22/02/2018

preservar: a ou na vida?







Há muitos neste mundo que por aceitarem Jesus Cristo como salvador, se consideram heróis (onde tudo podem...), no entanto como Senhor de suas vidas, é muito difícil. O evangelho diz que todo aquele que confia em Jesus Cristo recebe de Deus a salvação e a vida eterna .... João 3:15, mas de que maneira temos conservado Jesus em nossas vidas?

Certamente não é como  o Senhor... Acontece que algumas pessoas deixam o medo dominar os seus corações e pensamentos e tristeza e acaba colocando em suas vidas grandes obstáculos, inclusive, uns tem vergonha de ser chamado de cristão; alguns tem medo de não ser mais aceito pelos colegas, e outros acham que Deus irá atrapalhar os seus relacionamentos.

Também há quem defenda a ideia de que é necessário certa tolerância, cuja anseio, se constitui em sofrimento, todavia  quando surge uma ideia clara e distinta a seu próprio respeito, tudo deixa de ser sofrimento, ela se torna resistência... e para entender isso indico aos apreciadores de literatura psicológica em geral, ler o livro o Homem em Busca de um Sentido de Viktor E. Frankl que durante a Segunda Guerra Mundial esteve preso do campo de concentração de Auschwitz. Onde foi torturado, espancado, trabalhou até a beira da morte, sem comida suficiente ou roupas adequadas a gélidas temperaturas. Ele ficou sujeito a vermes, dedos corroídos pela geada e edemas. Diariamente, caíam pessoas mortas ao pé dele - de doença e fome - e outras executadas sem nenhum motivo. Nem sua mãe, pai, irmão e a mulher escaparam, foram todos mortos também..., certamente ele descreve uma existência verdadeiramente horrível da sua vida... e mesmo com tudo, conseguiu considerar que a vida vale a pena preservar.... porém, preservar ela ou que há nela?

Acredito que preservamos algo na vida até o dia que descobrirmos que não somos nada, ainda que insistamos em viver uma vida independente de tudo e de todos. Porém, na vida de um homem, tudo pode ser tirado, menos a sua liberdade – que é a única possibilidade em quaisquer circunstâncias, escolher o caminho que vai seguir e tomar atitude da maneira própria, de fazer ou não as coisas certas. Entretanto, o mais impressionante é vê-lo diante das dificuldades, querer ser o centro dele mesmo todo o tempo: eu suportei, eu venci, eu conquistei....

Ainda que a psicoterapia consista em ajudar o paciente a minimizar o seu sofrimento através da descoberta de um sentido para a sua vida, ou nos momentos mais angustiantes e de desmotivação, e se valha da homeostasia - propriedade do organismo de permanecer em equilíbrio mesmo quando ocorrem mudanças radicais no meio externo - como tratamento eficaz em busca de um sentido. Digo que essa função cabe a Deus, que não divide a glória com ninguém e só ele tem Caminho certo para a preservar a nossa vida na terra ou no porvir.

Portanto, precisamos entender este processo afim de identificar os passos necessários para a tal preservação da vida:

Em primeiro lugar, precisamos ter , mas fé em que? Talvez naquilo que te projete adiante;

Em segundo lugar, precisamos reconhecer que somos incapazes de conseguir a s coisas por força própria; sem antes se arrepender, confessar os próprios erros; E por fim, precisamos confiar que após termos passado pelas aflições na vida, com Jesus, receberemos gratuitamente o perdão..., como pode ver, com estas três atitudes de fé conseguiremos preservar a nossa vida ora aceitando ou recusando. Que Deus os abençoe muito em nome de Jesus!

fotos

tom caet