21/02/2024

Geazi - o politico da atualidade

 

"Ai daquele que constrói o seu palácio por meios corruptos, seus aposentos, pela injustiça,
fazendo os seus compatriotas trabalharem por nada, sem pagar-lhes o devido salário.”

Jeremias 22:13

Existem hoje dentro das igrejas políticos cristãos que se comportam como Geazi. (Para quem não sabe Geazi era servo do profeta Eliseu). Em suma:

Naamã tinha lepra quando procurou o profeta Eliseu e se curou ao atender suas ordens. Como ele era uma pessoa dominante, resolveu retribuir ao profeta (2Reis 5:14, 15 e 16), porém Eliseu recusou o presente. Mas Geazi encheu-se de cobiça e retornou para pegar alguns desses presentes.  E ao reencontrar com Eliseu- que sabia o que ele tinha feito – foi questionado a responder por onde andava, mas mentiu dizendo: "Em lugar nenhum". Então toda a lepra de Naamã caiu sobre Geazi.

Perceba que na antiguidade, Geazi que Trabalhava com o profeta; que era um servo de Deus; que via as manifestações do poder de Deus e ainda assim demonstrou que a corrupção carnal permanecia na sua vida.

Da mesma forma hoje, muitos cristãos encontram-se na mesma situação deste servo. A maioria frequenta todos os dias o culto, participam da EBD, fazem campanhas, vigílias e muito mais... e por efeito ainda são presas fáceis das armadilhas carnais, deixando de lado o Evangelho para satisfazer seus desejos materiais.

 Certamente como a Geazi e a muitos outros, como Cristão, precisamos pedir pra Deus abrir nossos olhos e ouvidos para um despertamento espiritual. Porque Poucos quererão entender isso.

 Como “evangélicos”, o Nosso testemunho de fé deve ser público e respaldado por uma vida de compromisso com a amabilidade, justiça e santidade.

Da mesma forma, Para poder exigir esse mesmo compromisso ou certa transparência dos políticos sejam cristãos ou não, é necessário que o nosso apoio ou o voto não seja baseado em idolatria ou na ideia de que os mesmos sejam eleitos e um enviado de Deus “como José – que o próprio Deus o colocou e não o voto - para nos representar.

Diante disto, sobra somente um sentimento de descrença, de apreensão e de uma certa resignação com o qual todos tivemos somos cooperadores de tamanha vergonha. 

 Todo o anseio, informação e atitude exige uma tomada de posição, seja uma ação ou uma omissão em eleger alguém. Nós somos responsáveis por aquilo que fazemos; somos também responsáveis por aquilo que deixamos por fazer. Esse é o mais grave contexto político, pois   não está sendo feita com lideranças honestas.

A mudança não chegará enquanto não mudarmos de hábitos. Somos crentes e não somos donos da realidade, mas servos da verdade. Servos, não da impunidade, mas sim servos daquilo que nos possui e nunca conseguimos plenamente agarrar: a Verdade e a Justiça.

Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e atormentaram a si mesmos com muitas dores.  1 Timóteo 6:10

 

fotos

tom caet