24/02/2021

GÊNESIS 16: 1-2, 5, 16 a IMPACIENCIA de Sarai

 


Consegue entender aqueles segundos que demoramos pra responder algo?

Pois é, se não tiver paciência, não conseguiremos....

Porque paciência é o reflexo da vida. Alguns a chamam de maturidade. Muitos consideram sinônimo de calma e outros comparam a resiliência em aturar as outras pessoas e as suas atitudes..., mas nem todos conseguem distinguir e canalizar a nossa atenção para o que nos faz realmente ser paciente.  E por não saberem ou serem, limitam-se a impulsividade e a põe como um só modo de vida e isso na vida reduz a racionalidade e porque sobrepõe a irritabilidade.

Contudo, conforme crescemos, Deus com sua misericórdia, acaba nos “obrigando” a ter maturidade, buscar a paciência e aceitar o tempo, mesmo contra a gosto.

Deus quer que com o amadurecimento da fé possamos suportar mais pacientemente as aflições. E conforme adquirimos a paciência, mas perceberemos que tudo passa e que as coisas se resolverão ao seu tempo. E quanto ao tempo...

Bem! Esse corre, corre cada vez mais depressa quando criamos “problemas” ..., mas, isso não nos impede de conseguir procurar outras coisas que antes não éramos capazes de pensar para evita-los. Por exemplo:

O cristão, de modo geral, se sente sempre na obrigação de ajudar..., mas a impaciência é uma das coisas que mais caracterizava o fracasso na tomada de certas decisões do ser humano. E por isso, os vemos tantas vezes   não conseguindo esperar o tempo certo para ver as coisas acontecerem e acaba agindo de maneira precipitada e isso por muitas vezes é o que causa os enormes desastres, sejam materiais quanto emocionais a si e ao próximo.

Acredite, não é fácil dissuadir alguém que sua impaciência faz perder muito mais do que ganhar...

A sorte é que com o avançar da idade, todos nós poderemos perceber a importância de saber dizer e decidir sobre o "sim” e o “não” para poder dormir de consciência tranquila.

Pessoalmente, entendo que ao chegar da idade, necessariamente, as pessoas precisam ter mais paciência. Principalmente com aqueles que não alcançaram a sabedoria de saber lidar com a fé ou diferenciar quais as batalhas da vida espiritual terão que ignorar, vencer ou recuar.

Espero que todos procurem fazer valer a pena a instrução do Evangelho e a combater o próprio egoísmo obviamente, mas que se instrua a conduzir o restante de energia para dedicar a causas frutíferas da fé.

Como a impaciência é uma das grandes dificuldades dos crentes, precisamente, como Cristo, que o crente pense pacientemente muito em dizer sim ou não aos pedidos que os fazem.

Lembre-se que Deus tinha prometido a Abrão um filho, apesar da sua avançada idade e da sua esposa Sara - estéril   do ponto de vista humano. Lembre-se também que ele foi chamado “amigo de Deus” e foi provado na sua fé com esta promessa feita pelo Senhor. Porém, Abraão não conseguiu observar as coisas sem ser do ponto de vista humano. Sim, os “olhos humanos” são sempre os primeiros a ver e infelizmente muitas vezes até são os únicos.

Infelizmente, depois de tantos séculos, ainda hoje, nós não somos diferentes. Contudo, Abrão creu e recebeu a promessa de Deus e tomou-a por certa, e Sara que creu pela metade...meteu a “colher” e tentou “ajudar” e apressar a promessa de Deus... as consequências foram desastrosas e vidas foram alteradas... GÊNESIS 16: 1-2, 5, 16

“Ora, Sara, mulher de Abrão, não lhe dava filhos. Tinha ela uma serva egípcia, que se chamava Agar. Disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de ter filhos; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos por meio dela. E ouviu Abrão a voz de Sara. Então disse Sarai a Abrão: Sobre ti seja a afronta que me é dirigida a mim; pus a minha serva em teu regaço; vendo-a agora que concebeu, sou desprezada aos seus olhos; o Senhor julgue entre mim e ti. Ora, tinha Abrão oitenta e seis anos, quando Agar lhe deu Ismael.”

Observe que nesse relato bíblico, Sara, sem consultar ninguém, e muito menos Deus, também resolveu seguir as tradições e os preceitos dos homens e dar a sua serva para se deitar com o seu marido para que esta concebesse e desse à luz sobre os seus joelhos, o que faria com que ela passasse a ser a mãe do bebê.

... e como esperado Agar engravida e começam então os problemas. E o que era pra ser uma benção, veio a ser motivo de discórdias e brigas familiar. E quanto as consequências dessa impaciência e incredulidade, nos dias atuais, vemos vários conflitos existentes no Oriente Médio, principalmente dos descendentes de Agar e de Sara.

E como Sara, mais do que “ajudar” Deus, muitos de nós também tem querido dar uma solução fácil a própria frustração de não conseguir, dar e fazer algo que sustente uma aliança com Deus.

A atitude de Sara é uma boa definição de impaciência. Porque entre tantas definições, faltou-lhe esperar com fé!  Esperar que os sonhos se realizem no tempo certo, apesar dos contratempos, e principalmente, faltou a ela ter paciência. E você, o que tem evitado com a tua impaciência?

Em suma, ter paciência não é cruzar os braços e não agir. É com atitude que   devemos conhecer e considerar a autoridade de Deus, a Sua soberania e o propósito dele conosco. Entretanto, há aí um grande e real problema:

Em primeiro lugar, a maioria desconhece a necessidade de ter uma atitude com a fé porque desconhece a intenção, desejo e a realidade do próximo. E principalmente a falta de paciência os impedem de submeter à soberania e aos arranjos de Deus.

Em segundo lugar, Em face dos problemas espirituais e outros da vida real (carnal), muitos não reconhecem que a autoridade de Deus e Sua soberania está acima da sua vontade e entendimento. E por muitos cristãos não saberem entender, manejar e experimentar os problemas diários, os desejos de coração os engana. E isso impede que eles consigam desejar a esperar; a buscar e se submeter ao tempo de Deus e as coisas que a Sua vontade se revele a todos paulatinamente...

E por fim, creio que igual a mim, muitos confiaram em Deus e sem reservas ajudar o próximo em todas as situações... por isso pouco temos entendido que os caminhos de Dele não são os nossos. E já que nos falta entendimento que nos remeta a uma intensa paciência, ao menos busquemos o a tolerância e solidariedade humana paulatinamente para evitar esse grande estrago na fé e que isso seja agrade a Deus!

 

fotos

tom caet