04/12/2022

Não te ensoberbeças - Provérbios 29:23 "O orgulhoso acaba sendo humilhado, mas quem é humilde será respeitado."

  




Certo estudante que estava assistindo a um jogo de futebol, tomou para si a responsabilidade de explicar a um senhor já maduro o quanto era impossível pra alguém doutra época entender a sua geração. Para que todos o ouvissem, o jovem, em alto e claro modo disse:

__Vocês mais velhos cresceram em um mundo diferente; um mundo quase primitivo!

Continuou falando...

__ já nós crescemos com a alta tecnologia, Internet, celular, tvs, aviões a jato, viagens espaciais até a Lua, Marte.  Temos energia nuclear, carros elétricos e a hidrogênio, computadores com grande capacidade de processamento e... 

Enquanto o rapaz fez uma pausa para tomar sua bebida, o senhor se aproveitou para interromper a litúrgica ladainha do estudante e disse:

__Você está certo, filho. Nós não tivemos essas coisas quando éramos jovens por que estávamos ainda a inventa-las. E você, como muitos jovens arrogantes dos dias de hoje, o que estão a fazer   para a próxima geração?

A atitude desse jovem nos remete a um provérbio ocidental que diz:

“Se quer buscar a verdade, tem que se inclinar”. Já na bíblia vemos em Provérbios 29:23 a dizer que "o orgulhoso acaba sendo humilhado, mas quem é humilde será respeitado."

Outrora, como esse jovem, também ensoberbecemos por não saber muito ou quase nada sobre o Evangelho e a verdade. Muitos de nós ainda hoje precisa ouvir e ler mais para então compreende-la e a sentir a presença de Deus.  E não só isso, Ele nos adverte e nos diz que se aborrece com a mente arrogante.  

‘’Se, porém, alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo oliveira brava, foste enxertado em meio deles e te tornaste participante da raiz e da seiva da oliveira, não te glories contra os ramos; porém, se te gloriares, sabe que não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz, a ti … pela sua incredulidade, foram quebrados; tu, porém, mediante a fé, estás firme. Não te ensoberbeças, mas teme. Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, também não te poupará.Rm. 11:17-23

 Portanto, devemos entender de que não há ninguém que possa exaltar-se sobre Deus e de que a palavra é que sai dele, não da gente!

Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; da minha boca ouvirás a palavra e os avisarás da minha parte. Ez. 3:17

Não sejamos arrogantes, senão humildes, e mostremos bons exemplos de fé, compartilhando as dificuldades do próximo como seus companheiros no caminho da fé. 

Pela graça, Deus nos permitiu a salvação, e ainda nos garantiu vários dons do Espírito respectivamente. A um é dada a palavra da sabedoria; a outro, a palavra do conhecimento; a outro, a fé ardente para salvar uma alma com todo o coração (1Co. 12:4-11).  Isto significa que quem busca a verdade sempre precisará ter atitudes humildes, porque a verdade não se encontra em algum mérito especial, senão numa atitude humilde. 

A razão por que Deus nos faz andar no deserto da fé é para nos humilhar. “Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o SENHOR, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos. Dt. 8:2

Assim como Deus fez com os israelitas na época da peregrinação pelo deserto, ele nos humilha e nos guia ao caminho do deserto, embora podendo nos deixar nos lugares sobremodo altos do mundo; às vezes Deus nos faz passar fome, às vezes nos levanta, às vezes nos humilha.

Devemos cumprir a obra do evangelho com atitudes humildes, sem nos importarmos em que posição estamos e quais obstáculos enfrentamos. Sempre temos que nos humilhar diante de Deus e também diante de nossos irmãos. Se considerarmos precioso cada um de nossos irmãos e irmãs que se esforçam como obreiros pelo evangelho, se cuidarmos das dificuldades deles e tivermos um coração de preocupação, de animação e de carinho por amor a eles, então este será certamente um bendito caminho da fé e nós receberemos a graça e o amor de Deus em abundância.

Lembre-se! O orgulho afasta o homem de Deus, pois exalta a si mesmo, se autopromove demasiadamente, depositando sua confiança em sua própria sabedoria.  Portanto, guardemos a palavra de Deus.   E que cada um, em sua própria posição e situação, faça todos os esforços possíveis para completar a obra do evangelho com confiança e humilde.  E não te ensoberbeças.

 

fotos

tom caet