30/05/2017

burrice!




     Hoje, com ou sem educação temos a faca e o queijo na mão para criar qualquer coisa, inclusive uma nova cultura linguística para nossos tempos. Gramaticalmente estamos beirando o insuportável, e há um nível de mediocridade muito grande entre os educadores, que permitiu certo preconceito linguístico no nosso meio social onde por exemplo, já não se contrata ou se aprova alguém só porque ele não tem bom desempenho em um ditado.

Realmente o nível de escolaridade e a forma através da qual uma pessoa se expressa muitas vezes é irrelevante frente ao conteúdo que pode agregar a uma discussão. Se ela conseguiu fazer com que os outros a entendessem, ótimo, fez-se a comunicação, mas, e quando não...?

Com o advento da internet temos podido descobrir o grau de analfabetismo das pessoas e o quanto elas se vangloriam por serem ignorantes nela... a maioria rasgam a gramática e fazem dos professores e alunos, uns otários, pois muitos deles perdem no mínimo dez anos dedicados nas salas de aula ao estudo e ensino da língua portuguesa de forma correta para a pessoa chegar a escrever do jeito errado nas redes sociais...

 Na internet, muita gente em vez de escrever a sua riqueza de conhecimento e informação prefere escrever seus erros gritantes de gramática e entendimento, mas isso não é intencional, não mesmo, isso é burrice mesmo!  E não saber escrever certo, não nos dá o direito de escrever errado alegando ser uma nova linguagem. Isso não é desculpa!

Enfim, não vou ser politicamente correto aqui, mas o domínio da norma culta que, convenhamos, é um porre, ainda é uma condição prioritária para a participação nas discussões sobre o destino do mundo.... Também discordo dessa forma fantasiosa de escrever errado, pessoalmente prefiro a linguagem mais "simples", e devemos ter ao menos a consciência, ou seja, saber que estamos escrevendo errado, e não ficar abreviando as palavras por preguiça, além de ser inadmissível - vias de regras-, isso faz arder os olhos infelizmente. Se continuar assim, em breve não se precisará de professores de português nas escolas e o governo certamente baixará o custo com educação certamente...

Então, seria o advento da internet, e a liberdade de expressão em si a representação da ruptura gramatical?

Creio que 99% das pessoas acham esse lance de formalidade escrita muito complicado e no Brasil verdadeiro, isso tudo é muito triste, já que a nossa taxa de analfabetismo é absurda..., porém, a internet não é a única culpada por problemas educacionais ultimamente, mas através dela vemos o quanto as pessoas falam errado e o quanto elas se importam realmente em se expressar ou escrever sem erros o português.

Falar correto é fazer parte da construção de uma cultura colaborativa, visceral e orgânica que nasce no dia a dia, mas nenhuma regra formal de gramática ou concordância pode competir com esse cenário “internético”, e sua linguagem desleixada. 

Portanto, escrever certo não se trata de ser mais ou menos inteligente, se trata, simplesmente, de flexibilizar o entendimento! Não importa quem sabe a conjugação correta de um verbo qualquer, ou evita a linguagem absurda que muitas pessoas (até universitários) utilizam. O que vale mesmo é perceber perfeitamente a diferença entre um erro proposital ou irônico de um erro cometido por pura ignorância e desleixo.

O perigoso talvez seria legitimar os barbarismos sob a alegação de ter liberdade de expressão e dizer que o que importa é a mensagem ser transmitida, só que isso fomenta o comodismo aos erros grotescos de ortografia, de pontuação e interpretação... o que para a boa compreensão da mensagem fica difícil. E não se pode deixar de lamentar esse tipo de coisa.


Então já que temos a "liberdade" de escrever como bem quisermos... devemos escrever correto e prezar por uma escrita mais clara sempre, até como ferramenta de consolidação do bom português. Não é segredo que quem tem o hábito de ler e escrever melhora tal aptidão... mas se você tem o hábito de ler e escrever em uma linguagem errada, você consolidará as habilidades erradas. Portanto é bom lembrar que é por meio do hábito de ler e escrever corretamente, que se adquire uma boa escrita! 

Um erro ou outro é irrelevante, mas muitos erros ou erros básicos demonstra falta de educação básica, também não custa nada jogar no google uma expressão que não conheça ou esteja inseguro para corrigir quaisquer erros e deixar o texto confortável para quem lê.

E isso é só um alerta!

fotos

tom caet