14/06/2017

o que é felicidade.


Absolutamente tudo, tudo o que a gente faz na vida é para ser feliz; fugir da dor, conquistar bens materiais, buscar prazer..., mas isso tudo é ego.

Porque para ser feliz não precisamos de uma doutrina religiosa ou orientação técnica na qual precisemos seguir para alcançar. Na realidade, o que precisamos é expressar a paz que sentimos.  Temos que estar em paz consigo mesmo e verdadeiramente, isso requer de nós uma grande dose de paciência para descobrir quais os caminhos e limites que nos levam a fazer coisas estimáveis.  

Vejo a maioria das pessoas afirmando que a felicidade delas é derivada das coisas cumulativas tipo: dinheiro, família, religião, moradia, status e de outras coisas .... Inclusive, há muita gente usando todo o seu tempo e esforço à procura dessas medidas de felicidade.  Só que poucos entendem que para ser feliz, temos que discernir o que é realmente necessário em nossa vida e estar disposto a abdicar das coisas desnecessárias.

Porque a felicidade vem de cada momento, aleatoriamente. Ela vem durante o nosso crescimento espiritual e aprendizagem educacional com as várias experiências e situações que se cruzam durante todo o tempo e por toda a nossa vida. 

Alguns especialistas dizem que a Felicidade é apenas um estado emocional. Emoção que se expressa fundamentada no amor, na gratidão, no perdão, no otimismo... por outro lado, há outras expressões emocionais baseadas no medo, frustração, tristeza, melancolia, desamparo que causam infelicidade. E quando negamos a capacidade de direcionar a nossa emoção a contrariedade, a felicidade se torna indescritível. E independente de qualquer ideia, uma coisa é certa: felicidade não é impossível de alcançar, o difícil é mantê-la em várias circunstancias...

Os analistas, sabem da dificuldade de adesão à visão de felicidade do mundo predominante, com isso, não parte deles a condução de alguém a um porto seguro simplesmente... o que podem fazer é preparar alguém para tomar as decisões certas em busca da própria felicidade. É um desafio difícil e todos precisamos estar atentos para saber o que queremos realmente conquistar para ser felizes. A questão é saber se a felicidade realmente vale todo esse esforço.

Sabendo que as nossas emoções mudam de momento para momento, ao entendermos e dominarmos as normas e critérios emocionais, no momento certo expressaremos a felicidade sem a necessidade de sentir medo de alguma coisa. Lembrem-se que você pode transformar suas emoções em torno de alguma coisa boa ou ruim, e pode mudar a imagem de infeliz para feliz. Deste modo, a felicidade é uma posição subjetiva que implica em:

Primeiro lugar, aceitar a nossa condição humana, pois não há na terra uma preparação possível para a felicidade. Cabe ao ser humano aceitar ser feliz por tempo suficiente. O grande segredo talvez seja agir sem se abater e ser capaz de estar fundamentado em ações e lições de felicidade e estar preparado em todo tempo para as infelicidades.

Em segundo lugar, não queira estar preparado todo o tempo, isso faz com que a pessoa deixe de adquirir um conjunto de conhecimentos involuntários do tipo que permite escolher um ponto de vista diferente. E estar preparado não garante a ninguém uma experiência feliz, nem dá capacidade de tomar as decisões certas em tempos infelizes. Nesse caso, considere a possibilidade de construir outros momentos ao invés de ficar esperando o que você está fazendo de errado com sua emoção. Pare um momento e pense: até quando você vai ficar jogando a sua felicidade para o futuro sendo que você está no presente?

Enfim, uma pessoa que apenas permanece como observador da realidade, ela acaba a enganar a si mesmo. Indico que ela exercite a felicidade, mas sem julgamentos, sem nomear nada como bonito ou feio, certo ou errado, bom ou ruim. Assim, ela vai perceber que os pensamentos além de serem reflexo da realidade, são aleatórios e só sobrevivem por causa do tempo. 

Porque tempo é uma projeção divina onde aprendemos a melhorar tudo ao nosso redor e é pelo tempo que somos educados a fazer o possível para viver a felicidade em todo momento... lembrando que “ser educado" implica em atos de paz, amor e honestidade, seja agora, amanhã ou no passado. Porque tudo está perfeito.  Vai lá ser feliz independente de tudo!



fotos

tom caet