23/04/2017

Man of Sorrows (Isaiah 53:1-6)


A  retórica de hoje é a seguinte:  

Cristão é aquele que crê na bíblia!

Aprendemos que a revelação divina nos é dada em experiências espirituais distintas..., mas isso não significa que temos acesso ao “trono de Deus” de modo tão imediato.... O pecado não deixa... mas podemos é exprimir a nossa vontade ou descrever os benefícios da Palavra com os ensinamentos... como experiência pessoal.

Buscamos a fidelidade Deus, o que exige de nós romper com o ser humano carnal, na qual a verdade bíblia solicita. Portanto, não há base para ser considerado um cristão, desconsiderando o Evangelho!

Sabemos que a bíblia foi escrita em testemunhos de pessoas situadas na tradição, pensamento individuais e até de alguma experiência religiosa. E cada geração faz, de certo modo, a sua experiência pessoal com Deus.  O Deus vivo que já “se mostrou” claramente a nós, antes mesmo de termos pedido, a sua presença. Falo de cristo!

Certamente precisamos de Deus, mas não do que Ele é em si mesmo; precisamos apenas captar na Sua Palavra um pouco do esplendor da Sua criação para entender esse confuso discurso acerca do mundo... Só que infelizmente, a falta de fé bíblica em muitos cristãos tem sido evidenciada diariamente...

Pois está faltando a fé em muitos acerca da bíblia. A maioria está incapaz de ter uma boa dose de bom senso para aceitá-la e sem bom senso, não tem como contrabalançar o trabalho missionário e alcançar sucesso na obra evangelística constada nela.

Como capelão e terapeuta cristão, não tem sido fácil entender certos cristãos que até querem ter bons sentimentos vindo do poder de Deus, mas não se esquecem das palavras escritas em Jeremias 17:9, que nos diz: O coração do homem é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável.  Afinal, quem seria capaz de nos compreender?

Pessoalmente não curto essa ideia de que podemos tudo em nome de Jesus e considero que a fé não é uma ficção e não quero ter liberdade poética para usá-la, e tão pouco padronizar as ações de Deus aleatoriamente.

Sou um cristão bíblico e não quero ter outros deuses diante de mim, pois sei que está escrito que não pode ... e o mais importante, reconheço através da bíblia que somente Deus é soberano, e ele tem o direito de exigir de mim o que bem quiser...  

Aprendi através da bíblia que há um desígnio de Deus para todos..., mas, parece que poucos consideram que os planos e propósitos Dele estão descritos lá. A começar pelo Seu nome... onde lamentavelmente, vemos muitos ditos cristãos usando-o em vão, e isso tem revelado ao mundo, o quanto os nossos corações estão infrutíferos e cheios de corrupção e desobediência com Sua Palavra... sendo que nela, Deus nos ensina a termos a responsabilidade de usar Seu nome com reverência e jamais devemos usá-lo futilmente.

Inclusive tem sido muito comum soltamos um “meu Deus do céu”, “pelo amor de Deus” de modo inconsequente. Se realmente querermos em dados momentos, obter o Seu auxilio, não tem problema falar assim, mas se for apenas uma “força de expressão” ou comentário descuidado, aí a coisa muda de história.

Sei que poucos tem conseguido entender suas próprias ações absurdas em nome de Deus, mas quando alguém diz: “sou um cristão”, ele está dizendo que é como Cristo, certo?

Sendo assim, devemos saber que o que nos levará a ir tão longe na fé cristã, é a coerência, a obediência e a certeza bíblica. Gostaria muito que você memorizasse isso! E se pudesse constantemente, ler, estudar, mas, principalmente crer na Bíblia indiscutivelmente, e sobretudo, pedir ao Espirito Santo que mostre o caminho certo. Veja o que ela nos diz:

“Se alguém decidir fazer a vontade de Deus, descobrirá se o meu ensino vem de Deus ou se falo por mim mesmo. ” João 7:17.  

Mas como poderemos frear um comportamento cristão desigual, sem limites e acabar com a crueldade que muitos cometem ou sofrem no nome de Deus?

Simplesmente reconhecendo o amor de Jesus Cristo por nós. A bíblia diz que Ele é o único que nos possibilita dirigir-se ao Nosso Deus e Pai, e aproximar dele sem pavor. Não esqueça que esse entendimento vem das escrituras e nos é revelada pelo Espirito Santo.

O que quero dizer é que devido aos maus comportamentos perturbadores de cristãos autodenominados, e seus líderes loucos, sempre somos confrontados, envergonhados e humilhados... não por causa de Cristo como muitos dizem ser, mas pela ocorrência do abuso da Graça no mais alto nível de distorção da Palavra.

Vejo tantas opiniões e críticas ao comportamento errado que muitos ao passo de se querer se defender usam como escudo: ‘Não toqueis os meus ungidos, e aos meus profetas não façais mal’. Ao seu próprio equilíbrio e discernimento humano, o cristão carnal acaba correndo o risco de limitar o poder e a presença do Espírito Santo e fazendo isso, ignora Êxodo 20:7 :“Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão”.

Se possível não seja um cristão:

- Que no modo de falar, estão cheios de palavras vãs ou chocarrices Ef 5.3, 4…, e frases irreverentes no nome santo de Deus.

- Que professa e canta para os outros, mas não vive a verdade porque estão cheios de hipocrisia (Is 48.1) que chama pelo nome de Deus, mas não vive sinceramente na presença de Deus.

- Que usa em vão o nome de Deus quando dizendo que Ele castiga na educação dos filhos como uma falsa imagem de um espantalho, ou ainda: “Deus está te vendo! Deus vai te castigar! Como abusos para causar feridas nas pessoas.  A imagem de Deus é curadora e transformadora e não numa imagem ameaçadora, vingativa....

- Que usa para manipular como se o nome de Deus fosse um nome político, religioso, filosófico, artístico...

- Que usa o famoso jargão: “Deus me falou”! Em contrariedade a bíblia...


- Que usa o nome de Deus ou de Jesus Cristo como obscenidades – ou como expressões convenientes de raiva, frustração ou medo ou se esqueceu da real majestade, santidade e maravilha de Deus?

fotos

tom caet