16/10/2017

Génesis 2:15

Síntese da Minha Caminhada Espiritual


Há tempos vivo a partilhar com outros as minhas experiências de capelania, ora escrevendo, ora aconselhando ou palestrando sobre uma vivência espiritual fora da Matrix Religiosa. Tomando muito cuidado, pois de nada adianta me "libertar" da religião e continuar fanático como os que leem a bíblia, mas são intolerantes e insensatos como os que não leem.

Pessoalmente não creio em “quem” tem uma superioridade espiritual sem base racional e tolerância. Também não creio num fanatismo antirreligioso igual temos visto claramente por aí.

Assim, se quisermos ser verdadeiramente salvos, espiritual e mentalmente, não temos que acabar com o destrutivo 'consumismo', mas sim, com o “amigo fiel ", falo do ‘materialismo', no qual corrompe as nossas almas inclusive emoções; sentidos, com ilusões, pois é para alimentar estes 'monstros' do consumo excessivo que se dá a dependência, escravidão...

De modo Racional, sei que não há como salvar esse mundo, ainda que a humanidade abdique da obtenção de poder de destruição e controle econômico sobre os demais, seja criação ou criatura.... Inclusive, este domínio diabólico do Homem (666), apesar de ser bíblico, não é aparentemente de Ordem Divina, mas sim de cumprimento da desordem e desgoverno humano.

Já de modo Espiritual, digo que para salvarmos o homem da ignorância, precisamos redescobrir quem somos, de onde vimos e reconhecer para onde vamos além deste Mundo. Estando nele, nunca seremos perfeitos, mas quando estamos num relacionamento verdadeiro com Deus, em Cristo, os nossos pecados são abonados... ainda que as pessoas não gostem de ouvir o que eu digo ou não queiram saber.... Assim mesmo, direi!  Porque a verdade espiritual é como um remédio amargo ou como uma injeção que acalma a dor... é necessário! Só peço uma coisa:  Não creia no que eu digo sem antes consultar a Deus e conferir na bíblia... quero deixar claro aqui que jamais mudarei à minha maneira de ser, pensar mascarando o que não pode ser mascarado para agradar, proteger. E não me peçam para ser hipócrita....  Infelizmente, ainda não descobri uma maneira mais dócil para dizer o que acredito na bíblia... falta-me mansidão para expô-la... mas lembre-se que ela foi inspirada nos pensamentos dos homens e isso nos dá o direito de interpretar erroneamente.

Sabendo disso, como cristão, de certo modo, nunca vivi como alguém que preferia lê-la ou segui-la com tendências sentimentais ou preferência/opção, 'identidade/alternativa racional…. Tão pouco religiosamente, apesar de ter atuado profundamente no protestantismo evangélico por alguns anos, mas sempre preferi uma espiritualidade mais centrada nos ensinos missionários de Jesus. Também nunca vivi em nome de uma necessidade de afirmação do 'Eu sou.…'. E sempre discordei da tal 'identidade” divina dos ditos homens espirituais e suas patentes nas igrejas. E isto me acontece porque muito me importa querer saber acerca do meu verdadeiro “eu” espiritual – algo que tenho ou escolhi ter com Deus... livremente. É melhor do que querer salvar o mundo da aflição como muitos... embora reconheça que realmente a religião causa trauma, medo e opressão neles. E aos demais céticos que dizem que os textos bíblicos são desconexos, onde ao mesmo tempo que Deus é paz e amor, é um assassino cruel, confirmo que sem o discernimento espiritual, tudo, tudo é muito louco.

E foi baseado nesse entendimento que me tornei um dissidente da dita “religião cristã". Hoje tenho uma atitude totalmente ‘desprotocolada’, principalmente a cristandade ou qualquer sistema religioso, além do sistema filosófico-político (no meu caso o cristianismo). Também não adoto esse “evangelho” oportunista atual, que se baseia na troca, ou que negocia a salvação... esse não é o evangelho pregado por Jesus – que prega um relacionamento íntimo com Deus, que nos criou; e prega um relacionamento com Ele, que nos ama ainda que tenhamos as fraquezas da carne...

Resumindo, na fé nunca andei atrás das coisas de bens ou de poder; nem creio que o real bem-estar na terra esteja no que se obtém desde dinheiro, ouro e pedras preciosas, ou nas demais futilidades pelas quais os olhos brilham. Pelo contrário, precisamos evitar a 'normalidade'; e o 'naturalismo' das coisas e parar com o 'crédito' humano, do tipo uns para com os outros e todos para com o Mundo pois todos estamos em débito com Deus. E para finalizar, só O Amor dele poderá nos fazer reconhecer na terra o Sagrado Valor que a sua eterna Natureza propõe a cada criatura humana: que é educar a todos nós de forma a nos tornar capazes de executar o seu mandato Divino de cuidar do Mundo e não salvar! 

"...e tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar." Génesis 2:15


fotos

tom caet