26/08/2012

Sábio é saber que pouco sabe

 "há três maneiras de submeter-se a liderança de alguém: 

- por obediência

- por estar de acordo

- por obediência e por estar de acordo



O terceiro modo de relacionamento com a liderança é o mais interessante. Estar de acordo com seu líder, significa que na essência você aprova a maneira que ele exerce a liderança sobre você. 
A obediência entra em cena quando você não concorda, mas está ciente de que ele sabe o que está fazendo e por isso obedece. Obedecer é acreditar que quem está à frente é visionário e vê aquilo que o liderado não consegue ver.

Sabedoria

Esta é a virtude que conquista apreço e também a obediência. São palavras sábias que encantam e fazem parar, ouvir, mudar, repensar, seguir. Ser exemplo é uma das atitudes mais sábias. O líder deve ser um condutor, alguém que toma seu liderado pela mão, que mostra o caminho, ao mesmo tempo em que trilha passos à frente, pois ninguém repete aquilo que não conhece.

Se escolher líderes medíocres, se andar com pessoas vazias, qual será o resultado? 

Pessoas sábias não são apenas os estudiosos, os superdotados, os mega- especializados. Tem quem aprenda nos livros e outros que descobrem a sabedoria através da experiência, daquilo que a vida ensina, em meio a tropeços e acertos. Ouvi-los pode nos oportunizar acertos e evitar erros desnecessários. É surpreendente quando damos a nós mesmos a oportunidade de aprender em todo o momento, portanto vamos deixar um pouco os achismos e e aprender com os erros. Quando você menos espera em uma conversa casual você coleciona novo saberes. 

fotos

tom caet