24/06/2017

No & Do...



O velho fariseu de sempre

I PARTE

No mundo - Certamente Jesus não ficava debatendo acerca de coisas inúteis, ele não era contra a religião e nem a religiosidade de ninguém. E creio que Ele nunca condenou ninguém por nada, muito pelo contrário, ele amava as pessoas e não rejeitava ninguém que se aproximava dele. Porque Ele veio para salvar os pecadores e não como muitos dizem por aí, para “andar” com prostitutas, mendigos, leprosos, publicanos, fariseus, saduceus, cegos, paralíticos, endemoniados, bêbados, enfim, gente de todo tipo.... Aliás, Jesus caminhava e se reunia com todos e ao mesmo tempo ensinava aos seus seguidores os segredos e as revelações acerca das escrituras sagradas e da sua santidade divina que começava com o próprio Deus. Diz a bíblia que o Pai é Santo, o Filho é Santo, o Espírito é Santo. O que nos faz concluir que para ser santo, não temos que andar e sim nos separar de tal modo que não haja possibilidade de misturar ou contaminar com as coisas do mundo... porque não é o nosso estilo de vida que define qual senhor servimos....

Existem ambientes que é pura questão de senso e não entrar lá ou se estiver nele, devemos sair imediatamente. Acaso estejamos seguindo uma religião, não tem problema ir para onde quisermos, mas a partir do momento em que decidir seguir a Cristo - o verdadeiro, precisaremos repensar as nossas escolhas.

Uma vez que o evangelho é injetado na nossa alma, deve acontecer uma mudança radical. Nossas crenças velhas são abaladas e os nossos pensamentos renovados e os nossos desejos modificados a recusar as futilidades do mundo e aprendemos a frequentar ambientes imundos apenas com propósito de evangelizar.... Até aí tudo iria bem, se os crentes atuais não curtissem todas as imundícies terrenas considerando que o amor de Deus está com eles e isso basta..., entretanto com eles devemos fazer como o pai do filho pródigo fez: quer ir? Vai!

A ideia dessa permissiva forma de ensinar alguém que está no caminho errado, é fazê-lo experimentar as dores desse mesmo caminho até que caia em si mesmo, se arrependa e volte... A bíblia não nos orienta a tirar o Cristão do mundo, mas tirar o mundo de dentro dele. Já aos perdidos do entendimento de Cristo, devemos sabiamente tirá-los da boca do leão opressor mostrando que o que nos diferencia no mundo, é fazer exatamente o contrário do que ele faz.

Na fé, percebemos que cada um se alimenta do que deseja e não adianta falar da hipocrisia deles somente -  porque esse povo vai conversar também com Deus, aliás a graça Dele não foi de graça para ninguém, e Jesus nos cobra todo o tempo uma renúncia... e quem ama o mundo e o que nele há não é amigo de Deus e ponto final. Porque a transformação do nosso caráter cristão se dá diariamente. Há quem lute contra imoralidade, outros contra a ganância, pessimismo, preocupação e assim por diante. Porém, Tiago 3 tem nos mostrado uma área que todos nós precisamos vigiar, ou seja, facilmente podemos estar enganados no modo de bendizer o outro.

Então sem essa de comparar com quem nunca pecou... ou que atire a primeira pedra... ou não julgue... isso não cola mais! E tão pouco use seu ponto de vista bíblico para falar, defender ou atacar o próximo...  Eu sei que não devemos julgar um fraco na fé, mas podemos dar uma palavra para sua reflexão e educa-lo não a uma cultura pop, mas a um novo nascimento... Inclusive, temos podido ver claramente o caráter dos que dizem pertencer ao “reino” de Deus na terra e como vivem o evangelho...

É que bom saibamos que nem todos são burros e cegos.... e que há quem tenha a atitude de Cristo, sem estereótipos, manias, costumes e etc. do mundo.  Diferente do religioso, esse confuso, contendedor, mau, idolatra, invejoso que fala demais.

Em suma, que cada um tem sua consciência e a palavra de Deus diz: se teu coração te condena não faz mas se teu coração não te condena faça...

II PARTE

Do mundo, não recebemos nada sério espiritualmente e recomendo que cada um avalie sua fé e depois siga a sua própria vida, independente se o lugar que vai, seja ou não um bom lugar para outros. Ou será que Jesus perdia tempo com pessoas que não queriam nada com ele?

Tentem imaginar a cena de Jesus dentro de um bar, apenas conversando na mesa cheia de bebidas alcoólicas com as pessoas de lá... ou nas esquinas em um bate papo tranquilo com as prostitutas, tatuados, cabeludos ou fumadores de maconha... e Ele num show de música profana, agressiva e imoral com a galera! Será que Jesus faria isso?

Se a resposta for sim, provavelmente ele faria para evangelizar de alguma forma... e se a resposta for não, ele não faria para não escandalizar o Evangelho...  Portanto, independente da resposta, não dá para ir e fazer apologia de que está tudo bem biblicamente ou simplesmente dizer que não tem nada haver espiritualmente... quando não se tem entendimento, discernimento espiritual não se deve confiar nos seres humanos, mas em Deus, que sonda os corações!

Como fomos aprovados de Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações, conforme 1 Tessalonicenses 2:4,

O sangue de Cristo derramado foi para nos tornar aceitáveis diante de Deus, adotáveis e não a essa vida licenciosa e irreverente na terra. E Deus não é um velho bobo que se adapta aos caprichos dos filhinhos bobinhos e muito menos Jesus é aquele irmão mais velho "antenado" com a galera. Também não devemos ser tolos pensando que podemos resistir ao pecado. Devemos resistir ao diabo, mas do pecado nós devemos fugir o mais rápido possível. Fugi da prostituição! 1 Co_6:18. Afinal, a nossa fé não é para atrair os jovens, desviados, incrédulos com uma voz afinada, um visual moderno, ou um discursinho politicamente correto... Jesus no discurso não é um hippie bonzinho... Ele é justo e fala duro sabiamente quando andamos errados, e com Deus, no 1°testamento a bíblia teve um começo de guerra, mas a mensagem final veio no 2° testamento revestido de amor e paz com Jesus....

Nunca tivemos uma sociedade tão patrulhado pela ditadura dos olhos virtuais, e da total inversão de valores que obrigam a todos a serem hipócritas entre si.  Que tal você e eu acabarmos com esse negócio de maquiar se verdade?

Vamos parar de fingir que não vemos certos cristãos escancaradamente idolatrando, amando mais o que eles são, seus egos e necessidades para depois engolir o que Jesus tem de primeiro - o Evangelho -  para começar o Reino de Deus em nossas vidas... Jesus diz disse no Sermão da Montanha que bem-aventurados são os pobres de espírito, os que choram, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os limpos de coração, os pacificadores e os que são perseguidos, porque deles é o reino dos céus, eles serão consolados, herdarão a terra, serão fartos, alcançarão misericórdia, verão a Deus e serão chamados filhos de Deus.

Pouco me interessa o que pode ou não pode fazer no mundão, o que não devo é deixar de anunciar o evangelho. Mas o que me preocupa é esta postura moderna dos crentes fakes, virar rotineira e se esquecerem que estão no terreno do inimigo para lutar e não para alegrar-se com eles. E hoje, quem se intitula conhecedor biblicamente de alguma coisa, no fundo sabe que isso não quer dizer nada! Fiquem na Paz. 



fotos

tom caet