Discussões, debates, tô fora!
Não condeno e nem me envolvo em discussões teológicas porque me incomoda e me deixa conscientemente desconfortável, e a Palavra responde por si só. Para eu ser aprovado tenho que meditar, discernir, e isso são inerentes ao entendimento humano, mas daí achar que posso ter um conhecimento absoluto de Deus... nem pensar, pois Ele resiste os soberbos."Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes."
(Tiago 4:6)
Como cristão espero ser visto por Deus como servo humilde, e que Ele me permita continuar recusando opiniões, estudos e conclusoes teológicas humanas que chega às minhas mãos, quero ler a bíblia, ter boa base para um conhecimento da obra, sem jactância e de graça.
Deus se apresentou a mim em ação e soberania sem cobrar nada. Sem dar nenhuma explicação, de onde é, o que compõe seu ser, que fisionomia tem, Ele simplesmente é.
O que sei sobre Deus, não foi estudado, foi lido. Ainda estou buscando e buscando de todo coração. “Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus”! Quão insondáveis são os seus juízos e inescrutáveis os seus caminhos! Quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Quem primeiro lhe deu, para que ele o recompense? Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém.
Romanos 11:33-36
Não estudei, apenas li na bíblia que os céus proclamam a gloria de Deus e o firmamento anuncia as obras de suas mãos, um dia faz declaração há outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite. Jó disse antes eu te conhecia só de ouvir falar, hoje os meus olhos te veem.
Não estudei, li o que Paulo escreveu em l Timóteo 1:3-7... Roguei-lhe que permanecesse em Éfeso para ordenar a certas pessoas que não mais ensinem doutrinas falsas, e que deixem de dar atenção a mitos e genealogias intermináveis, que causam controvérsias em vez de promoverem a obra de Deus, que é pela fé. O objetivo desta instrução é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera. Alguns se desviaram dessas coisas, voltando-se para discussões inúteis, querendo “ser” mestres da lei, quando não compreendem nem o que dizem nem as coisas acerca das quais fazem afirmações tão categóricas.
Não estudei, li quando Deus deu uma chamada em Jó no meio da tempestade e disse: ”Quem é esse que obscurece o meu conselho com palavras sem conhecimento”? Prepare-se como simples homem; vou fazer-lhe perguntas, e você me responderá. “Onde você estava quando lancei os alicerces da terra”? Responda-me, se é que você sabe tanto. Quem marcou os limites das suas dimensões? Talvez você saiba! E quem estendeu sobre ela a linha de medir? E os seus fundamentos, sobre o que foram postos? E quem colocou sua pedra de esquina, enquanto as estrelas matutinas juntas cantavam e todos os anjos se regozijavam? Jó 38:1-7
Por isso prefiro Jesus, a própria revelação de Deus, o evangelho saudável mais bem explicado que gerou minha conversão. Hoje aprendi a ler e interpretar a bíblia através de Jesus e o Espirito Santo, meu ponto de partida.
A “letra” e “santidade” em excesso e sem medida me deixa arrogante do saber com aspecto de superioridade. Não condeno quem estuda, mas fujo de suas duvidas e discussões teológicas: céu, inferno, predestinação, heresia, interpretação confusa.
( Eclesiastes 3:35).
Discussões, debates, confusão, tô fora!