06/10/2019

1 Reis 19: 9 ... Só fiquei eu....



Em si, todo o ser humano conhece a depressão. Ele se revela em duas formas principais - Reativa e Endógena. Reativo é quando os sentimentos variam entre a tristeza emocional desencadeada por um evento menor e a grande tristeza pela perda de alguém próximo a você. 

O tipo conhecido como Endógeno é aquele que continua sem motivo aparente para se sentir assim. Às vezes, um desequilíbrio nos produtos químicos causa essa condição.

Esse sentimento é terrível e nos faz sentir-se infeliz e abatido. Só que poucos crentes entendem que esse processo psicológico não só é espiritual quanto fisiológico mental e emocional. Espiritual porque perdemos o zelo por Deus e pela Bíblia. Onde o deprimido parece se cansar de fazer o bem aos outros (Gálatas 6: 9, 2 Tessalonicenses 3:13) e prontos para desistir sob o peso de seus próprios sentimentos.

Já no trato fisiológico, perdemos a sensibilidade emocional, o senso de alegria; sentimos tristeza solidão. Há um vazio e abstinência de outros, além da irritabilidade, sensibilidade emocional, baixa  autoestima e pensamentos suicidas.

Como pode ver, tudo isso faz parte da nossa vida. Ai de nós se ela não nos incomodasse! Senão não teríamos a sensação de excitação e não teríamos emoções fortes.

Antes de querer me repreender, observe se seu estado emocional não o tem colocado distante das pessoas e de Deus, achando que eles não as ouvem. Porque o deprimido tanto mental quanto espiritual perde o zelo por si, pelo próximo, por Deus e pela Bíblia. Eles parecem se cansar espiritualmente de fazer o bem aos outros (Gálatas 6: 9, 2 Tessalonicenses 3:13) e prontos para desistir sob o peso de seus sentimentos.

Antes de mais nada, lembrem-se que precisamos perceber que todos os grandes homens do AT eram pessoas como nós (Tiago 5:17), ou seja, todos podiam experimentar em algum momento da vida a depressão. 

A Bíblia diz 1 Coríntios 6:19 que os corpos dos crentes são como casas sagradas especiais (Leia-se igrejas) para o Espírito Santo. Portanto, tanto os crentes como os não crentes, não devem usar seus corpos de maneira a prejudicá-los. Então, como eles poderão organizar sua vida diária para que isso não aconteça?

Alguns consideram a religião como saída, mas a provas concretas do despreparo de seus líderes que ignoram ou desconhecem o teor das enfermidades... e nessa, infelizmente, muitas pessoas que estão nas igrejas ou foram em busca de solucionar esse problema hoje não são ajudadas nem psicologicamente quanto espiritualmente. Pelo contrário, o que mais vemos é grande parte delas acabando mais perturbadas do que quando entraram. 

Certamente, não encontraremos na bíblia algo que fale tecnicamente da depressão, mas ela é prontamente identificada no comportamento de alguns grandes profetas. Por exemplo, o de Elias que tinha dificuldades, sofreu duros testes e obviamente sabia como era a depressão. Em 1 Reis 19: 9...  

Ali procurou uma caverna e nela passou a noite. Então o SENHOR dirigiu-se a ele e disse: Que fazes aqui, Elias? Ele respondeu: Tenho lutado com zelo ardente pelo SENHOR, Deus todo-poderoso! Porém o povo de Israel quebrou a aliança que tinha contigo, derrubou os teus altares e matou à espada todos os teus profetas. Só fiquei eu, mas também me querem matar....

Mas Talvez Elias sofresse de depressão porque estava sozinho?

 Nesse momento, ainda que as experiências de Elias fossem as mesmas que as nossas, as pessoas não achavam que ele fazia parte do nosso mundo devido suas muitas qualidades estranhas. Creio que até hoje, a maioria das pessoas ignoram que o sucesso de cada parte do corpo depende das outras partes. (Leia Romanos 12: 4-8; 1 Coríntios 12: 12-31; Hebreus 10: 24-25; 1 Pedro 4: 8-11.)

 Porém, Deus deu a esse servo, Elias, uma maneira de escapar da depressão. Deus forneceu-o um parceiro confiável que costumava derramar água em suas mãos:

Jeosafá perguntou: Não há nenhum profeta do Senhor entre a nossa gente? Se houvesse, saberíamos o que fazer! Um dos oficiais do rei de Israel respondeu: Há Eliseu! E acrescentou: Era o assistente de Elias. 2 Reis 3:11.

O que você acha que isso significou? E o que isso significa para nós, quando apoiamos outros crentes hoje?

Quando ajudamos o próximo, emocionalmente elas aumentam sua capacidade de relacionamentos saudáveis ​​e vidas bem-sucedidas. Inclusive, muitos passam a gerenciar, lidar ou ajustar-se melhor às mudanças e traumas; construir resiliência e restaurar o equilíbrio. 

E espiritualmente, cria novos desafios de fé para sustentar um relacionamento íntimo com Deus/Jesus. Além disso, terão do Espirito Santo o discernimento que trará uma ampla visão e perspectiva da vida: seus enredos, suas referências e retratos de personagens para ajudar a iluminar e entender os motivos e dilemas morais subjacentes aos problemas emocionais outrora experimentado.

Concluo dizendo que os problemas psicossociais evoluíram. E que a histeria ou fobias específicas, aumentaram ao longo dos tempos. E que todos de certo modo querem ajuda para se adequar aos caminhos aparentes para o sucesso e a felicidade para lidar com os conflitos e interferências que os limita. 

De um lado, a terapia que costuma abordar questões como culpa, inibição, necessidade de aprovação e lidar com os conflitos gerados por papéis definidos e rígidos para a sociedade moderna. Cujo desejos ou anseios se desviam demais das normas vigentes que são problemáticos e conflituosa, porém, muitas vezes feitas de forma inconscientes.

Do outro, o espirito que nos impele a lutar contra as barreiras da incredulidade e enfrentar e lidar com verdades desagradáveis ​​sobre si mesmo. Você pode racionalizar a sua própria condição de amenizar seus problemas, mas jamais poderá concluir uma cura sem Deus.

Se for possível a você, tente ser aberto e honesto com sua percepção. Não deixe sua razão dominar a sua fé. Use de intuição, mas de acordo com o discernimento de Espirito. Não hesite em discutir os porquês das coisas, mas busque entender pra que tudo isso. E até onde o levará.

Recomendo que trabalhe como Jacó que lutou muito para conseguir o que queria, pois Quando seu sogro Labão tentou engana-lo, com ajuda de Deus ele o superou. Perseverando dessa maneira, ele obteve uma bênção e um novo nome de Deus: Israel.

Você pode 'revidar' com um não a depressão, gerencie de perto a sua vida; saiba fugir e quando deve fugir do sofrimento. Nunca desista e exercite seu direito de ser chamado filho de Deus. É Seu, você que ganhou.  Nunca desista de pedir ajuda de Deus. Você não sabe quando as coisas podem acabar a seu favor.  

fotos

tom caet