21/04/2017

O crente Simão



Quem não tem o Espírito de Cristo não é dele (Rm 8:9).

Existia um mago na cidade de Samaria, que pasmava as pessoas com suas artes mágicas. E o povo a respeito dele dizia: “Este homem é o Poder de Deus, que pode ser chamado Grande. ” Por causa do ministério de Filipe, esse mago de nome Simão “se tornou crente” e foi batizado.

Mais tarde, esse Simão logo após os crentes receberem o Espírito Santo em resultado da imposição das mãos pelos apóstolos Pedro e João, demonstrou uma motivação muito errada: ofereceu dinheiro para obter a autoridade necessária a fim de que aqueles em quem pusesse as mãos recebessem o mesmo Espírito. Mas Pedro o censurou fortemente, dizendo que o coração dele não era reto à vista de Deus, e exortou-o a arrepender-se e a orar por perdão. Em resposta, Simão pediu que estes apóstolos fizessem súplica a Deus a favor dele. — At 8:9-24.

 A questão é a seguinte: sempre vemos o caso de Simão – o mago, comparado com alguém que entrou na “igreja” terrena, mas não entrou no corpo de Cristo. Certamente essa é uma conclusão baseada em evidência e não deveria ser adotada aleatoriamente como muitos tem feito...

E não devemos fazer acréscimos à Palavra de Deus acerca de algo não mencionado especificadamente na bíblia... Não há o porquê de exteriorizar os nossos achismos acerca de quem vai se salvar ou não... porque Deus é o único que sonda o íntimo de cada um e julgará a todos na medida certa.

Se olharmos para os relatos do ministério do Senhor Jesus na terra, encontraremos em diversas ocasiões, Ele curando as pessoas, restaurando a visão aos cegos, ressuscitando os mortos, entre outros milagres, no entanto, se buscarmos atentamente os relatos de conversão deles, não há nenhuma menção que a salvação individual foi obtida após esses milagres. 

Apesar de vermos muitos líderes religiosamente insistirem em espiritualizar e dizer que os tais foram “convertidos” foram ou serão salvos... em certos casos, é até positivo!

Mas acho muito arriscado afirmar isso, vendo como certos cristãos vivem em comunhão ou amizades com o mundão. Imediatamente devemos ficar desconfiado, mas não estou dizendo que todo eles sejam falsos ou sejam instrumentos do Diabo. Apenas declaro que como a conversão de Simão, o mago, não foi real, há muitos que apenas professam crença, ou seja, aceitaram o cristianismo, sem nunca terem se convertidos em Jesus. O que estou dizendo é que pelos seus frutos os conhecereis. Pensa comigo!

Eles têm a audácia de achar que se apresentarão diante de Jesus no juízo, avacalhando o evangelho; vivendo em adultério, sendo incrédulo, abominável, homicida, prostituindo, fazendo feitiçarias, e idolatrando, e sairão salvos mesmo pecando porque Deus é a graça, ok”, mas não estaríamos desconsiderando Apocalipse 21:8 que diz que a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte?

Talvez você não queira perceber que além da graça, Deus também é justo. Portanto, a justiça dele alcançará esses que se dizem convertidos, mas vivem demonstrando desrespeito para com Ele com atitudes mundanas quanto à sua "adoração". Ou você acha que Deus aceita as nossas desculpas para adora-lo de forma relaxada, descontraída e com atitude totalmente mundana?

Conforme 2ª Pedro 3:9: Deus é longânime e não quer que ninguém se perca, contanto que todos venham a arrepender-se.  Mas se caímos na fé, rejeitamos a graça salvadora de Deus, certamente somos reprovados. E fazer parte de determinada etnia religiosa não garante a Salvação se a pessoa não crer em Jesus como único Salvador. Aliás, a própria experiência nos ensina essa verdade: muitos autênticos cristãos acabam olhando para trás e caem na fé. Por isso Pedro escreveu: 

"Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se lhes o último estado pior do que o primeiro. Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado. Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vómito, e a porca lavada ao espojadouro de lama". (2 Pe 2:20-22) 

Em outras palavras, Cuidado para não cair nessa cilada de querer se aproximar de Deus para os seus próprios benefícios. Ele não enviou em vão o seu próprio Filho, que veio na forma da nossa natureza a fim de acabar com o pecado. Deus fez isso para que os seus propósitos pudessem ser completamente cumpridos por nós, e vivermos de acordo com o Espírito Santo e não de acordo com a natureza humana. Portanto, se estou morto com Cristo para o pecado e já não sou eu quem vivo, mas Cristo vive em mim. E aí, você é joio falso ou um trigo genuíno?


fotos

tom caet