26/03/2023

Romanos 9:18 - pregue a verdade doa a quem doer!

 

 








 

Sabemos que a pessoa de Jesus deve ser sempre o foco principal da pregação cristã. E que o mundo precisa conhecer o Seu amor, como foi por misericórdia na cruz para nos resgatar e também pela graça para nos salvar.

Só que alguns convenientemente, começaram a se acomodar a religiosidade e passaram a ignorar esse sentimento divino e por isso levam quase tudo a perder.   É por isso que saímos a pregar com boa intenção o resgate desse amor em suas vidas....  Dizemos que todos devem se arrepender, abandonar a vida de pecados e retornar aos braços do Pai.   

Mas será que devemos amaciar o evangelho ou pregar a verdade no modo doa a quem doer...?

Bem, Romanos 9:18 diz que o mesmo Deus que leva o pecador à humilhação e arrependimento, é o Deus que também endurece.

Antes de mais nada, de forma alguma podemos pensar que o ser humano é só um composto de fósforo, cálcio, água e alguns outros elementos. Sabemos que por si ele com sua “ciência” não poderia se formar com incrível complexidade e diversos detalhes, a não ser através de um poder e sabedoria inexplicável.  

Este é um grande questionamento feito pelo homem   ao longo do tempo. Que poder é esse que  ao longo da criação vem criando confusão na mente humana?

É o poder da criação. Há quem dirá que isso não existe, e que o céu é como uma casa abandonada, ou seja, existe, mas ninguém mora lá. Mas, se assim for, por que ainda continuamos a fazer essa mesma pergunta desde o início de nossa história? Por que é que ainda nos perguntamos se existe um Deus além das estrelas, dos planetas, das constelações ...??

 Sim, existe alguém lá, e esse é o Deus que desde o princípio se manifestou. A própria criação é um exemplo claro que nos fala d'Ele, "porque as coisas invisíveis de Deus, o seu eterno poder e divindade, tornam-se claramente visíveis a partir da criação do mundo, sendo compreendidas através das coisas feitas, de modo que não temos desculpa" (Romanos 1:20).

E outra coisa, Ainda que muitos insistam em endurecer a sua consciência e viver alheio a Sua Lei sem prestar contas ao seu criador, é o próprio Deus que "pôs a eternidade no coração do homem" (Eclesiastes 3:11)    e colocou esse questionamento para que o busque e ainda nos deu O caminho para encontrá-Lo.

 Infelizmente, há tempos que vemos muitos evangelizadores com medo de dizer as verdades do evangelho às pessoas no dia a dia de trabalho, escola ou até mesmo nos templos.

Também vemos alguns deles com dificuldade em pregar o evangelho puro, sem rodeio   principalmente porque não agrada o ego ou porque expõe o pecado.

Jesus com o seu exemplo de vida e a pregação em seu ministério terreno nos ensinou duas questões fundamentais sobre o Evangelho:

Em primeiro lugar, é que a verdade deve ser dita, a todo o custo mesmo que constranja o pregador.   

E em segundo lugar, é que essa verdade deva ser dita, doa a quem doer, mesmo que fira o sentimento do ouvinte.   Certamente, tudo será conforme o evangelho exposto por Jesus que é no amor e na justiça. Tipo a história daquela mulher que foi apanhar água no poço e acabou a beber muito mais que uma simples água, pois naquele dia se encontrou com o aquele que sacia a sede eterna. Por ela ser samaritana nunca esperaria que alguém (judeu) que se achava superior; do povo escolhido de Deus, estendesse para si o seu olhar.  Mas o amor e compaixão de Jesus são tão grandes que Ele não a tratou com as “conveniências” humanas. Pelo contrário, aproveitou a oportunidade para falar do reino de Deus, falar sobre o seu pecado, do amor, do respeito, da dignidade e da atenção sem esconder segunda intenção.

Daí eu pergunto: Como pode uma pessoa se arrepender de seus pecados se eu não lhe mostrar o caminho da verdade? Como posso esperar que alguém se arrependa de seus erros e mude de atitude se eu não lhe oferecer soluções que os mudem?

Jesus nunca deixaria de dizer a verdade as prostitutas, aos doutores da lei ou a quem precisava ser dita. Jesus expõe o pecado da samaritana dizendo onde ela estava errando. Jesus não iria   apenas beber água ou dizer onde ela deveria orar... não. Jesus   estava interessado em curar  sua alma e salvá-la.

Enfim, a mulher ouviu o que precisava ouvir, sentiu o amor de Deus por sua vida. Isso resultou na conversão de muitos samaritanos daquela cidade, pois eles creram nele por causa do seguinte testemunho dado pela mulher: “Ele me disse tudo o que tenho feito”.” João 4:39

Paulo disse para que façamos como Jesus, sejamos seus imitadores.

Pregue pra essa geração que só quer ouvir o que quer. Pregue, ensine a verdade, mesmo que cause um desconforto em quem te ouve. Mas tome sempre o cuidado de apresentá-la de forma   compassiva, para que o mundo conheça também o amor de Cristo que um dia encheu nossos corações.

Somos todos missionários e saímos no campo pra falar a Verdade com também,  impedir o crescimento da maldade e da podridão religiosa. Como fazemos isso? Discernindo espiritualmente, as mensagem que recebemos e manter-se fiéis ao IDE que é levar o máximo de possíveis de pessoas para que conheçam o amor de cristo que transforma e regenera o pecador.

 Discernindo, pra toda pergunta teremos uma resposta. E você tem a resposta?

Então, pregue a verdade doa a quem doer!

 

  

fotos

tom caet