01/07/2011

QUE TUDO TERMINE BEM

QUE TUDO TERMINE BEM

Durante a sua vida, você é capaz de sentir de tudo. Sentimentos bons e ruins, alegrias e tristezas. São inúmeras as sensações que nós vivemos.
Chega! Estamos fartos! Não é assim? 
Isso serviu como motivação para a paixão, saudade, dor-de-cotovelo, remorso, excitação, pessimismo, – aprenda a reconhecer cada uma destas drogas – e culpas. 
Chega de alegrias e tristezas sem novidades, experimentaremos um pouco de cada coisa, e o que não foi experimentado,  será ao menos testemunhado através da vida e do sentimento dos outros, no entanto, com frequência a gente sente na própria pele a humilhação que falamos.
A humilhação mais comum é aquela em que você menospreza e reduz alguém que o coloca no seu devido lugar (te fala a verdade) – este lugar não permite enganação. Geralmente as opressões hierárquicas: patrão-empregado, professor-aluno, adulto-criança. Pastor-membro. Isso mesmo Os próprios, não se respeitam hierarquicamente, não se suportam.  Apontam a soberba alheia e humilham porque sabem que ele é também é fruto da arrogância, e os arrogantes são pessoas com complexo de inferioridade. Humilham para não serem humilhados. A humilhação não é fruto da hierarquia, mas da falta de humildade. 
Tente vencer as dores do mundo, supere a dor antiga e busque um final feliz.
Procure ficar amigo de quem te ama e não caia nas ciladas do coração.
Não se culpe por tudo.
 Saiba que nesse caso – o coração - não é maldade, pois ninguém pretende desdenhar de ninguém vivendo na mesma situação. Apenas encare de cabeça erguida o desconhecido: você, a sua fraqueza e as suas emoções. Aqueles que o julgam adormecerão, mas de vez em quando acordarão 
impiedosamente, para colocá-lo em seu devido lugar.


Diluvio – a inundação velha DE CADA DIA!

Ainda bem que o tempo passou! Já imaginou o desespero que tomaria conta de nós se tivéssemos que suportar outras inundações?
 A beleza é curta, mas se renova. Tudo o que é belo não pode ser apagado, porque apagar a beleza é esquecer-se de envelhecer é se aprisionar.
 O seu encanto esta exatamente no fato de ser livre.
Você só é belo porque é livre.
Fico pensando que nem sempre sabemos reconhecer o ser humano, seu encanto...
Muitas vezes nós o matamos de tristeza. A velhice talvez seja assim: uma experiência de sofrimento, do desdém a vida.
Amar, mas sem possuir, viver, simplesmente...
Viver é um exercício de desapego. Uma grande aventura onde você é o herói da sua própria historia. Só não lute contra o tempo: deixe que ele leve as suas fraquezas e derrotas.  Fique só com o necessário para relatar a sua experiência. Estabeleça a diferença entre a sua vida e a vida de ser um velho, ou seja, manter um valor de admiração por um dia ter sido jovem. Também não se sinta “velho”. Se sentir velho em algumas situações, tome uma posição, se defina na pobreza dramática do dia a dia ou Abra mão desse direito, inovando no meio social com atividades que gerem resultados que o incentivem a passear e ler,
Va ver os bons amigos, relembrar os bons tempos. Seja lúcido! A sua vida antiga vai se tornar rica em novidades. As suas coisas velhas serão aposentadas juntas com os obstáculos da idade.
Não deixe a vida te levar. Ela é passageira. Conduza-a vivendo o seu presente.
Não fique triste eternamente e nem alegre demais. Equilibre-se no espírito e compartilhe com os outros nos momentos de tristeza e alegria.

As Escolhas certas.

A certa altura da vida erros e acertos fazem parte do crescimento pessoal. "Nós somos a soma das nossas decisões”. Essa ideia se acomoda na nossa massa cinzenta e de lá nunca mais sai. Concluo dizendo: que não compartilho dessa crença que a gente é o que a gente escolhe ser, também não me deixo levar pelo destino.  Vejo que, ao fazer algumas opções, poderemos estar descartando outras possibilidades. Entender nesse caso, não é uma tarefa tão simples.  No momento em que se escolhe ser médico, você também pode ser piloto de avião.
Administre o seu tempo e verá.
            Apenas viva seus amores e deixa ou outros continuarem com os seus. Só não devemos tirar o lugar um do outro. Recuse os prós e contras: aprenda a viver compartilhando...
Escolha as alternativas que são válidas, e trabalhe em consertar as erradas. E pague por elas. Por isso é tão importante o conhecimento. No entanto, é necessário ler muito, ouvir os outros, prestar atenção ao que acontece em volta e não ser exigente. Nossas escolhas não podem ser emotivas, elas têm que refletir o que a gente precisa. Levando tudo em consideração: verá que ninguém é auto-suficiente.
As mudanças vão acrescentar, e não anular o seu direito.
Vamos! Pois a estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada também não queira fazer tudo.  Tenha responsabilidade e compromisso. Para arcamos com as consequências de agirmos errados, lembre-se: você tem suas escolhas, hoje você tem 25% de chance de dar certo, 25% já se passaram e nadam foi feito. Resta o futuro com 50% de chance de dar certo. A escolha é sua...!


Faleceu uma pessoa que você conhecia...

Quando chegamos a algum lugar, encontramos dizeres ou somos convidados por pessoas que nos mostram em qual direção devemos seguir.
“o falecimento de uma pessoa conhecida também é assim”.
Digo isto porque o convite  é no lugar mais nobre da cidade, o cemitério, que tem o IPTU caro!
No início, ainda pensamos em planos de moradia parcelada, mas seja sincero: quem sabe o dia que vai morrer?
 Todos nós nos entristecemos com a morte de alguém, mas na verdade ficamos mais curiosos para saber o que acontecerá com a vida dos seus entes que ficaram vivos.
A morte consegue reunir todas as classes. A agitação é grande, imaginamos quem será ou deverá ser o próximo.
Conforme as pessoas morrem, outros vão crescendo. Aproveito para anunciar o próximo enterro: será da ignorância, já que crescendo, a consciência da nossa fé cresce junto.  Quem tentar atravessar na frente dessa gente estará atrapalhando o enterro da enganação, da mentira, do descaso, do sofrimento e da inundação dos sentimentos ruins. Não queira ouvir: Ainda bem que esse infeliz morreu!
Afinal, a maioria é curiosa. Cuidem-se para se manter no final da fila até chegar a sua vez.
 Como diria Erico Veríssimo: “O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos e seus atos. A maneira como você encara a vida é que faz toda diferença. A vida muda, quando "você muda".” Saiba escolher.

Acredite se quiser.

Li que “podemos acreditar que tudo que a vida nos oferece no futuro é repetição do que fizemos ontem e hoje”. Mas, se prestarmos atenção, vamos nos dar conta de que nenhum dia é igual a outro. “Cada manhã traz algo escondido.” São as oportunidades que precisamos usar como incentivo cotidiano. Concorda? São detalhes que precisamos observar e viver cada dia fazendo a diferença, minuto por minuto. Vamos trocar as nossas frustrações pela alegria de nossos bons momentos: do “altinho” nas ruas de barro, beijos no escuro da esquina, do futebol no campinho de várzea, etc. até do primeiro amor. Se isso é a decisão correta, não sei. “Mas nunca poderemos deixar que cada dia esteja igual ao anterior porque todos os dias são diferentes, porque estamos em constante processo de mudança”.


fotos

tom caet