27/03/2023

amós 3:3 Desentendimento

 


 


Posso querer não andar com alguém?

 

O Livro dos Números narra um momento muito delicado da caminhada do povo de Deus no deserto; povo que saiu da escravidão do Egito, rumo à terra prometida, se desentendeu no meio da caminhada devido   o cansaço, a dor e por causa disso começaram a reclamar, murmurar; atacar e maldizer a Moisés e a Deus.  Também em Gênesis 13:7-18, vemos que os pastores de Ló começam a se desentender com os pastores de Abrão, gerando uma separação. Vemos em Atos 15 sobre o desentendimento entre Paulo e Barnabé. Mas é bom lembrarmos que não é porque você se afasta de alguém que quer dizer que você desistiu dela.

Existem inúmeras formas de você ajudar alguém e, nem sempre precisa da presença. Às vezes o seu afastar ajuda essa pessoa a refletir e reconhecer...

Sabemos que no mundo qualquer tipo de relacionamento se baseia na afinidade dos propósitos, gostos e objetivos. E   quando você decide voltar-se para os princípios de Deus, e viver uma vida pautada na Palavra dEle, naturalmente terá divergências com esse mundo e com aqueles que não tomaram a mesma decisão que você.

Não é regra, mas geralmente saímos a evangelizar com palavras, em seguida com o nosso exemplo de vida cristã onde demonstramos o quanto Deus nos ama e quer nos converter e nos salvar.  Mas é ao apresentar o Evangelho que nos exorta que podemos perceber o quanto as pessoas são soberbas e murmuradoras.

 Jo 8 21... diz que O veneno da murmuração afasta Deus de nossa vida. Vale Ressaltar que quem exerce constantemente o ato de reclamar por tudo, torna a própria vida azeda e amarga.

E como suportar tem sido para mim, o maior desafio no campo missionário, procuro controlar minha personalidade e moldar meu caráter a cada passo adiante... Pois passo por situações inversas ao cristianismo onde se faz necessário antes de apresentar o evangelho de Cristo, educar as pessoas. Muitas mal sabem ler e sequer interpretar uma conversa normal.   

Falamos dos sofrimentos diários, frustrações, invejas e ambições que lamentavelmente, endureceram muitos corações. Mas se "Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais os vossos corações" - Hebreus 4:7

Acontece que nestes últimos tempos a coisa mais comum que tem acontecido com o cristão é o conformismo a religiosidade. A maioria se sente na solidão, rejeitado ou magoado pelas pessoas, e acabam por questionar Deus ao invés de autoavaliar.

Sei que muito se quer manter um relacionamento com eles, mas pouco se busca conhece-lo na intimidade.  E por não ter discernimento, se enchem de pensamentos como: tudo é de Deus; Deus ama a todos; ninguém é perfeito, todo mundo faz isso... enfim, são tantos pensamentos controversos  que minam o nosso entendimento e acabam por fazer com o nosso coração se endureça em vez de nos deixarmos curar pelo Senhor.

E Eu sei bem como é este processo...Pois sempre procuro esquecer às minhas mágoas, os meus traumas mesmo me deparando com os mesmos diariamente. Sei que Deus me ama. Também sei que Deus pode nos curar.

Mas nesse caso, as minhas escolhas não me põem em situações confortáveis. Há momentos que estão acima das minhas forças de vontade e de decisão própria. É que ainda não posso escolher os meus próprios amigos. Embora alguns se apresentaram como tal nas minhas provações, não posso confiar tão depressa, pois sei que há muito amigos que infelizmente, se torna inimigo no primeiro deslize, como também  há amigos que só te chamam pra te esnobar, ofender e te humilhar naquilo que os atormenta e o deixam no momento que tu mais precisa. Além dos Outros que agem com instabilidade (tá fundo, tá raso, tá quente, tá frio) e nunca agem com igualdade e liberdade na sua presença.  E por fim, tem os que fingem santidade, mas que são apenas religiosos que as vezes não veem que são usados pelo cão para te rebaixar, desconsiderar e humilhar diante de tudo ou todos.

O fato é que o cristão não pode mostrar seus ódios, contestações e diferenças daquilo que o evangelho nos propõe a realizar.  E uma vez que não conseguimos suportar ou ainda lutar contra isso ou que Deus te mostre outro caminho, é mister que nos afastemos dessas pessoas. E deixamos de nos influenciar pela emoção, amizade ou consideração com elas.

Mas é preciso entender que ser um Cristão não é ser melhor que ninguém, só mais obediente. contudo, “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” Salmos 1.1

E outra coisa, amos 3:3 diz que “Andarão dois juntos se não estiverem de comum acordo?”   Porque onde não houver amizade, não pode haver comunhão.

Mas antes de se afastar de alguém, em primeiro lugar, observe que o que superficialmente imaginamos ser uma falha, pode ser uma grande bênção na vida de muitos outros.  É que nem todos conseguem reconhecer seus atos falhos e por não conseguir   olhar para o espelho da alma e dizer a si mesmo..."Apesar de todas as minhas burradas eu sou amado por DEUS.”

Em segundo lugar, os abençoe. Devemos pedir a Deus que nos conduza a nossa mente e   a purifique dos maus pensamentos e livre o nosso coração de todo o sentimento de amargura e murmuração que cresce a cada instante. “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida" - Provérbios 4:23 O que quero dizer é que não dá pra desistir deles por nada. Porque Deus nos chama para Influenciar e não sermos mais Influenciados.

Em suma, a bíblia não nos obriga a romper com as Amizades Seculares, mas nos alerta de não compactuar com elas naquilo que outrora nos escravizava.  Ela deixa claro que não cai bem duas pessoas que não estiverem em acordo na fé, nas opiniões sinceras e no conhecimento saudável, andem juntas.

Logicamente que se houve uma desavença, elas não puderam resolver entre si para que havendo adiante uma mudança de atitude e pensamento, ambas pudessem viver harmoniosamente, senão, vida que segue...

O próprio Jesus “sacudia a poeira” e partia para a próxima cidade e assim prosseguia quando   algumas pessoas não queriam ouvi-lo.   Entretanto, o que mais caracterizava seu ministério era a predominância do amor. Porque esse sentimento não mede pessoas e caráter, pelo contrário, ele nos ensina a suportar inclusive as diferenças pessoais e emocionais.

Vale declarar que todos temos a necessidade do amor de Deus e sem ele não podemos ir muito longe na fé. Mas como apresentar o amor de Deus aos que abruptamente, alegam já tê-lo?

Perceba que o grande perigo na caminhada cristã vem da murmuração, vem da reclamação que vai nos enfraquecendo, vai tirando a essência de Deus em nós.  Se não pararmos a tempo, essa erva daninha (soberba) - que é maligna nos conduzirá a individualidade de entendimentos, de falso sentimento e de sujo pensamento.

Creio que é assim que acontece no processo da libertação humana; o processo de restauração, de renovação, o processo de caminhar na vida é assim. Não vamos caminhar pelo deserto todo, esperando sombra e água fresca, pelo contrário, é uma luta. Teremos provações, inimigos no meio da caminhada. Mas é importante mantermos a serenidade da alma, a fé e a confiança em Deus. Não nos esquecermos de que Deus está sempre nos libertando, nos conduzindo pela mão, mesmo em meio as duras provações.

Não tenhamos saudade das cebolas do Egito (Cf. Nm 11,5). Por mais dura que esteja a nossa vida Deus está conosco, é preferível comer o pão amargo, o pão que estamos comendo, enfrentar as durezas e, muitas vezes, o deserto da vida, do que nos afastar do Senhor para seguir as ilusões que parecem ser melhores. Mas nada como um dia após o outro... e quando não sentir o amor das pessoas que deveriam ter sido a referência de Deus na sus vida, ofereça a compaixão, a solidariedade e a compressão.

Creio que a santificação é isto mesmo, não é?

 

 

 

 

 

fotos

tom caet