30/03/2017

"não se desvie para direita e nem para esquerda"


Cristo nunca foi um revolucionário político como nos querem fazer crer. Em provérbios diz: Quando o governo é justo, o país tem segurança; mas, quando o governo cobra impostos demais, a nação acaba na desgraça. (Provérbios 29:4).

Creio que a postura cristã mais adequada na sociedade é aquela que está livre das ideologias, tanto politicas como religiosas. Porque esses regimes costumam indispor a fé em favor de seus ideais. E nem é prudente comparar o plano perfeito de Deus com as facções humanas. Facções que são historicamente contra qualquer opinião que esteja acima dos interesses dos poderosos, tanto na teoria quanto na prática. Portanto, um seguidor de Cristo, ser de esquerda e nem de direita, não entende que o compromisso do cristão é com a causa do evangelho, e na defesa dos valores de Cristo.

Na religião, acredito que o verdadeiro cristão deve defender o evangelho acima de tudo, o Reino está acima de tudo e não podemos nos prender a uma ideologia humana e mundana, afinal o "mundo jaz no maligno" e nenhuma ideologia ou governo humano nos levará a ele.

Na política, ainda que por vezes se vote, seja na esquerda, outras vezes na direita, devemos apoiar somente aqueles que se dispuserem a defender o evangelho no caso concreto, independentemente do lado para que pende ideologicamente.... Seria muita ingenuidade nossa imaginar que os valores do evangelho poderiam ser sequestrados por qualquer partido ou tendência ideológica. Também não devemos satanizar tudo o que é classificado como "esquerda" ou “direita” de modo exacerbado.

Na vida social, pessoas necessitadas sempre existiram em todos os tempos e o papel do evangelho é sempre o mesmo: “fazer discípulos: se vocês se amarem uns aos outros", sem esquecer o primeiro mandamento. Hierarquicamente, sempre existiu desigualdade inclusive Jesus se sujeitou aos governantes de sua época, quando disse: "Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus". E ainda disse “meritocraticamente” que cada um seria recompensado segundo os seus esforços, pois colherá o que plantou.

Ele deixou claro que o estado não tinha nada a ver com a implantação do Reino de Deus. Porque o reino que ele anunciava era futuro e celestial e não terreno...  Sem falar que esse reino não é um ato forçado, é voluntario… e que nada é por força e nem por violência (palavras de Jesus), ao contrário da política que nos obriga a fazer a sociedade ser igualitária…

 Digo que não somos nem revolucionários, nem reacionários, nem anarquistas, creio que o cristão coerente é conservador e o seu “partido” é o do evangelho, e quem participa da vida política, seja como eleitor, seja como político, deve se lembrar sempre que a sua cidadania é aqui, e nelas somos peregrinos.

E em se tratando de ideologia política, entre os ditos "evangélicos" que defendem partidos, há uma miopia que os impedem de denunciar o pecado e proclamar o Evangelho, e muitos estão anulando-se como profetas, sentando à mesa de reis.

Pessoalmente não consigo compreender como alguém se diz ser cristão sem, contudo, entender as ideias básicas de Cristo. “Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens, pelos reis e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade. ” 1Timóteo 2:1-2.


Cristão é um adjetivo dado aqueles que seguem as ideias de Cristo. Não espere ter de receber muita paulada para descobrir isto. Antes tarde do que nunca. E a tal frase: "não se desvie para direita e nem a esquerda"... se disponha a seguir essa ideia, senão vai receber bordoada de todos os lados. Espere só!

fotos

tom caet