28/08/2012

28 de agosto: Dia Nacional do Voluntariado


Sobre Voluntariado
1. Todos podem ser voluntários
Não é só quem é especialista em alguma coisa que pode ser voluntário. Todas as pessoas capacidades, habilidades e dons. O que cada um faz bem pode fazer bem a alguém.
2. Voluntariado é uma relação humana, rica e solidária
Não é uma atividade fria, racional e impessoal. É relação de pessoa a pessoa, oportunidade de se fazer amigos, viver novas experiências, conhecer outras realidades.
3. Trabalho voluntário é uma via de mão dupla
O voluntário doa sua energia e criatividade mas ganha em troca contato humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidade de aprender coisas novas, satisfação de se sentir útil.
4. Voluntariado é ação
Não é preciso pedir licença a ninguém antes de começar a agir. Quem quer, vai e faz.
5. Voluntariado é escolha
Não há hierarquia de prioridades. As formas de ação são tão variadas quanto as necessidades da comunidade e a criatividade do voluntário.
6. Cada um é voluntário a seu modo
Não há fórmulas nem modelos a serem seguidos. Alguns voluntários são capazes, por si mesmos, de olhar em volta, arregaçar as mangas e agir. Outros preferem atuar em grupo, juntando os vizinhos, amigos ou colegas de trabalho. Por vezes é uma instituição inteira que se mobiliza, seja ela um clube de serviços, uma igreja, uma entidade beneficente ou uma empresa.
7. Voluntariado é compromisso
Cada um contribui na medida de suas possibilidades mas cada compromisso assumido é para ser cumprido. Uns têm mais tempo livre, outros só dispõem de algumas poucas horas por semana. Alguns sabem exatamente onde ou com quem querem trabalhar. Outros estão prontos a ajudar no que for preciso, onde a necessidade é mais urgente.
8. Voluntariado é uma ação duradoura e com qualidade
Sua função não é de tapar buracos e compensar carências. A ação voluntária contribui para ajudar pessoas em dificuldade, resolver problemas, melhorar a qualidade de vida da comunidade.
9. Voluntariado é uma ferramenta de inclusão social
Todos têm o direito de ser voluntários. As energias, recursos e competências de crianças, jovens, pessoas portadoras de deficiência, idosos e aposentados podem e devem ser mobilizadas.
10. Voluntariado é um hábito do coração e uma virtude cívica
É algo que vem de dentro da gente e faz bem aos outros. No voluntariado todos ganham: o voluntário, aquele com quem o voluntário trabalha, a comunidade.
Dia Nacional do voluntariado
A primeira forma de voluntariado no Brasil, foi no ano de 1543, quando foi fundada a primeira Santa Casa de Misericórdia, na Vila de Santos. As atividades eram realizadas por padres e freiras.
Após 320 anos (1863), foi criada a Cruz Vermelha, mas que no Brasil só chegou no ano de 1908, 45 anos depois.
No ano de 1985, ou seja, 122 anos depois da criação da Cruz Vermelha, no Brasil o Presidente José Sarney, no dia 28 de agosto, assinou a lei que instituiu o Dia Nacional do Voluntariado. Esse dia foi escolhido, pois foi o da publicação da lei. Alguns meses após, a Organização das Nações Unidas (ONU) fez uma assembléia onde foi criada o Dia Internacional do Voluntário (DIV) e ficou marcado que esse dia é 5 de dezembro.
A palavra voluntário, segundo o dicionário Aurélio significa "que age espontaneamente; derivado da vontade própria. Já para a ONU, "o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos".
Para ser um voluntário, não necessariamente precisa ser cadastrado em alguma instituição. Pois cada pessoa ou grupos de pessoas podem fazer sua parte, a começar pelo seu bairro, para depois ir ajudando mais pessoas e até chegar a uma instituição ou ONG.
Por isso nesta sexta-feira (28/08), é o dia das pessoas que dispõem de um tempo livre para ajudar seu semelhante que necessita de ajuda. E que todos os dias seja o dia do voluntariado, pois todo dia terá uma pessoa que precisará de algum tipo de ajuda.

fotos

tom caet