01/05/2017

O “Fim” dos templos I.




Poderíamos citar muitos versículos sobre esse assunto, mas há um que é muito conhecido, mas pouco entendido, quando Deus faz a seguinte pergunta: “Que casa me edificareis vós? ” Você já pensou em respondê-la?

Em relação a esta pergunta, digo que ninguém pode edificar uma casa física para Deus morar. Tanto no antigo ou no novo testamento, teria sido mentirosa a fala de Paulo, Salomão, Estevão, Barnabé, Natã e tantos outros, ao dizer que o Criador não habita em templos feitos por mão de Homens? (Atos 17:24-25)
Ou teria Jesus mentido em dizer que não tem nem onde reclinar a cabeça, sendo que esses incontáveis templos não são a casa dele? (Mateus 8:20), (Atos 7:48)

Lembrando que Já houve quem pensasse que isso fosse possível no intuito de agradar a Deus. Falo de Salomão, que apesar de toda a sua sabedoria, como Davi, seu pai, imaginava poder edificar uma casa para Deus. (II Cr 6). Certamente, Isso ocorreu porque, eles não tinham consciência e a visão que temos hoje do verdadeiro significado da casa de Deus. 
  
Para os verdadeiros cristãos a morada de Deus é o coração daquele que crê em Jesus Cristo. Os verdadeiros adoradores do Pai não necessitam de um templo suntuoso, pois Deus pode ser adorado na igreja do coração de cada crente (Jo 4:23), pois o próprio Jesus disse: “se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada” (Jo 14:23).

Espero que todos percebam que conhecer e ensinar a vontade de Deus é mais importante que divulgar uma opinião teologicamente pessoal entre quatro paredes. Não sei se vocês sabem, Jesus nos alerta através da bíblia, que nem todos o que o chamam de senhor, entrará no reino dos céus, mas apenas aquele que faz a sua vontade. (Mt. 7).

Felizmente, na Bíblia, a fonte de todo conhecimento da vontade de Deus, está confirmado que boa parte dos ditos cristãos são idolatras e ignorantes em relação aos templos e nos alerta acerca deles. Mas, devo lembrá-lo também que os erros de uns não justificam os outros, tanto uns como os outros podem conhecer a verdade através da oração, estudo das escrituras mesmo frequentando um determinado lugar. Mas isso não significa necessariamente, um motivo para torna-los idolatras, falsos, brigões por poderes eclesiástico como são hoje...

Em relação a salvação pessoal, não generalizemos, pois dentro de cada denominação e fora delas devem existir os eleitos do Senhor Deus e cabe a cada um examinar a sí mesmo para ver se realmente Deus habita em sí, até porque cada um dará conta a Deus. 1 Coríntios 6; 19 Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?

Em relação a bíblia, poucos cristãos têm aceitado e a compreendido por falta de humildade e bom senso para aprender, ter conhecimento gramatical (ler, interpretar) ... infelizmente o analfabetismo, este triste erro do povo, em geral, é confirmado claramente em Oseias 4;6; que o povo padece por falta de conhecimento. Porque tu sacerdote (pastor, padre) rejeitaste a minha aliança. Nesse caso, ai dos líderes, pois ao lermos a frase completa, ficou bem claro de que lado, estes tais homens estão quando pregam sem conhecimento secular...

Agora, em relação a Jesus Cristo, o da Bíblia, se ele estiver em nós, podemos garantir que somos participantes de sua casa e se Ele permanecer em nós é evidente que se agradou de fazer em nós, morada. Inclusive Paulo tinha essa convicção e nos aconselhou a sentir o mesmo. Por outro lado, se chegarmos à conclusão de que o Senhor não está em nós ainda, talvez haja tempo para O buscarmos. Para tanto, precisamos afirmar para todo mundo que somos o templo de Deus, mas dizer isso não será interessante para as denominações cristãs, pois o povo ao conhecer a verdade e vive-la, as instituições financeiras ficarão vazias; e templos vazios não darão lucros aos seus líderes!

Também não precisamos de religião denominada, necessitamos da verdade: A verdade que liberta que é Jesus, e dar ouvidos ao Seu Evangelho; E principalmente devemos sair dos versículos sem isolados para impor confusão e começar a pensar por nós mesmos, ou seja, estuda-lo sem influência tendenciosa dos teólogos.

Infelizmente ao contrário do que dizem, a teologia remove a habilidade das pessoas de pensarem por si mesmas. Os teólogos tem o costume de fazer com que todos desacreditem e questionem o Espirito Santo e transformam em dogmas, seguir  pensamentos filosóficos criados por homens como critério para salvação.  Como está escrito, Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; nem tampouco é servido por mãos humanas, como se necessitasse de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas. (Atos 17:24-25).

Portanto, devemos trabalhar, e anunciar o evangelho seguindo o exemplo de Jesus e dos discípulos, e é obrigação de cada um de nós não pagar para os outros fazerem isso em nosso lugar... Se você já tem a palavra de Deus em mãos, basta abrir e ler. A revelação do Espírito é sempre uma reafirmação do que está no Evangelho para você, e não a invencionice descarada como fazem por aí nos templos.... Tudo que for além do que foi anunciado; que vai além do que Jesus ensinou deve ser descartado. Ainda que chova sinais, prodígios e milagres, acautele-se.... Simples assim!

E se mesmo assim você quiser reunir-se (congregar), faça-a também em casa, entre amigos, nas praças, em locais públicos, mas faça com espontaneidade, sem pedir dinheiro, tudo de graça, pois de graça recebeste de graça dê. Devemos ser guiados até alcançarmos entendimento de unidade de fé, e conhecermos a obra do Filho de Deus conforme o Evangelho para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.

E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus. Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo. O maior dentre vós será vosso servo. Mateus 23:9-11


Em Cristo todos devemos em algum momento chegar a maturidade, e absorvermos a Palavra de forma autônoma. E não temos mestres e nem chamamos ninguém de mestre quando estamos na sintonia do Evangelho do Único Mestre. E para quem não sabe, o Evangelho já foi anunciado; está nas Escrituras. Nós só precisamos aceitar o que já foi escrito, e não viver de invencionices proféticas. Uma coisa é certa, se acabar os templos a profissão sacerdotal vai acabar e só vai existir evangelistas itinerantes sem salário como foi Jesus.

fotos

tom caet