01/10/2012

"Ajuda-te que eu te ajudarei"???


Meus caros irmãos,

Preciso voltar ao princípio da minha caminhada! Renovar e parar de ver as enfermidades tomarem vários irmãos que se perdem em ideais e combates teológicos que não levam a nada. Percebo que estamos apartando da nossa boca o Evangelho de Cristo; mesmo meditando nele a vaidade nos cega e faz com que percamos o cuidado de fazer conforme tudo que está escrito...

Gostava quando os pregadores nos enchiam do conhecimento bíblico. Era bom! Agora nos enchem de frases e ideias de autoajuda que não encontramos na Bíblia. Os planos de Deus são mistérios e não nos compete questionar. Mas em relação a isso: há alguma passagem onde Deus indica autoajuda?

Pois é, autoajuda particularmente não acredito e nem quando mais jovem acreditei nessas coisas. Mesmo achando que somos capazes de dirigir a própria vida, não conseguiremos sem Jesus. Foi Ele que disse:

Esforça-te que te ajudarei, “ESFORÇA-TE, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria”. Não to mandei eu? ESFORÇA-TE, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares. (Josué 1:6-9). Logo, tudo posso com a ajuda de Cristo.

Se alguém estiver confiando em si mesmo [autoajuda] como autossuficiente, esforça-te, pois você pode estar chegando ao fundo do poço. A ajuda do alto diz em 2 Tm 1:5; 3:14-15:

Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido. E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus... Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti.". 

Deixe que Jesus [ajuda do alto] entre no seu coração. Pare de pensar na sua vida própria e se interesse pelo seu crescimento espiritual. Você tem feito a sua parte para merecer a ajuda de Deus? Alguma vez você fez alguma coisa pra Ele? Pare e pense!

Queridos, Deus toma para Ele aquilo que é impossível para nós. Pois o que é possível para nós, Deus não faz, nós é que temos que fazer. Deus é a fonte de infinita bondade ele te atende em tudo. Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e Ele  agirá. (Salmos 37.5). “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. (Romanos 8.28). Então o anjo do SENHOR lhe apareceu, e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valoroso. (Juízes 6.12).

A bíblia e as orientações nela contidas trazem a nós pecadores a motivação para obter esforço nesses dias atuais. Felizmente!

Assim, pondo em prática o conselho dela, não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.

Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares. Josué 1:8-9
; recebemos a segurança, descrita e também a garantia de Isaias 41: 10. Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.

A expressão "Esforça-te" aparece  na Bíblia, mas nunca acompanhada da frase "Eu te ajudarei". Observe: "Esforça-te, e tem bom ânimo" (Js 1:6,7,9,18; I Cr 22:13; 28:20); "Esforça-te, e esforcemo-nos" (I Cr 19:13); "Esforça-te, e faze a obra" (I Cr 28:10); "Esforça-te, e clama" (Gl 4:27). 

Apesar disso, não há dúvida de que o Senhor ajuda os que se esforçam.

fotos

tom caet