14/03/2017

"Deus" ou "deus"?




No dicionário da língua portuguesa encontramos a palavra deus com letra minúscula, porque de acordo com as regras da gramática somente nomes próprios são escritos com maiúscula. Mas vou dizer uma coisa:

Há uma falta de educação formal e uma educação familiar tão grande na vida de certos cristãos que nos faz acreditar em um deus fantasioso, místico. Ao mesmo tempo, a culpa é nossa, porque o acesso a informação é tão fácil... mas preferimos nos agarrar a crenças religiosas.

Também sempre os vemos usando a palavra "deus" como nome próprio e escrevendo com maiúscula mais por questões religiosas do que gramaticais. Certamente muitos deles se esqueceram que a língua portuguesa se originou e evoluiu a partir do latim. Então, que tal estudar? Procurar por termos mais abrangentes como "origem das línguas", ou "origem da comunicação humana"?

Realmente, de acordo com novas regras ortográficas, certas palavras e nomes ligados a práticas religiosas podem ser escritas com inicial minúscula ou maiúscula (hagiônimos). É o caso da palavra “deus”, por exemplo. Ainda que os alguns saibam a regra e por respeito escrevam com letra maiúscula, é notório que a maioria tem a mania de inventar ortografia por pura ignorância, por exemplo: "dEle" “nEle”.  Mas e se por acaso ele desconheça as regras gramaticais da sua lingua, e fale que escrever "deus" está errado, seria bom lembra-lo que a palavra "deus" não é nome próprio - apesar dela ser usada como se fosse – e mostra-lo a nova ortografia para ele, porque o que manda é a regra formal e não o que ele acha...

Emprega-se letra inicial maiúscula: 2º - Nos substantivos próprios de qualquer espécie antropônimos, topônimos, patronímicos, cognomes, alcunhas, tribos e castas, designações de comunidades religiosas e políticas, nomes sagrados e relativos a religiões, entidades mitológicas e astronômicas, etc.: José, Maria, Macedo, Freitas, Brasil, América, Guanabara, Tietê, Atlântico, Coração de Leão, Sem Pavor, Deus, Jeová, Alá, Assunção, Ressurreição, Júpiter, Baco, Cérbero, Via Láctea, Canopo, Vênus, etc.

Se as regras permitem o uso de minúscula, por que alguns insistem em afirmar erro para quem não escreve com maiúscula?

A resposta escapa do terreno da gramática para entrar no da psicologia: puxa-saquismo. Sim essas Pessoas provavelmente acreditam que se forem suficientemente humildes e submissas receberão favores especiais de seu deus, daí o uso de maiúsculas tanto na palavra "deus" como nos pronomes pessoais que se referem aos deuses, como "d’Ele", “n’Ele” e similares.

Pessoalmente, admito que haja uma força criadora superior a tudo. E esta força seria, em última instância, o destino final de todos meus conhecimentos e pensamentos... Por isto, dentro da minha concepção pessoal, escrevo Deus com a inicial maiúscula para diferenciá-los dos demais deuses que emanam das diferentes culturas e povos, mas me entristece perceber que há tanta gente ignorante que adora ideias simplórias. 

Se queremos ser todos servos, envolvidos na proclamação do Evangelho do Reino, tomemos o nome mais nobre: Jesus. 

só Ele pode nos fazer sentir seguro e salvo e livrar do medo, dos símbolos, de uma presença física, de uma instituição, uma religião e outras tantas coisas “tocáveis”, que precisa a todo momento ser provado, medido e aceito. De algo que precisa ser “visto”. 

Lamentavelmente, Deus/deus, seja qual for a sua escrita, está minúsculo e  ausente dentro do interior de muita gente. 

Se quisermos ser todos servos, envolvidos na proclamação do Evangelho do Reino, tomemos o nome mais nobre: Jesus (nome próprio).

Enfim, a urgência e a prioridade para esta proclamação linguística são imensas, enquanto o tempo D/deus ainda permita que seja, mas nós temos interações complexas, e cada um pode decidir o que fazer e o que não fazer, inclusive contra qualquer regra.

O que não podemos é ser frios, imorais, sem emoções e cruéis com os outros. Pelo contrário, podemos agir de forma altruísta, benigna, amorosa acima da dita normalidade. Somos tão imprevisíveis!  

Logo, cada um pode decidir o que fazer e o que não fazer com seu conhecimento. Só espero que todos ajam racionalmente.  

Nas escrituras hebraicas e gregas o deus hebraico tem nome e aparece quase 7.000 vezes. Mas tem sido substituído ou propositadamente omitido das pessoas de boa fé.

Refiro-me ao nome Yhwh, traduzido em Yahweh, Jah, ainda em português como Javé, Jeová. O “filho” de deus, cujo nome em hebraico é Yehohshua, traduzido como Jesus, tem recebido erroneamente “o sobrenome Cristo”. Trata-se na verdade de um título, equiparado a messias. Entretanto tomemos cuidado com os fanáticos religiosos, pois pra eles,  escrever “Deus”  diferente dos deles, vão nos acusar de heresia!  

Embora o todo poderoso saiba tudo, e a gramática seja mera criação humana,  herege é quem quer tirar o direito de alguém se expressar corretamente e não convenientemente... E já que todo mundo faz questão do uso de maiúscula, fiquem à vontade. Ah, mas não se enganem, mesmo que renegue a gramatica, Ele se faz presente. Mas afinal: Deus se escreve com maiúscula ou minúscula?

Ah! Tanto faz... a única diferença é que para o bom entendedor o Deus de letra maiúscula ou minúscula deve nos levar pela fé ao nome de Jesus  o cristo, seu filho, que nos faz forte… A maior fortaleza já criada por ele/Ele! 

fotos

tom caet