27/02/2019

sem noção



Tem gente que perde a oportunidade de manter-se calado. Inclusive, muitos problemas seriam evitados se a pessoa aproveitasse e absorvesse essa importante arte descartada facilmente do dia-a-dia por quem fala demais.

Jocosamente vejo a SPSN (Síndrome da Pessoa Sem Noção) como a mutação da Síndrome de Alice no País das Maravilhas no organismo adolescente para o adulto. No entanto, isso não os tornam menos chatas da mesma forma.

Quem tem SPSN acha que pode falar qualquer coisa que tudo fica bem, ou seja, pode xingar, pode fingir sinceridade (ou não), com a mesma cara lavada de quem vive dando boas dicas.

Manter Intimidade com gente sem noção é um perigo! O portador dessa síndrome no começo tem perfil agradável. Geralmente são simpáticos e cordiais (em casos específicos), mas na maioria das vezes são bem patéticos, afinal, preferem manter o rótulo de ‘chato’ sem sequer sentir culpa de seus maus comportamentos....

Quem é sem noção tem tudo quanto é doença que você pode imaginar. É um camaleão. Ora fazendo o perfil de santo, ora de fresco. As vezes fala manso, que nem um santo, outras, quer morrer por causa de tudo – acha que a vida é um lixo, ou que ninguém a ama, ninguém a quer. Alguns são hipocondríacos. Mas a maioria são artistas e adoram aparecer e ser o que não é.

Numa simples conversa com eles, vivem mudando de assunto. Quando você conta um fato, ele no calor da empolgação termina para você embora esse tipo de atitude é suportável de vez em quando, mas a vontade é   de sumir ... a pior parte é quando ligam o desconfiômetro e tomam a clássica postura do silencio freudiano.  

O “sem noção” igualmente um bêbado, cai, baba, tropeça, em cima de todos que estão passando, mas quando sóbrio, quando você resolve ajuda-lo, cadê ele? Sumiu!

Sei que parece um pouco patético a comparação, mas uma pessoa de bom coração sabe exatamente quando deve ou não ajudar a outra e sabe se posicionar sobre sua capacidade de beneficiar ou dar um basta. Já os sem noção, podem ter um comportamento submisso, passivo e dependente da aprovação de outras pessoas. Até fazem o bem mais por medo, covardia ou falta de opção do que por virtude. Na verdade, não sabem se posicionar e enfrentar as pessoas de frente. Ela pode ser portadora de Transtorno de Personalidade Dependente os que as fazem se submeter, não por não ter capacidade somente, mas por não conseguir seguir suas próprias escolhas.

  O importante é respeitar a opção de cada, só não queira ser um desses seres sem noção.


fotos

tom caet