05/02/2023

Efésios 1:13 - Engajamento Missionário

 



Será que Deus entrega grandes e sublimes responsabilidades ministeriais nas mãos de indolentes e irresponsáveis?

Em 2 Tessalonicenses 2:3-4 diz "que nenhum homem vos engane por “qualquer meio”, pois esse dia não virá, a não ser que venha uma queda primeiro, e que o homem de pecado seja revelado, o filho da perdição; Que se opõe e se exalta acima de tudo o que se chama Deus, ou que é adorado; para que ele, como Deus, se sente no templo de Deus, mostrando a si mesmo que é Deus". 

Pessoalmente, Eu vejo este mundo pelo que ele é e posso ver a abrangente mão de Deus em tudo o que está ocorrendo. Entretanto, Deus não é o que ativamente causa tamanha calamidade aqui na terra. Não mesmo!

Esse papel é de Satanás com sua horda de demônios e de certos incrédulos cooptados para defenderem o caos sistemático e suas causas cientificas e eco-filosóficas para o suposto restabelecimento do mundo.

Embora exteriormente, tudo pareça estar funcionando muito bem, como crente já tentou realmente olhar para a sua vida através dos olhos de Deus? Já conseguiu perceber que qualquer coisa que você tem aqui neste mundo é supérflua?

Se sim, o fato é: precisamos constantemente lembrar que tudo o que ocorre aqui nesta vida é excessivo e passageiro.  ... e mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil. Quando nosso trabalho terminar, devemos descansar sabendo que combatemos o bom combate e guardamos a fé. Essa é a explicação para alcançar a vitória.

Se não, infelizmente, na nossa mente ainda impera a carne como o centro de nossas próprias vidas e isso por si só já nos mostra o quão bem e verdadeiramente estamos sendo enganados pela própria natureza pecaminosa que é extremamente sutil, verdadeira e diabólica, e com facilidade engana-nos a pensar que tudo está bem, ...tanto é que raramente questionamos o que ela está a nos dizer para fazer...

Eu, por um exemplo muito simples, cotidianamente, sempre vejo e ouço gente que tem uma tendência a divagar muito durante as conversas – ou seja, as pessoas levam muito tempo para chegar ao ponto ao comunicar algumas coisas para mim.

Internamente, fico a pensar: 'Oh pelo amor de Deus, você pode, por favor, ir ao ponto!' 

Mas de onde veio esse pensamento?

...alguns pretensiosos me responderiam que:

Não creio que tal pensamento poderia ter vindo de mim ou do mal, pois estou selado com o Espírito Santo de Deus (Efésios 1:13), e blá blá blá...

Outros me diriam que o motivo mais provável seria o cansaço e a vontade imediatista de que tudo passe logo, pois o ser humano é inseguro e temperamental.

Mas como sempre gostamos de pensar que sabemos mais que todos e ainda supomos que tudo o que acontece tem a permissão de Deus, posso assegurar-vos que este não é o caso a ser dito aqui:  

Em primeiro lugar Paulo em Efésios 1:13 descreve o Espírito como um “depósito” que garante nossa herança até a redenção daqueles que são propriedade de Deus. Ou seja, O Senhor deu seu Espírito Santo em nossos corações pela fé no tempo presente como uma garantia que ele vai manter nossa herança no céu para nós “até a redenção [o livramento final] daqueles que são propriedade de Deus e não para usar como desculpas de quem não quer ter responsabilidade com o Evangelho.

Em segundo lugar esse cansaço e pensamento imediatista é próprio da carne de quem alimenta a própria natureza pecaminosa e que não tem prazer em ter paciência, amor, cuidado ou preocupação com o bem-estar do próximo - é egoísta e só se preocupa consigo mesmo e com o que quiser.

Além disso, não podemos ignorar uma influência demoníaca, pois os pensamentos de modo geral se conecta a realidade à qual muitos de nós cristãos e não-cristãos estamos totalmente alheios. Isso devido ao fato de pelo menos pecarmos 100 vezes todos os dias, principalmente, entretidos dentro de uma vida diária, profissional e de redes sociais.

Já consegue perceber que muitos dos nossos pensamentos são considerados como pecado aos olhos de Deus?

Então ajamos como cristãos e reflitamos no que Jesus nos diria com relação a tudo o que estamos a pensar e sentir. E assim poderemos perceber que Ele vê e ouve tudo o que está acontecendo entre nossos ouvidos.

Isso é um fato real onde temos que tornar-nos cognitivamente conscientes de que nossas vidas são apenas pequenas antenas no radar da eternidade, como afirmado por Tiago 4: Vocês nem sabem o que acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa...

E pra finalizar, evite ter uma força tão escura habitando dentro de seus pensamentos – faça de tudo o que puder para se desviar das coisas que são desagradáveis ao nosso Senhor. A exemplo simples do que disse o próprio Senhor em Mateus 5:28: "... Aquele que olha para uma mulher para cobiçá-la já cometeu adultério com ela em seu coração." Portanto, "Sede sóbrios, sede vigilantes; porque teu adversário, o diabo, como um leão rugindo, anda por aí, procurando a quem ele possa devorar:" – 1 Pedro 5:8.

Lembre-se que é no pensamento que o pecado germina e, como tal, é por essa razão que o apóstolo Paulo diz em 2 Coríntios 10:5 que devemos trazer "... em cativeiro todo pensamento para a obediência de Cristo”; Crendo nisso, em seguida, se esforce o máximo possível para fazer como fez Davi no Salmo 139:23-24 ao declarar qual deve ser a nossa atitude em relação a cada momento que passa: 

"Examinai-me, ó Deus, e conhecei o meu coração; provai-me, e conhecei os meus pensamentos; [24] E vede se há algum caminho perverso em mim, e guiai-me no caminho eterno." 

Lembre-se:

... mesmo não sabendo espiritualmente discernir diante as tentações do mundo, nada que possamos fazer, saber e pensar impedirá o agir de Deus que ESTÁ silenciosamente vendo e ouvindo tudo. Nos mais, Se engaje com o Deus do céu e desfrute de tudo o que seu Senhor coloca diante de você!

 

fotos

tom caet