30/09/2012

ovelhas na corda bamba


Queridos,

  É incrível como certos líderes encontram na Bíblia poder para dar a certos homens a ideia de que têm liberdade de coordenar as pessoas. Está escrito no livro de Jeremias 17:5: Assim diz o Senhor: maldito o homem que confia nos homens que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor.

Sabemos que a autoridade de Deus se manifesta tanto para os crentes como incrédulos e que todos estamos sob a autoridade de Deus. (1Pe 2.13). Pedro nos diz que devemos nos sujeitar [dominar] a toda autoridade humana.  é logico que a igreja terá esse tipo de autoridade. Só que temos compreender o seguinte: A autoridade que o Senhor deu a dois ou três reunidos em Seu nome não se limita à casa de Deus [templo]. A "igreja" [homem] não é um templo [construção].

A autoridade que deve prevalecer na “congregação” [dois ou três reunidos no nome do Senhor] não deve ter sentido de cargo [função] ministerial a única pessoa, e sim uma autoridade universal [dom] estabelecida por Deus na vida dos homens. 

O fato de vivermos em sociedade sugere uma necessidade de precisarmos de um mediador entre outros. Às vezes não sabemos resolver um problema sozinho, pois esta dito em Provérbios 28:26: quem confia em si mesmo é insensato, mas quem anda segundo a sabedoria não corre perigo. Porém, o fato de não conseguimos, deveria nos direcionar a buscar a sabedoria que vem do Senhor Jesus no Espírito Santo, obviamente uma maioria não obedece.

Precisamos de uma autoridade confirmada com discernimento das ovelhas que se reúne no Seu nome e que se dois ou três ao concordar na terra a respeito de algo, seria estabelecido no céu. Portanto, a autoridade que deve existir no templo, é a autoridade delegada pelo Senhor Jesus para o homem [igreja] pelo Espirito Santo e não ao contrario.

Sem pretensão discernir, vai ajudar a confiar ou não em alguns pastores, que visivelmente designados [unção] demonstram os frutos. E na palavra tudo fica bem claro:
Heb 13:7 Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, A FÉ dos quais IMITAI, atentando PARA A SUA MANEIRA DE VIVER.
 Heb 13:17 Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos [domine] a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.

Sujeitar v.t. Submeter constranger: sujeitar a trabalhos penosos. v. pr. Obrigar-se a: sujeitar-se a rigorosa dieta. v. t. Pôr debaixo. Dominar. Subjugar. Tornar dependente. Obrigar. Arriscar, aventurar. Tornar firme, imobilizar.  V. p. Submeter-se; conformar-se, obedecendo. Sinônimos de sujeitar submeter [dominar],  subordinar.

Um pastor é pastor em qualquer lugar onde esteja que serve cujo dom é velar pelas almas, alimentar as ovelhas, curar as feridas, apascentá-las.

Lembre aos pastores que seu dom não é um ofício, um título [profissão]. É um dom e que dom é dado por Deus para cuidar das ovelhas. Portanto se um pastor quer ser seguido à luz do evangelho, deve ser reconhecido como dono do rebanho, mas autoridade delegada pelo Senhor. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Jo 13. Pois qual é maior: quem está à mesa, ou quem serve? Porventura não é quem está à mesa? Eu, porém, entre vós sou como aquele que serve. Lc 22. Ora, se Eu o Senhor e Mestre lavei os seus pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros... Atos 20:28-33 Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho; E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si... 

Esses lobos não podem ser reconhecidos como pastores em decorrência do “seu” trabalho ou como uma prova de "título". Portanto, fuja dos que querem atrair discípulos após si, ou que querem destruir a sua comunhão com o Espirito. São mercenários que não poupam o rebanho e querem extrair o máximo que puderem sabe lá o que das ovelhas. Conhece alguém assim?

Espero que não, pois antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve hoje, tem um testemunho em ruínas e nessa condição devemos vigiar. "cada um considere os outros superiores a si mesmo". Fp 2:3.

Os pastores são homens que cuidam de um templo local e não necessariamente da igreja (pessoal e individual) que encontramos em Efésios. Eles não são dirigentes das reuniões, pois quando lemos atentamente 1 Coríntios 14:26-40 não encontramos um dirigente ou pregador único, pois encontramos que "falem dois ou três profetas, e os outros julguem.... Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados".

Hoje não precisamos de apóstolos, pastores ou presbíteros desonestos, mas sim de homens de Deus, reconhecidos por sua fé íntegra, honesta, levantados pelo Espírito Santo. “Anônimos” voltados ao evangelho, a Palavra de Deus e aptos a aplicá-las nas diferentes situações da vida. Alguns nem sempre são ordenados, mas reconhecidos pelos irmãos pelos trabalhos [ide] dos quais devemos imitá-los. Infelizmente, nem sempre os que pregam ou ministram a Palavra são de Deus. Devemos vigiar, pois TODOS deverão apresentar contas a Deus do serviço que fazem pelas ovelhas.

A ordem é para amar, não para cobrar ou exigir que as pessoas banquem a obra.


fotos

tom caet