09/05/2020

João 15:13



Não sei contar história de amor. Só sei que nem todas as histórias de amor são iguais, nem todas são românticas…

Daí pensei em escrever sobre o amor, isso achando que seria fácil para eu fazer, já que sou cristão. Mas não é!  

Eu, pessoalmente, tive muita sorte por ter sido alcançada pelo amor de alguém. Não saberia medi-lo, mas creio que quatro deles seriam de fáceis identificação: meus pais, irmãos, tios e avós.   Eu só não sei se eles sabem que eu também amo eles, e que sempre dei o amor a todos, só que cada um de modo diferente!

Porque existem tantas facetas para amar e uma delas que eu realmente tive que estudar, aprender e aceitar a viver esse julgado amor.

Porque o amor verdadeiro requer de nós, sacrifício e sofrimento. Apesar de tudo tentarei não fazer a reflexão somente em mim, mas em nós, okay?

A vida de Jesus não é a melhor história de amor estilo filme Hollywoodiano que quero contar. Na verdade, o que quero é compartilhar seu amor que é muito, mais muito profundo do que certos romances simultaneamente felizes e tristes. Inclusive, dizem que a profundidade do nosso amor é igual à do nosso sofrimento quando perdemos algo precioso. Perde-se ele e então, depois disso, nosso amor que era enorme, vira uma triste saudade, dolorosa e cruel.

Alguns sentam e choram absortamente a dor da perda, já outros continuam com a vida em homenagem..., mas sempre há um final feliz pra ambos, cheio de esperança e amizade incondicional. 
  
Acerca do amor, em vez de discutirmos qual é a melhor história, é mais prático sermos que   sabedores de qual é a MAIOR e mais profunda história de amor já contada.

 Se a mundana que é cheia de engano e traições. Ou a de Jesus Cristo que foi um sacrifício de amor por todos nós a desejo do Pai de nos salvar e entrar em um relacionamento pessoal conosco. Em João 15:13 está escrito que:

"Um amor maior não tem ninguém além disso: que alguém dê a vida por seus amigos". 

Obviamente, como crentes, reconhecidamente, o sacrifício de Jesus é a maior prova de amor já contada e não há nada mais bonito do que a história de vida Dele.  E como Ele a deu; como pagou o preço máximo por nossos pecados; como voltou à vida derrotando a morte e o pecado. Nada é mais bonito que isso!

Ao ouvirmos ESTA história, sempre saberemos que não há outra que possa ser comparada.  

 Sabemos que é um amor imerecido e inesperado (graça), e infelizmente pouco apreciado no seu valor às vezes, e se comparado ao que ouvimos ultimamente, apreciamos menos ainda.  Mas eu quero que releia João 3:16 - talvez o verso mais conhecido da Bíblia.

Então, por que gastar um tempo inteiro falando do amor de Deus para com todos todo o tempo? Vamos falar sempre sobre algo que já sabemos?  

Será que sabemos mesmo?

Finja nesse momento que você está cheio de perguntas, igual a Nicodemos, que sabia dos milagres de Jesus; que sabia que ele era especial e que mesmo assim, perguntou quem ele era e o que ele era. Nicodemos jamais imaginaria ouvir o que Jesus respondeu:
 “Porque Deus amou o mundo ...”

 Creio que a resposta de Jesus o fez perceber que Deus não é algum carrasco sem coração estalando Seu chicote celestial para nos levar a fazer o que Ele quer. Que Deus não é algum maníaco masoquista que gasta seu tempo livre inventando maneiras de nos tornar infelizes.

Enquanto a você, insisto em desafiá-lo a ouvir novamente esse versículo de 3:16, mas com ouvidos espirituais. Como se você nunca tivesse ouvido isso antes. Vamos lá?

 Porque Deus amou o mundo ...

Percebeu agora? ESTE mundo? Deus amou ESTE mundo!

Você já observou que ele está uma bagunça. Que está Cheio de pecado, corrupção, maldade de todo tipo. Está cheio de assassinos, abusadores, estupradores, gananciosos, pornográficos, adúlteros, moralmente corruptos   e viciados em tudo o que não convém, enfim coisas que não poderiam ser imaginados a alguns anos atrás... E muitos ditos crentes estão nadando neste mundo morrendo e apodrecendo com ele a cada dia.

Paulo nos descreve em Efésios 2: “Quanto a você, você estava morto em suas transgressões e pecados, nos quais vivia quando seguia os caminhos desse mundo ... Isso é o que Deus amou! E Você e eu fazemos parte dele.  

Portanto, lembre-se que todos nós também vivíamos entre eles ao mesmo tempo, gratificando os desejos de nossa natureza pecaminosa e seguindo os próprios desejos e pensamentos. Goste ou não, admita ou não, fazemos parte dessa fossa de pecado.

E não podemos ser iludidos e nem fingir que não vemos a amargura em nossos corações; a falta de perdão para com os outros; soberba e os desafetos entre outras ações que descaracteriza o amor de Jesus e desfazer o seu proposito sobre nós.

É triste e glorioso ao mesmo tempo, mas a vida e desse jeito, cheio de dicotomias por todo o lado.

Certamente, as razões ou lições por trás do amor de Deus e seus modos astutos normalmente se revelarão ao longo do tempo, e é algo que teremos que conhecer. Ainda que seja difícil falar de amor, pra Deus nada tem sido em vão.

Porque Deus faz mais do que nos ouvir quando dizemos "Eu te amo". Deus prova o nosso amor tomando medidas, cuidando e nos ensinando. "Pois Deus amou o mundo de tal maneira que ele deu O seu filho Jesus. Que presente maravilhoso!

Infelizmente, nem todos querem obter esse amor e aprender essa lição de experiência de vida.  Ainda vemos muita gente   Carente do verdadeiro amor de Deus.  Pra elas ainda é muito fácil mentir ao dizer "eu te amo".

Mas basta perguntar à esposa cujo marido logo após espancá-la diz: "Eu amo você”. Ou perguntar à criança cujos pai dizem: "Eu te amo", enquanto a pune com a separação. Perguntar à jovem cujo namorado disse: "Eu te amo" pra ir para a cama com ela, mas depois a abandonou gravida. Então Como podemos ajudar a compartilhar essas coisas isso com outras pessoas?

Compartilhando  o verdadeiro amor que é “gratuito” e que ele é o remédio para as muitas coisas que a vida joga em nosso caminho.   Quero compartilhar que com cristo podemos diariamente dividir esse amor uns aos outros e cercar-nos de pessoas que se importam e nos   ajudam e apoiam durante o nosso tempo aqui.

Além do mais, o amor de Deus é tudo o que existe pra nossa sobrevivência e que precisamos reconhecer que viver é um dom precioso e frágil, e que devemos tratar-nos com amor e respeito. Apesar de estarmos vivendo uma porcaria de sentimento egoísta onde resistimos o amor de Deus para valorizar a vida momentânea neste planeta.

Por isso, digo que a mais linda história de amor se resume em: 4 pregos, uma coroa de espinhos, uma cruz e um amor incondicional. É exatamente essa a história de amor que desejo mostrar.   compartilhe!



fotos

tom caet