28/06/2020

O que a Bíblia diz sobre os santos cristãos?




Santo se origina da palavra grega que significa "separado". Por exemplo, em Atos 9:13, Simão diz: "Senhor, ouvi falar de muitos sobre este homem, quanto mal ele fez aos seus santos [pessoas separadas] em Jerusalém".  Observe que santos se refere a todos os cristãos em Jerusalém, não a um grupo especial de cristãos.

Essa visão bíblica é muito diferente da visão católica romana. Na teologia católica, os santos são uma classe especial de crentes que foram canonizados- que é o processo pelo qual a Igreja Católica confere santidade a uma pessoa com base em ações especiais dessa pessoa. 

Mas essa honra concedida postumamente contrasta com a Bíblia que vê todo cristão como alguém designado para a obra de Deus. Efésios 4:12 ensina que os dons espirituais são dados "para equipar os santos para a obra do ministério, para edificar o corpo de Cristo". Claramente, os "santos" são cristãos comuns envolvidos no serviço na igreja.

Além do mais, a referência de Atos 26:10; Romanos 1: 7; 1 Coríntios 1: 2 é para todos os crentes e não para um grupo especial que servem a Deus melhor que outros. A Escritura é clara:

Os santos são quase que exclusivamente referidos na forma plural - "santos". Até a única exceção, encontrada em Filipenses 4:21, tem mais de um crente em mente: "Cumprimente todos os santos em Cristo Jesus". Portanto, a igreja é uma equipe onde os santos são chamados a viver separados da corrupção do mundo.1 Coríntios 1: 2; 1 Pedro 1: 15-16.

Outra observação interessante é que Novo Testamento são os ágios gregos. Também pode ser traduzido como santo e refere-se às pessoas ( Mateus 27:52 ), o Espírito Santo ( Mateus 1:18 ), Jerusalém ( Mateus 4: 5 ), o Santo dos Santos no Templo (Mateus 24:15 ), profetas ( Atos 3:21 ) e crentes em geral ( 2 Coríntios 1: 1 ). Em nenhum lugar o termo é restrito a uma classe específica de indivíduo que recebe o título pelas autoridades organizacionais de uma religião.

já no Antigo Testamento, a palavra traduzida como "santo" (substantiva), além de se referir às pessoas ( Salmo 16: 3 ), é adjetiva, pois descreve: um lugar ( Levítico 6:16 ); comida ( Levítico 7: 6 ) e Deus ( Levítico 20:26 ). 

Já o conceito de santo católico é um pouco diferente porque eles pegam a nuvem de testemunhas que nos rodeia de Hebreus 12: 1 e as combina com as orações dos justos em Tiago 5:16 para derivar a crença de que pessoas especialmente piedosas na terra podem orar por outras pessoas do céu. 

Outras religiões, tipo a Igreja Ortodoxa Oriental, ela diz que qualquer crente que está no céu é um santo. No budismo, é a pessoa que encontrou libertação dos cuidados deste mundo e alcançou o nirvana. E por aí vai...

Na literatura moderna, "santo" é qualquer pessoa gentil, generosa ou que segue as regras....

em suma, santo é definido no Evangelho como alguém que segue Jesus. Todo cristão é separado do mundo para fazer boas obras através de Jesus cujo reflexo gera as mudanças que Deus faz em nós, porque em si, não conseguir realizar tais mudanças.
E como separados poderemos ser/estar:

  • Mortos (Mateus 27:52): "As tumbas também foram abertas. E muitos corpos dos santos que adormeceram foram ressuscitados ...
  • Vivo (Atos 9:32): "Ora, quando Pedro ia aqui e ali entre todos eles, desceu também aos santos. que moravam em Lydda.  Inclusive (Romanos 16:15): "Cumprimente Philologus, Julia, Nereus e sua irmã, e Olympas, e todos os santos que estão com eles.
  • Ungido por Deus ( 1 Coríntios 1: 2 ): "À igreja de Deus que está em Corinto, aos que foram santificados em Cristo Jesus, os santos chamando, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, o Senhor deles e o nosso ... 
  • Não exclusivo (Filipenses 1: 1 NASB): "Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos, incluindo os superintendentes e diáconos ...
  • Não influentes ( Apocalipse 11:18 ): "As nações se enfureceram, mas você chegou a ira, e chegou a hora de julgar os mortos, e de recompensar seus servos, os profetas e santos, e aqueles que temem seu nome, pequenos e grandes, e de destruir os destruidores da terra.


Enfim, santo não é alguém particularmente piedoso, cujas orações causam milagres ou que sacrifica muito por sua fé.... pelo contrário,  santo Segundo a Bíblia é apenas alguém que aceitou a Cristo como seu salvador.

fotos

tom caet