29/05/2011

O POVO é CORDIAL!

.O POVO é CORDIAL!
Que esse mundo está de pernas para o ar isso não é novidade.
É muito comum, olharmos para os lados e vermos que os bons não chegam a lugar nenhum.  Principalmente quando os espertos, os desonestos e os indolentes continuam dando um "jeitinho" de passar a perna nos outros para levar a melhor.
 O que quero dizer com isso: o tal jeitinho brasileiro já virou mania para mundo inteiro. É claro que nem todo mundo é desonesto diante dos padrões de honestidade. Todos nós acabamos nos vendendo um  pouco. Apesar de muitos se defenderem dizendo que são honestos porque não matam nem roubam, mas fazem vista grossa com as situações que acontecem ao redor, e ainda alegam que a sua opinião não faz a menor diferença. Faria?
COMO UM FORTE VENTO
Estou começando a entender certas coisas que absurdamente eu achava estar certo. Carreguei comigo certas ideias e opiniões que não me acrescentaram nada. Uma delas é a mentira acerca da vida. Falarei dela, mas não quero a sua opinião. Ok?
Se eu estou escrevendo é porque eu não encontrei nas pessoas as soluções de problemas vividos.
Tenho a liberdade para fazer isso. Aconselho a fazer o mesmo! Exponha a sua insatisfação e indignação.
Bem: sempre ouvimos de alguém que deviamos correr atrás dos nossos sonhos. Aos sete anos eu disse que seria um professor. Constrangi- me várias vezes quando o meu pai Amaro, um velho homem dedicado à família, solicitava a minha leitura após chegar do seu trabalho.  Lembro que com um sorriso torto ele ironizava da minha vergonha. Tudo bem, eu era o seu “pretinho”. Antigamente podia ser chamado assim, agora...
Curti a presença dele por pouco tempo. A vida foi injusta com ele. Foi injusta comigo. Fiquei aborrecido, sofri e com o tempo comecei a descontar em mim mesmo as minhas incertezas; minhas inseguranças. E a Deus as minhas indagações. Ah! Seu tivesse dinheiro. Ah! Se nós fossemos ricos. Se fossemos de uma família tradicional, etc. não é assim?
Quando nos sentimos desprotegidos, passamos a tomar uma posição de fuga. Escondemo-nos usando a mascara da mentira- o famoso tudo bem. Afinal. Como é ser uma vitima de um descaso, ser vitima de alguém, ser vitima de nós mesmos?
Como fazer com que os efeitos das minhas experiências ultrapassassem esses valores?
Eu não imaginava que isso ia exigir um gasto horroroso. E pelo jeito, foi isso que, segundo eu passo acontece. A cura de uma pessoa não vem através dos sonhos e adivinhações. O tempo até que auxilia, é importante, mas as lutas ficam mais constantes e as vitorias distantes. Hoje solidão passou a ser minha companheira. Através dela Deus tem me ouvido, e me atendido. A solidão não enxuga os meus prantos, mas me ensinou a falar para o mundo. Ensinou-me a pensar.
Agora eu posso sonhar com um final feliz. Na verdade, acreditar em sonhos, para mim, por exemplo, é afirmar que você consegue ver além. É dizer que qualquer sonho não dá garantia de um lugar bom no céu. Digo por que eu sonhava sem colocar Deus na jogada. E pelo que eu sonhei se eu conseguisse na minha vida Ele não existiria. O que move o sonho do homem é dinheiro, fama e quem nunca sonhara com isso para fugir dos problemas...
Não vem com esse papo de atirar a primeira pedra. Deus não leva em conta o tempo da ignorância. Mas se você tem Cristo, recolha as que atiram em você, construa um castelo no céu. De certo que também não entendia porque não me diziam isso antes? Repito Deus não leva em conta o tempo da ignorância.
Antes era assim...
Dias desses tive vontade de voltar aos meus tempos de infância. Especialmente a adolescência e mais especificadamente a juventude. Mas refleti rapidamente e percebi que nunca sai dela. Se hoje estou aprendendo é porque ainda falta muito pra mudar o meu caráter seja ele qual for. Também poderia fingir. Não isso não é uma boa ideia. Quem sabe, mentir. Piorou! Puxa! Percebeu como vivemos criando armadilhas sutis de comportamento? Tenho que vigiar! Se a gente não estiver mesmo ligado, cairemos direitinho!
Apesar de não ter prosseguido, com a mega-destruição da minha vida, pelo menos prossegui em ser solidário comigo mesmo declarando: Passo a partir de hoje a não me abandonar e não me deixar levar pelos sonhos esperando ele acontecer do meu jeito.
Eu juro! Que nessa brincadeira, as coisas não são tão fáceis assim. Não me conformei ainda. E nem quero, pois o meu desejo é ir além da minha capacidade de consciência própria. Quero ser usado ou ousado. Os dois talvez. Quero criar artimanhas que favoreçam e progridam.
Espero não estar falando complicado, saiba que isso aqui não é uma bíblia, mas busque em Deus o discernimento se for capaz de chegar até Ele... A tênue lembrança me faz acreditar na mudança. Não cometer os mesmos erros, porém aprendendo com outros. Ou você achou que vou ser perfeito? Tenha dó!
Percebo  que sou iracundo e um pouco arraigado no pragmatismo. Apesar de também já ter ouvido isso.
Vou piratear ideias, louvores. Vou usar as ideias mesmo sabendo que os egoístas me impedirão de usa-la. Sinceramente eu não “tô” nem ai. Até eles quererem me processar por direitos autorais ou me deixar usar o seu conhecimento, só vou parar quando contaminar outras cabeças. Vou deixar de ser bobo! Permitirei que  propague as minhas ideias, meus ideais. Faça o mesmo! Você é especial porque pensa. Insisto quero expressar com liberdade as minhas convicções e opiniões.
Ontem por exemplo foi um dia estranho, tive um problema social, não pessoal. Um problema bem sério. Um cara passando mal da barriga, entre um paredão e um carro num lugar escuro. Estava tudo bem até eu vê-lo, pois acreditei que poderia ser inicialmente um assalto. E passei pro outro lado da rua. O engraçado é que ele me viu e começou a gemer. Resolvi para e perguntar se podia ajudá-lo. Realmente o cara estava mal. É por isso que eu vejo as coisas, escrevo e às vezes odeio por não poder escrevê-la será que o cara deixaria?. Mais do que odiar tenho raiva disso. Tenho preconceito das coisas que se passam com as pessoas que julgamos. E isso não muda com o tempo. Tempos atrás me acharia um imbecil, mas hoje aceito mais as coisas do outros. Então sou um imbecil completo. E Isso acontece mesmo.

fotos

tom caet