08/09/2019

1 Timóteo 4: 1-3 - A separação


 Se somente os verdadeiramente crentes buscam a verdade, por que eles falham?

Por causa da separação...

Não há dúvida que os falsos pastores da antiguidade não são exemplos pros atuais.  Pelo simples fato, de vê-los ainda pregando uma mensagem inconsistente e irresponsável as ovelhas que procuram desesperadamente aprender a verdade na Palavra de Deus.

Contudo, Deus que é muito sério sobre a qualidade do ensino de Sua Palavra, castigará aqueles que causam a dispersão das ovelhas por causa do ensino de baixa qualidade, incluindo a negação das doutrinas essenciais necessárias para que as ovelhas floresçam. 

Porque Ele quer fazer com que Seu povo ouça a verdade e saia de debaixo das asas de falsos pregadores. Sim, a palavra ensinada claramente, nos ensina a abandonar os falsos mestres. Ezequiel 34: 9-10:

...portanto, pastores, ouvi a palavra do Senhor: 10 Assim diz o Senhor Jeová: Eis que eu sou contra os pastores; e exigirei minhas ovelhas na mão deles, e farei com que elas deixem de alimentar as ovelhas; nem os pastores se alimentarão mais; e livrarei as minhas ovelhas da sua boca, para que não lhes sejam alimento.

"Tá, mas isso foi noutra época, outros comportamentos e Deus não deseja a ruína de ninguém." Bla, bla, bla... se você concorda com isso, erra feio!

Porque o principal objetivo de Deus nessa situação é atemporal.  

Observe que Ele sempre quer promover a libertação das ovelhas e seu bem-estar para salva-las. E também não podemos Dizer que Deus é só amor ou que jesus te ama aleatoriamente, por exemplo, pois isso não repreende principalmente as atitudes dos falsos   falsos pastores. 

Quando os pastores se tornam "maus" e não estão mais alimentando o rebanho de ovelhas, é o próprio Deus que intervém e leva as ovelhas a um novo pastor (Jesus) que os alimentará.  O Senhor Deus livrará Suas ovelhas das mãos dos pastores infiéis, e Ele (Jesus) pessoalmente reunirá Suas ovelhas dispersas.

Podemos até discordar em vários aspectos aqui, mas ver as cartas às igrejas apresentando uma descrição cronológica e precisa dos problemas encontrados ao longo da história da igreja, me fez tão honesto com minha consciência. 

Além do mais, elas me forneceram uma imagem clara da apostasia cristã, tanto da Igreja da antiguidade como os dias atuais. Veja você também a exposição cronológica e atemporal de uma visão ampla da história que serve tanto para uma nação, uma Igreja e pro homem:

  Apocalipse 2:2-6 - Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos. E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste. Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres. Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.

  Apocalipse 3:3,4 - Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei. Mas também tens em Sardes algumas poucas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso.

Percebeu que ao longo da história da Igreja, isso também é muito aparente nos nosso dias?

Só os cegos não enxergam não é verdade?

Já as passagens seguintes descrevem claramente aqueles que tiveram autoridade para trazer a Palavra de Deus na Era da Igreja, mas falharam  e para os que hoje continuam falhando:

1 Timóteo 4: 1-3 - Mas o Espírito diz explicitamente que, mais tarde, alguns se afastarão da fé, prestando atenção aos espíritos e doutrinas enganosos dos demônios, 2 por meio da hipocrisia dos mentirosos queimados em sua própria consciência como em um ferro de passar, 3 homens que proibir o casamento e advogar a abstenção de alimentos que Deus criou para serem compartilhados com gratidão por aqueles que acreditam e conhecem a verdade.  

II Timóteo 3: 1-5 - Também sabemos que nos últimos dias virão tempos perigosos. 2  Pois os homens serão amantes de si mesmos, avarentos, orgulhosos, orgulhosos, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, profanos, 3  sem afeição natural, violadores de trégua, acusadores falsos, incontinentes, ferozes, desprezadores daqueles que são bons, 4  traidores inebriante, altivo, amantes de prazeres mais do que amantes de Deus; 5 tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder; de quem se afasta.

Conseguiu perceber que os apóstatas essencialmente são seduzidos por espírito malignos e estão pregando um sistema de doutrina de demônios?

Se ainda não, eu vou te ajudar mais um pouco. 

Veja esta passagem de II Timóteo, por exemplo, ela faz uma descrição do caráter geral dos “falsos pastores” da Palavra de Deus.  Esses homens têm " uma forma piedosa, mas “negam” o poder da Palavra de Deus. E agora me diga que essas características não são verdadeiras hoje?

Meu irmão, os caras adotam títulos hierárquicos ou se vestem de uma maneira que parece ser "piedoso", mas negam o verdadeiro poder da piedade. E ainda  afirmam confiar em Deus, mas na verdade estão confiando nas metodologias mundanas (psicológica, filosóficas, teológicas, cientificas). Alguns perigosamente trazem as atrações do mundo para a igreja para atrair as ovelhas ainda que as mesmas estejam caídas e sequer conseguem afirmar a autoridade da Palavra de Deus sobre suas vidas.

Pra concluir, eu não sei sobre a sua fé, tão pouco quem te ordenou cristão, mas sei que Jesus pessoalmente ordena aqueles que querem realmente se separar desses falsos pastores  suas religiosidades. Veja os pontos importantes para entender o que isso realmente significa:

Em primeiro lugar, quando deixamos de ensinar claramente a Palavra de Deus, negamos sua autoridade. Principalmente quando falamos mentiras ou agimos por hipocrisia, soberba, altivez.

Em segundo lugar, a separação não é uma parte opcional do cristianismo; pelo contrário, ele é um mandamento (Romanos 16: 17-18; 2 Cor. 6: 14-17; 1 Timóteo 6: 5; II Timóteo 2: 16-18; 3: 5; Tito 3:10; 2 João 7-11; Apocalipse 18: 4).

Em terceiro lugar, a separação não é má ou sem amor; é obediência a Deus: por exemplo, marque eles. . . evite-os (Romanos 16:17); Não vos junteis de maneira desigual (II Coríntios 6:14); Não tenha comunhão (II Coríntios 6:14); Saia do meio (II Coríntios 6:17); Retire-se (1 Timóteo 6: 5); Evite” (II Timóteo 2:16); Purifique-se de (II Timóteo 2:21); De quem se afasta (II Timóteo 3: 5); Rejeitar (Tito 3:10); Não os receba em sua casa, nem os ofereça a Deus (II João 10); Separe até mesmo os irmãos que vivem em desobediência, e não sigam as tradições que Cristo nos ensinou (II Tessalonicenses 3: 6). E por aí vai...

Realmente precisamos construir um muro de separação, de proteção contra o perigo espiritual que esses falsos pastores promovem em nossas vidas.

E se você quiser insistir em passar pano nesses pastores humanos, saiba que o fracasso em se separar do erro deixa em aberto a influência do erro (1 Coríntios 15:33). Portanto, a única razão pela qual um pastor separa as ovelhas dos lobos é para protegê-las. E isso só Jesus pode fazer!

Da mesma forma, tanto você quanto eu, sabemos que uma ovelha leitora fiel da Bíblia procurará se separar dos perigos espirituais que são ainda mais destrutivos que os lobos.

E como evidência disso, discorde de mim quando e o quanto quiser, mas jamais deixe de atentar aos muitos falsos profetas, denominações corruptas e ensinamentos de seminário que zombam da cara de Jesus. Que zombam dos fundamentos da fé e da criação:

Mas, amados, lembrem-se das palavras que foram ditas antes dos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo; 18 Como eles disseram a você que deveria haver zombadores da última vez, que deveriam seguir suas próprias concupiscências ímpias. 19 Estes são os que se separam, sensuais, sem o Espírito. Judas 17-19  

E Como o Senhor Jesus disse, muitas ovelhas conhecerão Sua voz e somente O seguirão, e não um falso pastor (João 10: 1-5).

Particularmente, eu não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já tive e ainda sofro muita consequências, mas não me canso de buscar em oração. 

Espero que você se supere caso tenha as mesmas dificuldades. Caso não, recomendo que ore por mim e peça Discernimento e sabedoria ao Senhor Jesus todos os dias, mas principalmente, que reconheça o Senhor Jesus como único Pastor da sua vida. 

Para o seu próprio bem, peça também entendimento missionário para melhorar o seu caminhar e vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e aplica-lo a luz do Espirito Santo.

fotos

tom caet