05/10/2017

A melhor escola da vida é o nosso Lar.




Como seres humanos cometemos muitos erros e quase nunca pedimos perdão pela nossa desobediência... e mesmo sendo pessoas imperfeitas, Deus nos abençoa através da nossa família. Por isso temos que permanecer unidos mesmo sendo membros com pontos de vista diferentes uns dos outros.  De acordo com o seu coração, a família é constituída pelo amor fiel, de acolhida, de abrigo... 

Certamente Ele nos chama a amá-Lo nela, não porque nos quer como num ato egoísta, mas porque sabe que temos um fim... sendo, portanto, a nossa família o lugar onde os valores dele são forjados em cada um de nós dia a dia. É o lugar onde os nossos sentimentos são moldados, e ainda experimentamos as maiores angústias e as melhores alegrias...  

Em relação a convivência, pode haver momentos em que algumas coisas ficam meio desajustadas, é que as vezes temos paciência com os estranhos e outras vezes perdemos a paciência com os nossos entes, mas no fundo nos amamos... porque são com eles que encontramos amparo. É com eles que podemos secar as lágrimas e receber afago na alma. 

E os nossos familiares são o nosso porto seguro e aprendizado. É claro que a salvação é individual, e a fé e a escolha com suas consequências, também, mas a família age com a função educadora e regeneradora espiritual muito importante no processo de aperfeiçoamento da personalidade, e ainda contribui para a formação moral e caráter quando criança, objetivando prepará-la para os infortúnios... Pois com a nossa família unida, podemos lutar juntos contra o que der e vier e ao conquistar um objetivo qualquer, não importa onde você esteja, sempre poderemos obter um caloroso carinho dela.


E por fim, aos pais foi confiada a tarefa de cuidar e reunir a família em torno da Palavra e do Pão, para que façam vir à tona os talentos e dons que foram concedidos a uns e outros para que procurem ajudar os abandonados e desesperançados e coloquem em seus corações um desejo de serem felizes. Apesar de muitos afirmarem que a família é o nosso maior tesouro (conjunto de riquezas materiais), prefiro afirmar que ela é a melhor herança de Deus na terra (herdar, adquirir algo por sucessão) para o homem, que  só será verdadeiramente livre e feliz quando estiver com seu verdadeiro e único bem protegido: a sua família.

fotos

tom caet