20/05/2020

Medo – o Termômetro da fé



A vida é uma corrida de obstáculos que nos objetiva buscar, alcançar ou adquirir algo como respeito, relacionamento, dinheiro, fama ou poder. E muitos nesta grande perseguição, acaba tendo que aceitar algumas poucas verdades da vida e aceitá-las, não importa o que seja. Inclusive a realidade.

Se você aceita seu verdadeiro eu: caráter e personalidade, mas a sua realidade da vida for outra, certamente padecerá. Sendo assim, deverá ter pelo menos outras opções na vida para "planejar" um plano em conformidade com ela. Seria como a sobrevivência do mais forte.

Isso ocorre porque nós, seres humanos, temos essa coisa de não desistir nunca! E isto está no sangue desde o início da criação, sem contar que temos trabalhado duro até então para sobreviver no mundo.

Certamente, num momento ou outro, quase todo mundo teve um profundo desejo de escapar da realidade por um certo período de tempo, seja fuga física ou emocional. Só que geralmente é ao longo da vida que nessa fuga desenvolvemos o nosso caráter, maturidade e força emocional. isso na teorica, pois  os nossos medos são os maiores responsáveis por uma parcela significativa da nossa formação angustiante. 

Ainda incluso nesse pacote de angustia, tem o sofrimento sentimental e dor da perda que são outros grandes desafios onde nem todos estamos dispostos a enfrentá-los. Porém, o mais importante aqui é aprender a voltar para si mesmo; se conhecer e entender o que esses sentimentos geram. Vamos lá?

Primeiramente você pode perguntar: e o que está por trás disso? 

Já eu responderia que  tudo que acontece com a gente, resulta num processo de amadurecimento, como também pode ser uma maneira de nos alertar que está na hora de se afastar dos estressores e dos desafios da vida, seja cuidar de uma família ou enfrentar desafios de saúde. 

Lembrando que todo método escolhido depende do motivo pelo qual você deseja ignorar, escapar ou solucionar e dos resultados que deseja alcançar. Mas é necessário entender também que nenhuma das dores sentimentais fará com que o problema desapareça ou diminua, algumas até podem se agravar, mas o perigo é dela estacionar.

Uma vez que as dores se acomodam as pessoas, deixamos de enxergar os acontecimentos ao redor de modo racional, inclusive a solução – que é a melhor maneira de se livrar do medo. 

Outra questão é: escapar ou enfrentar essa realidade?

Particularmente, eu recomendaria que encarasse. Porque vejo o enfrentamento como propósito da vida. Já há os que preferem a fuga como solução, pois quando o perigo está presente e a resposta de luta ou fuga entra em ação, e a pessoa não é forte o suficiente para lutar, então a fuga é a única opção.

Entendo os que prefiram às vezes fugir para tomar um tempo de inatividade e relaxar por curtos períodos. Mas a minha recomendação é que aprendam também a enfrentar a realidade – porque a luta com ela é sem fim. E lhes digo mais: ainda que tentemos fugir, por exemplo, da religião, da família, da educação, do amor, do sexo, do entretenimento, das amizades, das fofocas, dos costumes etc., elas sempre existirão em cada esquina nos aguardando pra tragar.

Opino em dizer que sempre que fugimos da realidade, algo surge e nos surpreende e, observe que a realidade sempre revela que a nossa personalidade é muito ou pouco resiliente, daí o porquê de vermos muitos culpando a todos, menos a si próprio, por seus problemas.

Sei e creio que todos planejam sua vida e pensam que têm um controle completo sobre ela. Até aí, tudo okay! Mas quando algo acontecer e isso atrapalhar a sua estabilidade emocional, não ignore e nem finja que não é nada!

Realmente, espero um dia que a maioria das pessoas cristas em especial, se convençam de que a ignorância não é uma benção divina. E que não há nenhum problema em afirmar que precisamos de ajuda e que estamos infelizes. Porque certamente uma hora a bomba vai explodir... esteja pronto! 

Infelizmente no processo de escapar da realidade, muitos, incluindo os crentes criam seu próprio mundo utópico e imaginam uma vida perfeita. Mas lá no fundo todos sabemos que a realidade deles está destruída pelo orgulho e enganos, cuja esperança do porvir, contrasta com a insegurança do viver.... e os que asseguram estar confiante de si mesmo, acabam descontando nos outros, e outros acabam tentando encobrir e esconder as suas falhas na religião.

Podem tentar fugir, mas não se esqueça que a realidade sempre nos alcança. E não há maneira melhor do que aceitá-la e enfrenta-la! Portanto, seria melhor lidar com os problemas imediatamente, em vez de ignorá-los e fingir que são normais e comuns. Certo?

Seria bom também, que buscassem em Cristo, forças para enfrentar este desconforto, para assim, conseguir se libertar dos medos e encontrar sua felicidade de cabeça erguida.

Em suma, para lidar com a realidade é necessário ser resiliente (suportar até o limite) com a realidade dos outros. Não vamos apenas enfrentá-los, mas apoia-los a buscar as soluções e vencer se possível. 

Sabemos que o mundo real é duro, chato e cheio de ódio. Não é nada que um humano precisa ou queira. Mas todos acabam sendo atraídos para um mundo de fantasia que não é real para ajudar a aliviar a dor sua e do outro. 

Até jesus permitir, veremos muitos a continuarem fugindo de seus problemas e usando vícios para mantê-los, pois não querem enfrentar seus desafios. Sei que muitos acham que se afogar no mundo ficcional ajudará. Mas eu digo que Jesus Cristo e a palavra dele, É um método muito bom de lidar com o estresse diário. Mas precisamos apenas estar cientes de que, eventualmente, teremos que enfrentar nossos desafios humanamente.

Por fim, não recorra ao mecanismo de fuga como forma de se proteger. Pra mim sempre é desafiador convencer alguém de que certo comportamento que está apresentando se trata de uma fuga da realidade. Não sou um sabe tudo, no entanto, tenho prazer e compartilhar esse pouco conhecimento para aliviar e ajudar a tirar a sua dor. portanto, reflita de como está a sua relação com a realidade. Busque seu autoconhecimento de modo a entender como os acontecimentos e experiências passadas influenciam os seus sentimentos e comportamentos atuais. Isto é indispensável para você viver sua realidade sem atalhos e para conquistar uma vida mais plena, madura e feliz merecidamente.

Só Vale lembrar que, em casos mais graves, procurar o suporte de um profissional é fundamental.

fotos

tom caet