26/03/2021

Lucas 9:61 - Percepção do arado

 

Lucas 9:61 - Percepção do arado




Sabemos que o inimigo é muito forte e que de fato as coisas terrenas são opositoras e não muito fáceis para os verdadeiros cristãos suporta-las. Mas, se tivermos bom ânimo e espírito combativo venceremos, assim como Jesus venceu (João 16:33). Contudo, aos que não tem conseguido ser persistentes, ousados e aptos para lutar nesse proposito e ainda dizem: “... Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa”. Jesus em Lucas 9:62 disse que Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o reino de Deus”.

Para evidenciar essa passagem, anteriormente, quando decidi pela causa de Cristo, apenas precisei focar e ser perceptivo a quaisquer coisas boas ou ruins que poderia acontecer comigo. 

Agora devo ser persistente a despeito de querer continuar a seguir a Cristo e alcançar o Seu Reino. No entanto, pela falta da percepção de muitos cristãos ao meu redor, mesmo sabendo da compreensão e amor do nosso Mestre e Senhor com todos, a maioria tem olhado, segurado e integrado pouco no trabalho de Deus (IDE).

Mas como diz o ditado, para um bom entendedor, meia palavra basta. Então sejamos francos aqui: como crentes, temos sido atenciosos e rápidos em captar a mensagem do Senhor, para sermos prestativos e ágeis ao socorro da igreja (homem)?

Ou temos esperado primeiro alguém vir até nós e pedir ajuda?

Será que estamos realmente preocupados com a nova geração que deseja servir ao Senhor (IDE)?

Será que estamos encorajando-os em pegar no arado como exemplo?

Imagino que sua resposta não seja diferente das milhares de desculpas de toda a sorte de covardia e espero que ainda se lembre de Hebreus 12:2 - que a vitória só nos advém por segurarmos firmemente o arado e olhar para Jesus, autor e consumador da nossa.

Mas se realmente, a sua capacidade de perceber as coisas espirituais ainda está diretamente ligada à fé, logo, qual tem sido a sua percepção para descortinar os bastidores daqueles que tem/tiveram ministérios ungidos se tornando infrutíferos por causa do esfriamento da da sua fé?

Eles tem podido contar contigo?

Pessoalmente, com base na frase “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” de Lavoisier, um químico francês do século XVIII, ingressei pela graça e misericórdia divina na percepção do meu arado missionário em observar o comportamento desses crentes..... Por exemplo, quando o SENHOR mandou espiar a terra de Canaã para a avaliarem: 

“Vede a terra, que tal é, e o povo que nela habita, se é forte ou fraco, se poucos ou muitos. E qual é a terra em que habita, se boa ou má; e que tais são as cidades em que habita, se em arraiais, se em fortalezas. Também qual é a terra, se fértil ou estéril, se nela há matas ou não...” (Nm 13, Vers. 18-20). 

É claro que o Senhor, sendo Deus onisciente, não precisa das minhas informações, mas na verdade, ele quer ver o nosso comportamento diante de certos fatos.... 

Pela graça, a percepção faz-nos entender que os homens do IDE que Deus usa e todos os que desejam conhece-lo em profundidade serão usados por Ele, e terão revelado o caminho estreito a ser percorrido, bem como os perigos e dificuldades que serão encontrados. 

Enfim, como “só temos uma vida para viver, nada poderia ser mais trágico do que chegar ao fim dela sabendo que o caminho que tomamos foi o errado”. Não é mesmo?

De qualquer modo, a percepção nos ajudará a entender que não é fácil sair por aí a ensinar como Jesus que somos salvos pela fé nele; que a porta do Reino é estreita, que o caminho é apertado e que há muitas tribulações e aflições aos que querem entrar.  

Mas pelo menos, a percepção nos fará entender que não podemos vacilar e nem ter medo. E que não podemos colocar barreiras tal qual fez Pedro quando sentiu a força do vento nas ondas, e começou a afundar (Mateus 14:30-31).  Ou como em Mateus 26:60-74 ao ver o que faziam com Jesus na casa de Caifás, temeu e negou Jesus dizendo que não O conhecia. Mas o que significa a percepção?

Percepção é a capacidade de interpretar corretamente as informações obtidas pelos sentidos: Visão, olfato, tato, audição, fala ou paladar, espírito; tal como está em Sl 115:

“Têm boca e não falam; têm olhos e não veem; têm ouvidos e não ouvem; têm nariz e não cheiram. Suas mãos não apalpam; seus pés não andam; som nenhum lhes sai da garganta. Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem e quantos neles confiam.” (Sl 115:5-8)

Só não devemos confundi-la com o “adivinhação”, com o dom de profecia ou organizá-las de maneira inadequada, segundo a carne: gosto/desafeto/estupidez. 

Mas não deveriam ser os cristãos hábeis na percepção da carne no Espírito?

Sim. E devemos praticá-la. Mas por sua vez, depende do conhecimento (razão) e amor (dom) pelo que faz.... Ou seja, o quanto nos envolvemos e compromissamos com Cristo e sua obra. Por isso, a Palavra em Fp 1:9 nos diz:

“… Que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção”. Além do mais, “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” (Ap 2:29; 3:6; 13 e 22), e que Bem aventurados, porém, os vossos olhos, porque veem; e os vossos ouvidos, porque ouvem.” (Mt 13:16). Assim, quando vacilarmos, choremos e arrependamo-nos dos nossos pecados, orando: - "ajuda, Senhor, a minha falta de fé" (Marcos 9:24). 

Lembre-se de que quando o homem se torna tardio em ouvir a sua percepção vai se embotando, e a sua capacidade de discernimento fica bastante prejudicada (Hb 5:11...14), tornando-se, por fim, um estúpido preguiçoso e egoísta (Mt 25:1-13 – A parábola das dez virgens).

Peço que tome o bom exemplo de Rm 16:3-5, onde Priscila e Aquila - um casal bastante perceptivo que auxiliou com muito amor os enviados de Deus e a igreja nas suas necessidades. Peço que veja também 2Co 9:11-15. Portanto, seja o primeiro a perceber a necessidade do seu próximo ou de si mesmo. E tome providências necessárias já.  

fotos

tom caet