11/10/2017

Tolo e insensato


Convivemos com pessoas que sabem que não são nada... cuja história de vida é caracterizada por derrotas, fracassos, insucessos, frustrações e muitas confusões; são falidas materialmente por não saberem administrar suas finanças. Alguns são condicionadas a viverem como intermináveis pedintes; outras vivem a dar golpes ou mendigam coisas emprestadas. Moralmente são desacreditadas, socialmente indesejadas, profissionalmente desqualificadas, além de serem medíocres e incompetentes. E a maioria são classificadas por seus desequilíbrios emocionais... enfim, são  tolas e insensatas. Mas o que a Bíblia diz a respeito delas?

No livro de Provérbios existem 31 capítulos de fundamentais conselhos para cada momento da nossa vida... num deles, Prov. 18:7 diz que nada mais é a constatação do tolo... Ele se atrapalha com sua própria incoerência. Só não percebe quem é mais tolo ainda e quer se deixar. Provérbios 10:10 – A boca do insensato o leva à ruína... Versículo 14 – A boca do insensato é uma destruição iminente...Versículo 18 – O insensato espalha a calúnia... Versículo 23 – O tolo encontra prazer na má conduta... Provérbios capítulo 12:18 – As palavras do insensato ferem como espada... Provérbios capítulo 14: O conselho para todos que são alvo das investidas maldosas e caluniadoras de pessoas parvas, tolas, com características semelhantes a estas, é: insensatos e tolos não merecem crédito nem resposta. Versículo 24 – A insensatez dos tolos produz apenas insensatez. Versículo 16 – O tolo é impetuoso e irresponsável. Provérbios capitulo 18: 7 – A conversa do tolo é a sua desgraça, e seus lábios são uma armadilha para a sua alma.

Assim sendo, biblicamente, “não devemos lançar pérolas a porcos”. Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem. (Mateus 7:6)

Nesse caso, tanto os insensatos quanto os tolos, não merecem respostas e nem a atenção do nosso precioso tempo, porque os mesmos não têm nada para perder. Então a melhor maneira de tratarmos as mentiras espalhadas por esses inconsequentes e irresponsáveis, caluniadores, é não lhes dar valor, pois, pessoas destas espécies não têm nada a perder.

Uns até gostam de usar as coisas divinas e demonstram seguir algum propósito visualizando a sujeição à vontade do Senhor – alegam ser o seu maior prazer, mas certamente não aceitam que das coisas de Deus não basta só gostar... e sim fazer a sua vontade e andar segundo Seu Espírito e ensinamento da verdade e não segundo a carne; devemos abominar o extremismo religioso, ser cauteloso com a “liberdade”. Procurar viver de forma a agradar àquele que nos alistou. Ouvir quando o chamar e não hesitar em atendê-lo. Ser feliz e prezar um bom relacionamento fraternal. Amar aos que amam o Senhor e interceder pelos que O e nos aborrecem.








fotos

tom caet