04/09/2012

Todos caminhos levam a Deus?


1 Reis 16.29-34; 1 Coríntios 10.14-23; 2 Coríntios 6.14-18; Gálatas 3.1-14; Colossenses 2.8; 1 João 5.19-21."

Sincretismo é o processo pelo qual aspectos de uma religião são assimilados ou misturados com outra, levando a mudanças fundamentais em ambas. As crenças de alguns grupos religiosos, afirmam sobre questões básicas da fé cristã, no que diz respeito a quem é Deus, Jesus Cristo, Espírito Santo, o homem, a Bíblia, a igreja, a salvação e o pecado, podemos constatar que não existe concordância, que não se fala a mesma língua. O sincretismo religioso é a junção de filosofias e doutrinas de religiões.
Vejamos, de modo bem resumido, três exemplos de credos muito distintos


Por exemplo:

 A "evangélica" Igreja Universal é sincrética porque tem práticas de religiões de


 origem africana (como o xangô).


Os espíritas são sincréticos quando utilizam filosofias cristãs, hinduistas, judaicas, 

etc.


Os católicos são sincréticos pela adoção de imagens de santos homens.  por exemplo: A Igreja de Nosso Senhor do Bonfim é um dos melhores exemplos de como o sincretismo vigora até hoje; todos os anos, os fiéis se unem para adorar tanto os Deuses africanos como os Santos cristãos (este é o segundo maior evento da Bahia, perdendo apenas para o Carnaval). 
Mormonismo (Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias): Deus é um homem evoluído; Jesus é irmão de Lúcifer; o homem poderá evoluir até se tornar um deus; o Livro de Mórmon, Pérola de Grande Valor e Doutrinas e Convênios compõem um complemento da Bíblia e são a base doutrinária do Mormonismo; a salvação só poder ser encontrada no Mormonismo.
Budismo: Nega que Deus (ou deuses – já que não enxerga Deus como o Cristianismo bíblico) possa interagir com o homem, ou seja, é uma divindade impessoal, chegando ao ponto de negar a existência de um ser divino; a realidade não passa de uma grande ilusão; a vida do homem é apenas sofrimento, ou seja, viver é sofrer; “salvação” é tão somente se libertar dos ciclos de reencarnação (ao atingir o Nirvana).
Kardecismo (Espiritismo de Mesa Branca / Espiritismo Científico): Jesus foi um espírito puro, um médium. O Espírito Santo (o Consolador prometido por Jesus em João 16.7) é a própria doutrina codificada por Allan Kardec, ou seja, o Espiritismo é o Consolador; fora da caridade não há salvação (evolução, fim das reencarnações, estágio de pureza de espírito); a Bíblia não é a Palavra de Deus e a reencarnação é o meio pelo qual Deus aplica Sua justiça.
A lista é muito longa, poderíamos falar muito sobre a diversidade de credos, mas os exemplos acima atestam que não há concordância geral com relação aos credos. Como pode então existir aqueles que defendem que todos os caminhos levam a Deus?


De uma forma geral todas as religiões são sincréticas. Nenhuma religião 

(atualmente) é completamente "original". 

Esses  pluralistas religiosos são caçadores de benefícios, e não se importam se os benefícios que buscam se tornem como vendas em seus olhos.
Na contramão desta filosofia está a Bíblia. Por maior que seja o grito dos pluralistas, é nela que Jesus Cristo, o Filho de Deus disse que é o caminho, a verdade e a vida (João 14.6), portanto, propagar o Evangelho é levar ao mundo perdido o Salvador, Jesus!


fotos

tom caet