20/01/2012

COMO UM FORTE VENTO

COMO UM FORTE VENTO

Não aconselho a andar só. Aconselho a ser um amigo de alguém, segurar a sua mão, conversar, aconselhar e emprestar o ombro. Dizer não desista, estamos juntos! A propósito, não desconte nas pessoas os seus maus momentos, e nem crie um. Maus momentos tipos, humor com TPM, tristeza com sarcasmo, frustração com anseios e derrota com luta. Também não esconda egoisticamente as suas vitorias. Contamine com equilíbrio, suportando controlando-se sabe lá como. Descubra-se. Perceba-se. O que importa é a sua importância fazendo a diferença para você mesmo. Se sentindo bem, fará alguém bem.

Uma das formas mais notadas de enfrentarmos essa indiferença é tratando a doença da ignorância. Sem lógica ela destrói a capacidade de entendermos as entrelinha da vida.

Aquelas sutilezas que nos ensinam a viver em paz e harmonia em qualquer parâmetro espiritual ou carnal.

Estou começando a entender certas coisas que absurdamente eu achava estar certo. Carreguei comigo certas idéias e opiniões que não me acrescentaram nada. Uma delas é a mentira acerca da vida. Falarei dela, mas não quero a sua opinião. Se eu estou escrevendo é porque eu não encontrei em pessoas as soluções de problemas vividos. Estou livre para fazer isso. Faça o mesmo! Exponha a sua insatisfação, indignação.

Bem: diziam-me para eu correr atrás dos sonhos. Aos sete anos disse que seria um professor. Constrangi- me várias vezes quando o meu pai Amaro, um velho homem dedicado solicitava a minha leitura e com um sorriso torto ironizava da minha vergonha. Eu era o seu “pretinho”. Curti a presença dele por pouco tempo. a vida foi injusta com ele. Foi injusta comigo. Aborreci, sofri e com o tempo comecei a descontar em Deus as minhas raivas. Ah! Seu tivesse dinheiro. Ah! Seu nós fossemos ricos. Se fossemos de uma família tradicional, etc. não é assim?

Ser vitima de um descaso, ser vitima de alguém, ser vitima de nós mesmos. Fazer com que os efeitos das minhas experiências ultrapassassem esses valores, exigiu um gasto horroroso. E pelo jeito, foi isso que, segundo eu lembro aconteceu, a cura não veio através dos sonhos e adivinhações. O tempo foi importante, as lutas ficaram mais constantes e as vitorias distantes. A minha solidão era a minha companheira. Ela me ouvia, ela me entendia. Enxugava os meus prantos e me calava pro mundo.

Sonhava com um final feliz. Se for verdade, acreditar em sonhos, por exemplo, afirmando que você consegue, é dizer que o mais impuro ou não convertido garantiria um lugar bom na eternidade. Digo por que eu sonhei sem colocar Deus na jogada. E pelo que eu sonhei se eu conseguisse, Ele não existiria. Prostituição, drogas, fama, quem nunca sonhou?

Não vem com esse papo de atirar a primeira pedra. Se você tem Cristo, recolha as que atiram em você. Também não entendo porque não me disseram isso antes!

Dias desses tive vontade de voltar aos meus tempos de infância. Especialmente a adolescência e mais especificadamente a juventude. Mas refleti rapidamente e percebi que nunca sai dela. Seu hoje estou aprendendo é porque ainda falta muito pra mudar o meu caráter seja ele qual for. Também poderia fingir. Não isso não é uma boa idéia. Quem sabe, mentir. Piorou! Puxa! Quase que eu criei armadilhas sutis de comportamento. Tem que vigiar! Se a gente não estiver ligado cai direitinho! Apesar de não ter prosseguido, com a mega destruição da minha vida, prossegui em ser solidário comigo mesmo. Passo a partir de hoje a não me abandonar e não me deixar levar pelos sonhos esperando ele acontecer do meu jeito. Eu juro! Brincadeira! As coisas não são tão fáceis assim. Não me conformei ainda. Nem quero, pois o meu desejo é ir alem da minha capacidade de consciência administrada. Quero ser usado, ou ousado? Os dois. Criar artimanhas que favoreçam e progridam.

Um segundo para pausa...

Se eu estiver falando complicado, saiba que isso aqui não é uma bíblia, mas busque em Deus o discernimento se for capaz.

Voltando: a tênue lembrança me faz acreditar na mudança. Não cometer os mesmos erros, porem aprendendo com outros. Ou você achou que vou ser perfeito? Tenha dó!

Sou iracundo e um pouco arraigado no pragmatismo. Vou usar a sua idéia sabendo que o seu egoísmo me impedirá de usar. Sinceramente eu não “to” nem ai. Você vai querer me processar por direitos autorais ou vai deixar o seu conhecimento contaminar outras cabeças? Deixa de ser bobo! Permita que eu propague as suas idéias, seus ideais. Você é especial porque pensa. Insisto: quero expressar com liberdade as minhas convicções e opiniões. Quero falar de religião e deixar os problemas religiosos de lado. De certo modo, o problema não está em você ter Deus na sua vida o problema está em você não saber ouvi-lo. Observe sentando numa sala de uma família e perceba como ser pai e mãe é complicado. Veja que todos ensinam a agradecer a Deus, pedindo a Ele uma esposa, um marido, filhos. Com alegria recebem. Realizam festas, convidam os amigos mais próximos. E que festa! Mas, temos que ter um coração honesto. A Bíblia para quem aceita diz “Por isso o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas tem afastado para longe de mim o seu coração, e o seu temor para comigo consiste em mandamentos de homens, aprendidos de cor.” Isaías 29:13 .

A sua teoria está focada em Jesus ou em filosofias? Em Colossenses 2:8 somos alertados a tomar cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo.”

Descobri que a religião não produz frutos espirituais. Não ajudam os outros , não visitam os órfãos e as viúvas nas suas aflições e não guardam da corrupção do mundo.”

Ter um coração honesto até mesmo para esses que não acreditam em tudo. Isso pode ser visto pela atitude sincera. Acabar com a idéia de “pode” ser tomado como “certo ou errado”. Não adianta fazer as pessoas acreditarem nas suas convicções com o ódio ou preconceito. A religião não é boa, mas ajuda você e os outros a procurar ou encontrar as respostas para os seus anseios. Eu acredito em Deus e não faço parte de nenhuma religião. O ateísta acredita: só não aceita. Digo a eles: Eu não te pedi opinião para discordar disso, e nem tente.

Apesar da maioria dos ateus que conheço serem evolucionistas, existem também os que são céticos em relação a TUDO inclusive a própria ciência que eles pregam e sua única certeza é que sempre pode estar errado, nunca vi eles concordarem entre si.

Tudo é POSSIBILIDADE: acreditar, aceitar, ficar no "eu não sei de nada" perguntando Como surgiu o universo? Sabe Como surgiu a vida? Não sei não.

Esse fenômeno cultural pelo qual as pessoas buscam é desconfortante. É emocional fantasiar que compreende o que não compreende. Baseia-se nas crenças antigas atribuindo poderes ao desconhecido. Não fique nervoso, mas toda vez que é contrariado quer defender e honrar a seu conhecimento. Muitas pessoas sim ficam nervosas. Mas isso é porque muitas vezes não temos como resolver e expressar de maneira que a clara a diferença de um ateu para um crente em religião, e sempre falamos de nós mesmos. E muitos crentes às vezes se sentem ofendidos com determinadas perguntas feitas. Se buscar com o mesmo interesse em saber que uma das coisas que nos diferencia dos animais são a inteligência e o poder de entender e investigar, logicamente não ouviríamos isso: "Fico triste quando alguém me ofende, mas, com certeza, eu ficaria mais triste se fosse eu o ofensor... Chico Xavier. Magoar alguém é terrível, porém, estão surgindo vários cavaleiros apocalípticos de pregações não apocalípticas, abertas, sem segredos iniciáticos e que conseguem numerosos adeptos e admiradores; já as outras continuam secretas e satânicas e freqüentadas por poucos. Ainda existem as seitas mágicas, ligadas à Nova Era “ta” ligado? querem voltar a um modo de viver primitivo; ligado à natureza, às divindades extraterrestres... estão viajando!

É difícil estimar exatamente. Mas, conforme as pesquisas existiriam mais de 400 grupos, entre evangélicos, satânicos, espíritas, mágicos, ufólogos, de orientação hindu ou budista, esotéricos e outros, quase um milhão de adeptos e simpatizantes. Movimentos que quase sempre entram em choque com a polícia, e com eles mesmos. é porque querem levar a vida com naturalidade - naturalismo (nudez e outras paradas), e ainda desobedecendo aos códigos civis. Numa rápida análise das seitas em geral, podemos concluir que há vários fatores que atraem as pessoas a procurar esses grupos. Para muitos: buscam de algo que proporcione felicidade e segurança material e emocional, outras, faz com que se sintam protegidos e quanto mais fortes a personalidade de seus líderes ricaços, maior a segurança experimentada. Além disso, a sugestão dos ritos desperta um intenso apelo emocional é convidativo e capaz de convencer e envolver as pessoas que buscam essas emoções. Sem querer condenar, mas julgando, psicologicamente “os adeptos”, poderiam ter o direito e motivos pessoais para escolher, mas geralmente, nota-se que, em muitos deles, existem tendências que exploram sua incerteza e medo. Isso vem fazendo com que busquem, desesperadamente, fora de si, algo que lhes garanta segurança financeira e felicidade. Por isso, entregam-se cegamente aos cuidados dos líderes “gurus”. Quanto a estes cavaleiros apocalípticos, são fundamentalistas, fanáticos. Embora demonstre uma personalidade forte e segura, são atraentes, fazem discursos capazes de convencer quem os procuram. Acabam trazendo uma angústia e vazio interior, por não viver uma experiência “religiosa” diferente da que oferece e acabam brigando entre si por causa das tradições. Sei que consciente ou inconscientemente. Só sei que são manipuladores de seus seguidores. Isso é perigoso para a sociedade civil e chega desse assunto.

Bem falando da vida, Meu exercício mental tem sido ler a bíblia sagrada. Esse livro faz uma diferença grande quando queremos lê-la. Para aprender o que ela ensina, Temos somente que aprender a ouvir. OUVIR - ABORDAGEM DESSE COMPORTAMENTO DIVINO. Mesmo assim, insistimos em perguntar: como surgimos? Mas Será que somos feitos por nós mesmos? Sabia que gestos, palavras, nos ajudam a construir nosso caráter? "O caráter de um homem é formado pelas pessoas que escolheu para conviver." (Sigmund Freud). Quer conhecer o caráter de um homem dê-lhe o poder. Abrahan Lincoln. E você sabe ouvir?s'

fotos

tom caet