18/10/2023

Mateus 28:16-20 - A Grande Comissão

 



Havia três homens que estavam a carregar um móvel, sendo que dois seguravam no lado mais leve, e somente um deles no lado mais pesado. E isso me fez lembrar duma frase que li:

quem quer ser bom entre tantos que não são, está fadado a própria ruína”. Daí a pergunta: e você, se desejasse ajudar a carregar, qual lado você escolheria?

Em Mateus 28:16-20 está escrito que os onze discípulos foram para a Galileia, para o monte que Jesus lhes indicara. Quando o avistaram, uns o adoraram; mas outros, duvidaram.  Então, Jesus se aproxima e diz: “Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra.  Vão e façam discípulos de todas as nações, batize-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensine-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E estarei sempre com vocês até o fim dos tempos”.

Apesar das ansiedades, aflições e ofensas, vocês entendem que envolver-se em concluir a Grande Comissão indicada por Jesus isso é um grande privilégio?

Pois é, essa passagem apresentou não só na vida dos apóstolos um momento definidor, mas uma direção clara para todos os seguidores de Jesus Cristo até os dias atuais. E isso também revela quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas, não é mesmo?  Entretanto, como está descrito em Romanos 10:

 “Como, porém, invocarão aquele em que não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados?

Ou seja, “Como os tais pés formosos anunciarão coisas boas, se não forem enviados? Como serão enviados, se ninguém os pregou? Como poderão pregar, se nada ouviram? E como poderão ouvir, se em nada creram? E como irão crer, se não foram chamados ou mobilizados por ninguém?

Como cristãos, todos somos chamados a apresentar o Evangelho na mesma medida em que recebemos. E cada congregação deve amparar os missionários que lhes enviam as centenas de novos convertidos, como também devem dar suporte material/financeiro enquanto eles estão indo de encontro aos milhares que estão no campo esperando receber cuidado, ensino, alimento material e espiritual conforme Jesus ordenou.... obs.:

É preciso perceber que pouco importará aonde se vá, se a prioridade não for cumprir a missão de fazer discípulos. Porque esta Grande Comissão não se realiza apenas no verbo “ir”, mas principalmente no “ensinar”.

Percebam que não é uma escolha levarmos ou não o Evangelho. E sim, uma ordem para fazer discípulos, ou seja, se não o fizermos, certamente “desobedecemos” ....

Se perdermos o espírito do ‘Ide’, perdemos o espírito cristão. Uma igreja desobediente se converterá em uma igreja morta; morrerá de uma parada cardíaca. S.D. Gordon

Ressaltando que ainda há uma vasta região onde muitos estão prostrados ante as trevas da idolatria e milhões sofrem os horrores do paganismo, ateísmo e demais religiões anticristã. Deste modo, devemos PERMANECER obediente ao IDE de Deus e apresenta-lo ao “estrangeiro”, cuidar dos órfãos e das viúvas, ou seja, ao se envolver com a obra missionária, teremos a conduta, bem como as palavras, o convencimento para aos incrédulos e assim, silenciar os ignorantes e, principalmente, saciar os necessitados.  Mas que fique claro que existem muitas redes e muitos peixes..., mas faltam muitos pescadores.

Cabe também alertar os devidos “ministros” que ao invés de ostentar uma pseudo autoridade sem santidade, voltem a abençoar os outros como lhes é devido enquanto há tempo.

Mas antes, aprendamos que o principal requisito para ser um missionário, não é nosso amor pelas almas, mas o nosso amor por Cristo. E não importa quem fomos e, sim que somos todos chamados a cooperar com a obra de Deus em resgate e reconciliação.

E acerca do sustento, infelizmente, os missionários, por ilusão, esperam pelas promessas dos ricos pastores, mas na realidade, vivem das ofertas dos pobres.

Sendo assim, a campanha do Natal deste ano é uma convocação de ajuda aos missionários para que o Evangelho das boas notícias, possa chegar primeiro a tempo aos campos. Pois o último mandamento de Jesus deve ser a primeira ação de todos.

Os missionários sabem e conhecem a realidade de todos. Sabem porque vivenciam diariamente. Porém, esperam que cada um dos alcançados não só tenha comida suficiente, moradia ou recursos financeiros; mas que cada “crente” enxergue esses novos convertidos com o mesmo valor e cuidado que recebe dos seus familiares, amigos... certamente nem todo mal social e injustiça humana cessariam, mas facilitaria lembrar e enviar ajuda aos que se doam sua vida ao IDE e seu conhecimento aos que necessitam de Cristo como Senhor e Salvador!

Nataniel Saint, missionário e mártir disse certa vez que as pessoas que não conhecem ao Senhor dizem, ‘porque eles gastam suas vidas como missionários?’. Porém esquecem que eles também estão gastando suas vidas... E quando a bolha estourar, eles não terão nada de significado eterno para mostrar pelos anos que gastaram.

Portanto, não tenha pena dos missionários; tão pouco, inveje-os. Mas apoie-os, alimente-os, ame-os. Pois é neles que se encontra a verdadeira ação de encarar a vida e a morte: de distinguir o pecado e a graça, e de mostrar a luz do Evangelho onde o Céu e o Inferno divergem ao mundo.

Por fim, digo-lhes que Jesus não regressará na semana que vem, nem no ano que vem. Porque Ele mesmo disse em Mateus 24;14 que só regressará quando a Grande Comissão tiver sido completada por seus discípulos. E se você tem a visão de alcançar o teu bairro, a tua cidade, alegre-se! Pois isso é só 5% da população comparada com toda a população mundial. Expanda a sua visão para todo o mundo - e conhecerás os outros 95% do coração de Deus.

Esperamos que os jovens de suas igrejas entreguem suas vidas a Deus para servirem no campo missionário e que você e os demais membros da sua família, igreja, trabalho..., possam estar dispostos a entregar uma oferta de amor para sustentar os missionários e servir juntos no mesmo propósito. Ou ainda tem alguma parte da palavra ‘IDE’ que você  não entendeu?

Espero que não mais, né?

fotos

tom caet