Filho por causa do amor, e o próprio Filho escolheu sofrer numa cruz por causa do nosso pecado. Ambos amorosamente tinham suas escolhas de modo inerente e conectadas a redenção humana para a própria glorificação.

A questão então não é, como podemos fazer isso e sim, como conseguimos ser tão resilientes diante do sofrimento próprio e do outro, já que no ponto de vista de outras religiões, podemos apenas sair dele.

Talvez porque a maioria das pessoas não entendem o significado da eternidade e que não devemos ter medo da morte. (Gálatas 2:20). Na verdade, não é possível “matar” um cristão, tudo o que se poderia fazer é antecipar a sua eternidade.

Ou ainda não perceberam ou não sabem que há um componente espiritual nessa luta? Falo de satanás que guia e controla o mundo. A Bíblia esclarece que não estamos lutando contra homens, mas contra todo um sistema espiritual dele (Efésios 6: 10-20). 

Satanás se infiltrou entre as pessoas do corpo de Cristo e as alimenta com ódio e amargura diariamente. São “crentes” que não compreendem essa guerra e que dependem completamente de Deus para vence-la.

Crentes que não conseguem ver o sofrimento como um motivo de adoração a Deus. A maioria deles não compreendem que Ele é glorificado quando eles estão firmes na convicção, ou seja, escolheram se alegrar e se alegrar pela honra de sofrer por Cristo (Mateus 5: 10-12). 

E Finalmente, por imediatismo, muitos deles não creem que Deus tem um fim. 1 Pedro 4:19 diz: “Portanto, aqueles que sofrem de acordo com a vontade de Deus confiam suas almas ao fiel Criador enquanto fazem o bem.” Esses irmãos e irmãs acreditam verdadeiramente que Deus está trabalhando em meio as suas lutas. Ele tem um plano e tem que ser bom.

O bom é que Jesus veio para nos dar vida em abundância (João 10.10) e a nós, tal qual afirmou aos seus discípulos que enfrentaríamos perseguições em nossas vidas. Ele também fez algumas considerações importantes como “Acautelai-vos dos homens, porque eles vos entregarão aos sinédrios, e vos acoitarão nas suas sinagogas” (Mateus 10.17); “Então sereis entregues à tortura, e vos matarão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome (Mateus 24.9); “Mas antes de todas essas coisas, vos hão de prender e perseguir, entregando-vos às sinagogas e aos cárceres, e conduzindo-vos à presença de reis e governadores, por causa do meu nome” (Lucas 21.12).

Perante a imensidão da obra salvifica, sou da vanguarda missionaria - Vanguarda ao contrário da retaguarda é a parte de um exército que vai à frente abrindo caminho, enfrentando e derrotando os primeiro e maiores obstáculos.

E Sendo  da vanguarda, o missionario deve por sua fé no limite e na capacidade do fazer. Vale lembrar que, não é o fazer em si, a virtude da nossa vitoria, mas a persistencia do Ser. Ser fiel, ser obediente, ser resiliente. Sendo isso o principal ato de um convertido.

Cabe-lhes também, ter consciência do próprio sofrimento e assim, serem capazes de integrar a experiência da dor de cristo no próprio caminho de vida. Eis a primeira Missão da Vanguarda missionaria - chorar com os que choram....

Do mesmo modo de Jesus e seus discípulos, devem ir à frente  com confiança e garantia de começo para êxito garantido. Lembrando que Jesus disse que a seara é grande e os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao Dono da seara que mande trabalhadores para a sua seara. Ide! Eu vos envio…(Lc. 10,2.3).

A quem deseja fazer parte e ser da "Vanguarda Missionária"  precisará orar antes de ir e oferecer-se a Deus no envio de uma missão... uma vez enviados entenderão bem a dinâmica evangelizadora e saberão que devem antes, falar às Pessoas de Jesus e  ir a Jesus, falar dessas mesmas Pessoas".  

Desejo aos que desejem oferecer suas vidas ao Senhor, que atentem ao Seu chamado: Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, pela renovação espiritual da vossa mente, para saberdes discernir, segundo a vontade de Deus, o que é bom, o que Lhe é agradável, o que é perfeito»(Rm 12, 1.2). alem do mais, «Peço-vos, irmãos, pela misericórdia de Deus, que vos ofereçais a vós mesmos como sacrifício vivo, santo, agradável a Deus, como culto espiritual.

Que sigamos a escolha de Cristo, que vejamos a  Missão começar dentro de si  e de dentro para fora; do fazer para o ser; do dar para o doar (-se); do amar para o ofertar de modo especial, permanente e total, aos mais frágei, idosos, viuvas, estrangeiros, reclusos, solitários, missionários, inválidos e demais Contemplativos.

Sou corpo de Cristo e  «Agora, alegro-me nos sofrimentos que suporto por vós e completo na minha carne o que falta às tribulações de Cristo, pelo seu Corpo, que é a Igreja. Foi dela que eu me tornei servidor, segundo a missão que Deus me confiou para vosso benefício: levar à plena realização a Palavra de Deus»(Col. 1, 24.25).

O sacrifício do missionário deve ser partilhado e apoiado pelo demais fiéis de Jesus. Apesar de que dentre ele haja muitos doentes, Frágeis, são autênticos discípulos missionários de Cristo - vanguardistas –   sujeitos de toda a missão. Enviados dum modo específico e único indo à frente preparar o terreno, escalar montanhas, enfrentar o mar… para Jesus e o seu Reino chegar.  Nós anunciamos Cristo crucificado-ressuscitado(1Cor. 1,23).

Que toda missão nos inspire e nos encoraje a continuar através de nosso sofrimento. Sim, a dor é inevitável. Quanto à verdadeira perspectiva cristã, o sofrimento é dor com propósito, e se o propósito glorifica a Deus, então não é algo que devemos querer evitar.

11 de abril de 2024.

 

 

fotos

tom caet