30/07/2024

O véu se rasgou Raça de víboras. Matheus 12...

 


O véu se rasgou Raça de víboras. Matheus 12...

Como cristãos, é obvio que jamais negaremos o evangelho e não negamos que a boca fala o que o coração está cheio, contudo, precisamos saber qual seria a melhor forma de definir uma pessoa que pelo seu modo de vida e escolhas passa no momento de proferir suas palavras.. Além do mais, foi Deus que criou cada pessoa de personalidade única, portanto,  não nos cabe impor rótulos e etiqueta para sua criação: tipo tagarela, falastrão, e por ai vai.

Como cristão devemos respeitar o modo de vida e escolhas do próximo. Embora todos sejam mutáveis e perenes de ideias, opiniões e pensamentos, qualquer palavra condenatória não nos cabe.  

Há um conto que diz assim:

Certo sacerdote ensinou as letras a um lobo. Ele disse A e o lobo igualmente disse. O sacerdote disse B, o lobo disse igualmente. O sacerdote disse C e o lobo, igualmente. Então o sacerdote lhe disse: Agora lobo, junte-as e forme sílabas.

_ Formar sílabas eu não sei — respondeu o lobo.

Então o sacerdote disse ao lobo que dissesse o que lhe parecesse melhor. E o lobo prontamente respondeu:

_ um CORDEIRO. Parece-me que isto soa muito bem.

Então, falou o sacerdote: — então lobo, que no coração há, na boca está.

Mas: será que a boca fala realmente de tudo que tem no coração?

Em Matheus 12... Diz assim: Raça de víboras, como podem falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração.

Em At 17.18, No areópago, quando Paulo começou a falar sobre Jesus, os filósofos e teólogos o chamaram de tagarela e disseram que ele estava anunciando sobre deuses estrangeiros. Então o questionaram:

- “Podemos saber que novo ensino é esse que você está anunciando? Você está nos apresentando alguma ideia estranha, e queremos saber o que elas significam.” (Atos 17.19-20)

Pelo jeito, parece que “Todos os atenienses e estrangeiros que ali viviam não cuidavam de outra coisa senão falar ou ouvir as últimas novidades.” (Atos 17.21) Neste ínterim, estrategicamente Paulo aproveitou a ocasião, falou sobre a situação espiritual deles e pregou o Evangelho naquele lugar:

Vejo que em todos os aspectos vocês (Atenienses)  são muito religiosos, pois, andando pela cidade, observei cuidadosamente seus objetos de culto e encontrei até um altar com esta inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO. Ora, o que vocês adoram, apesar de não conhecerem, eu lhes anuncio.” (Atos 17.22-23) E então lhes anunciou o Deus bíblico:

“O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor do céu e da terra, e não habita em santuários feitos por mãos humanas. Ele não é servido por mãos de homens, como se necessitasse de algo, porque ele mesmo dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas.” (Atos 17.24-25) “Pois nele vivemos nos movemos e existimos como disseram alguns dos poetas de vocês.” (Atos 17.28)

Neste aspecto, há os que pensam serem super-santos só porque são igrejados. Obs., a maioria vive rodeada de pessoas que possuem o mesmo pensamento que seu “líder” ou pregador - que pega as opiniões bíblicas e as usa como opiniões próprias- , ou seja, vinda do seu próprio coração. Qual é o problema disse?

Nenhum... A não ser que quando estão rodeados de “amigos” na academia, na escola,   trabalho..., enfim, como crente consiga  ou tenha  coragem de falar que crê  em Jesus.... Já que na igreja é um santo, mas fora dela....!!!

Embora a bíblia diga acertadamente que o que a boca fala está cheio o coração, Não podemos pegar isoladamente esse versículo e sem contexto sair aplicando presunçosamente na vida dos outros. Ah! Mas a bíblia diz e fim... ok! Mas Você teria moral suficiente pra dizer pra quem e por que, conforme Mateus, 12: 34?

Porque não é tão simples "definir" uma pessoa pelo que ela acha, pensa e fala. Aliás, há muitos “crentes” que arrogantemente, saem por aí "definindo" as pessoas como se fossem melhores do que elas por terem uma crença ou conhecimento específico.

Na contramão, com cristo temos a vantagem de aprender a assumir as rédeas do próprio destino e construir uma história nova e diferente a cada dia. Com o Espirito Santo temos o privilegio de Passar por uma total transformação de hábitos e de visão de vida. Não precisamos abolir nossas crenças...; e ainda nos libertamos pelo seu exemplo  da pejorativa crítica social.

Entendemos que a felicidade e toda mudança é unicamente responsabilidade nossa. Uma via necessária difícil e dolorosa para ascendermos a patamares que nos conduza a colheitas   fartas, satisfatórias e abundantes. E  neste mundo nada é estanque nem inerte. Tudo está em constante movimento. Tanto é que, aos que percebem isso facilmente procuram ajustar o seu passo com a vida e aos que ainda não, infelizmente, permanecem estagnados no lamaçal emocional e espiritual.

Sim, todo mundo pode mudar. E essa é a beleza da vida: a constante mudança de todas as coisas.  

Se recusar às mudanças é continuar batendo na mesma tecla e perseguindo as mesmas utopias já que "Errar é humano, persistir no erro é diabólico". E por ser diabólico  dentro da sua baia, cada um acaba por mostrar quem é agindo ou falando sempre da mesma maneira como se estivesse no mundo, ainda que os discursos que profere sejam diferentes.

Por outro lado, em Cristo, não há condenação quando há compreensão. Quando alguém se esforça para sair desse círculo vicioso ela tem méritos, e não são poucos, porque deixar morrer o passado não é tão fácil.

De facto, nem sempre o que falamos e como nos expressamos reflete aquilo que somos e   como cristãos devemos seguir o exemplo de Cristo e atentando ao homem que fala muito mansamente e promete grandes favores! No fundo de seu coração ele abriga a falsidade. Embora a sua conversa seja mansa, não acredite nele, pois o seu coração está cheio de ódio. Ele pode disfarçar, mas todos acabarão vendo a sua maldade. Provérbios 26: 24-26

Mas cuidados com os que se calam também. Pois o silêncio para alguns, às vezes serve com a função de castigo. Porque  muitas pessoas utilizam o silencio para “expressar” sua raiva, sua insatisfação ou seus desprezos quando repreendidos.

Particularmente, eu não vejo problema nisso, Mas Até que ponto esse método pode ajudar a resolver um problema ou fazer a outra pessoa mudar?  

Porque tanto o silêncio quanto o falar demais encobre e nem sempre resolve um conflito ou traz solução de um determinado problema.

Tenha uma visão muito sábia da vida; veja como ela muda se transforma. E com Jesus falaremos com sabedoria nos calaremos quando for necessário parar pra ouvir O que o Espirito diz... Porque é notório que ele é o único que intercede por  nós entre os céus e a Terra.

fotos

tom caet