14/02/2018

Cara pálida!





Certa vez, um velho chefe indígena se converteu a Cristo. E dois de seus irmãos "caras pálidas" foram visitá-lo e um deles perguntou como estava indo sua vida espiritual. O velho chefe respondeu que era como se ele tivesse dois cachorros vivendo dentro dele — um branco e um preto e eles brigavam constantemente! Após conversarem um pouco, um daqueles homens perguntou: 'Afinal, quem ganha essa luta?' A resposta do chefe foi a seguinte:  


Aquele que eu alimento mais.


Talvez você já tenha ouvido essa ilustração simples, mas repare que ela nos dá uma ideia clara da luta diária dentro de nós. No entanto, há muitos que preferem festejar comendo as bolotas que os porcos comem, alimentando a natureza humana sem examinar a Palavra de Deus. Neste caso, não podemos esperar muito progresso na vida espiritual.  Mas como terapeuta, reconheço que o dito popular que diz que tudo tem sempre um fundo de verdade, se espalhou no inconsciente das pessoas. Mas antes que vocês me digam que quem não tiver pecado que atire a primeira pedra, digo que Peco muito, mas não vou discordar do evangelho para agradar religioso, muito pelo contrário, concordarei sempre com ele. A questão é como concordar com quem tem o chamado para a salvação em Cristo, não o aceita; quem tem o chamado para a doação, não o faz..... 


Particularmente, não devo acreditar em quem não carrega os temores da graça, porque eu sei o que é revestir as inseguranças na falta de conhecimento, na imoralidade e na religiosidade pregressa. Também sei que a desinformação é um dos fatores que delega poder ao destruidor de nossas almas com suas figuras sedosas de fachada cristã, ora vestido de homens sanguinários, ora travestido de sacerdote, ora falando com a convicção da lei como fundamento, ora vivendo de aparência animista – uma mentira, fracasso surpreendido pela graça. 


Infelizmente, as igrejas atualmente estão formando mitomaníacos, fariseus legalistas e extremistas religiosos. Crentes inchados que parecem educados, limpos e vivos, mas mortos por dentro. 


Certamente nunca dou créditos aos supersticiosos e sempre desconfio dessas empresas religiosas, pois tudo que tem comércio, só os homens ambiciosos, aventureiros e levianos como eles próprio afirmam condenar, os seguem. Nelas tem enganos e a verdade acaba sendo mascarada. 


No campo, a cada momento venho me deparando com uma quantidade de pessoas casadas com as igrejas e não noivas de Cristo, o nosso Senhor. Pessoas hipócritas que não passam de fariseus modernos que duram horas e horas fingindo nos púlpitos, nas ruas; pessoas que vivem fofocando e ostentando online uma imagem de engano, e estão totalmente off-line da fé fidedigna; pessoas que ignoram as orientações, demonstrações bíblicas à ordem de sair de suas zonas de confortos para falar do amor de Jesus mundo afora....  


Em Jo 15:19 Jesus diz que se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.  Nesse caso, Verdadeiramente precisamos começar a entender essa passagem porque não podemos ser religiosos mascarados ao professar a fé em Cristo, apesar de que a maioria até tentam ser decente com as pessoas, alguns respeitam os bons costumes, e outros demonstram amar o próximo, mas poucos tem vergonha na cara de assumir sua carnalidade. Inclusive, sou tido como chato e moralista e muitas delas me tratam mal por lembra-las do evangelho, no entanto entendo a ignorâncias delas..., mas peco quando ironizo, afinal, carnalmente, pelo fato de alguém saber ler e escrever, não significa que saibam entender ou interpretar alguma coisa que digo, quiçá espiritualmente.... contudo, nessa luta, não pretendi ao me tornar um cristão protestante, achar que iria diminuir ou acabar com a distância que eu tinha deles, pelo contrário, vi que foi ficando bem pior a aproximação... 


Para que vocês me entendam melhor, essa luta foi mencionada em Romanos 7:15-25 pelo apóstolo Paulo e é vital para nossa compreensão do problema:


"Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço. E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado."


Resumidamente, acontece que todos nascemos acreditando que podemos ganhar e merecer o céu se participarmos de determinada religião, mas resistimos demais a liberdade da graça de Cristo, das duras palavras da bíblia, principalmente por causa das coisas horríveis que ela revela sobre nós. Apesar de sabermos que o acesso a Jesus está muito mais fácil, muitos tem preferido participar duma muleta terrena chamada “templo” que a séculos mente acerca do evangelho para dar créditos aos seus pastores, padres, sacerdotes - guias cegos, e acaba todos não querendo enxergar que estão viciados em mentir.... sequer querem admitir que estão afastados da Palavra, que estão alienados a teologia, chapados nas manias ritualísticas, tapados no entendimento como estão muitos neste momento, enfim.


Já que como os antigos, esses fariseus modernos não têm por costume a confissão pública de suas práticas ou convicções, ao menos temos visto na internet, as barbaridades vindas deles, principalmente dos que incentivam a apostasia, curtindo coisa mundanas entre elas: Signos, sacrifícios, adivinhações, escárnios... ou seja, coisas que aos olhos do Senhor é abominável, imoral ou indecente, e o pior é que esse mundanismo já entrou na maioria das igrejas. Ainda que questionem isso, saibam que Deus abomina o mundanismo, um exemplo disso está em 1 João 2:15-17 quando o apóstolo bíblico nos admoestou escrevendo:


"Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre."


Ainda hoje estou aprendendo a confiar plenamente e somente em Jesus Cristo, o meu Deus e único salvador.  Peço que você separe um tempo para ler a bíblia e orar fervorosamente para que o Espírito Santo me ilumine, que a minha mente, coração e alma se aqueça com o conhecimento do verdadeiro Evangelho, e somente o verdadeiro Deus encontre a adoração pela fé que enaltece a Ele e não aos homens.  Bem, essa é uma aflição comum, mas não quer dizer que tenhamos que usar como desculpa para nossas más ações e como cristão, tão pouco devemos permitir que o mundanismo continue em nossas vidas, sem serem enfrentadas. E essa luta interior, que Paulo descreve tão bem é para as nossas vidas, e deve ser igual à que experimentamos no dia a dia. 


E o mais importante, Só Jesus sabe o que é melhor para nós, mas nem sempre fazemos o que é melhor para Ele.  Se você nunca colocou sua confiança nele como Salvador, saiba que estamos no fim dos tempos, e para receber o Dom Gratuito da Vida Eterna é agora, e pode ser feito aí, na privacidade do seu quarto em total liberdade e tranquilidade.










fotos

tom caet