29/09/2011

Bem-aventurados sois vós...

Bem-aventurados sois vós...

O episódio da vida de Jesus conhecido como o Sermão da Montanha traz ensinamentos preciosos para a vida do cristão. Nele destaca-se, sem dúvida, o discurso sobre as Bem-Aventuranças:

Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos céus. (Mt 5, 3)

A palavra de Deus é simples. Para compreendê-la basta que sejamos simples, descomplicados, capazes de experimentar sem se deixar levar pelos caminhos que a vã intelectualidade por vezes nos conduz. Contemplar a presença de Deus em nossas ações é já participar de Seu reino.

Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. (Mt 5,4)

Jesus ama a todos, mas deixa clara a sua preferência por aqueles que mais sofrem, mais choram, mais são injustiçados. É preciso reconhecer que em nosso sofrimento é o próprio Deus quem sofre conosco. Contemplar a presença de Deus nos momentos difíceis de nossas vidas é já estar consolado.

Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. (Mt 5,5)

Jesus manso e humilde de coração, torne nosso coração semelhante ao vosso. Quantas vezes pedimos isso? A vida não é construída pela violência. Ao contrário, o que constrói é a capacidade de amar, de se dar ao outro gratuitamente, de levar ao outro a paz. Contemplar o coração manso do Príncipe da Paz é já possuir a terra.

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. (Mt 5,6)

Sedentos e famintos de justiça sempre existiram em uma humanidade marcada pelo pecado. Jesus é solidário com aqueles mais excluídos, que sofrem a fome e a sede que matam a alma por não se sentirem irmanados com os que mais possuem. Contemplar a esperança de nos sabermos todos irmãos, filhos do mesmo Pai, com os mesmos direitos é já começar a saciar o desejo de formarmos todos uma só família.

Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia (Mt 5,7)

O coração misericordioso do Pai é mostrado à humanidade através de Jesus Cristo. O próprio Deus nos perdoa sempre, porque a fonte de seu amor é inesgotável. Assim como o Pai nos perdoa, devemos também nós perdoar, construindo uma rede de misericórdia pronta para alcançar a todos os nossos irmãos. Contemplar a misericórdia que emana de Jesus Cristo é já alcançar o perdão por nossos pecados.

Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. (Mt 5, 8)

A pureza do coração é a qualidade fundamental para reconhecer a simplicidade de um Deus que constantemente está gerando vida entre nós, ainda que esta vida nos pareça pequena ou escondida. Contemplar a vida que explode em um mundo que teima em dizer não aos seus sinais, é já ver a presença de Deus entre nós.

Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. (Mt 5,9)

Ser promotor da paz é ser irmão de Jesus Cristo, aquele a quem o profeta Isaías chamou “Príncipe da Paz”. Ser promotor da paz é lutar, incessantemente, para que a justiça se estabeleça, a fraternidade seja a impulsionadora das relações, o diálogo seja mais forte que qualquer barreira pré-estabelecida. Contemplar a paz acontecendo em nosso meio é já assumir perante toda a humanidade a condição de Filho de Deus.

Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. (Mt 5, 10)

Os que promovem a paz, que lutam pela justiça, que desejam construir a verdade sempre serão perseguidos por aqueles que não desejam dividir o poder, a riqueza, o status. Ser perseguido por causa da justiça é igualar-se à condição de Jesus, mártir maior da luta pelo fim da exclusão e da injustiça. Contemplar a cruz é desde já viver a ressurreição como fim maior de nossa existência.

Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus. (Mt 5, 12)

Bem-aventurada a humanidade inteira que sofre a dor da perseguição por amor a Jesus Cristo. Bem-aventurados todos os homens e mulheres, de todas as gerações, passadas e futuras, desde já resgatados pelo amor infinito de Deus Pai por seus filhos. Bem-aventurados todos aqueles e aquelas que buscam a verdade, a justiça e não temem dizer “sim” ao projeto de Deus e continuam a lutar para que o reino se instale já no meio de nós.

fotos

tom caet