03/09/2012

o-que-tem-dirigido-sua-vida?

 BÍBLIA:  A DIREÇÃO CERTA PARA A SUA VIDA;

       A Bíblia diz: ...”você será um fugitivo errante pelo mundo”. E assim que a maioria das pessoas hoje em dia,vivem: perambulando pela vida afora, sem nenhum propósito.        
     A maioria dos dicionários define a palavra “dirigir” como “guiar, controlar, direcionar”. Quando você está na direção de alguma coisa (carro, moto, bicicleta, barco, avião, etc.) naquele momento você está guiando, controlando e dando direção. No entanto, até mesmo nestes momentos a sua vida está sendo (certamente) dirigida por alguma coisa, sentimento, pressão, uma lembrança dolorosa, uma boa lembrança, um temor ou até mesmo uma crença. Diversas circunstâncias determinam a direção de uma vida. Sua vida.                
 Existem algumas coisas que são comuns à grande maioria das pessoas e que de uma maneira ou outra, num determinado momento, começam a exercer forte influencia nas vidas das pessoas a ponto de determinar a direção que devem seguir. E, não raro passam a ser a razão de sua existência.               
 Muitos são os que se deixam dirigir pela culpa.              
  Estas pessoas levam grande parte de suas vidas a fugir do remorso e a esconder sua vergonha. São manipuladas pelas lembranças. O passado está muito presente em suas vidas. E freqüentemente, os fantasmas do passado são culpados pelo seus fracassos. Veja que interessante: quando Caim pecou, sua culpa o afastou da presença de Deus. 
    Somos produto do nosso passado. Mas, contudo, não necessariamente, devemos ser seus prisioneiros .O propósito de Deus não se restringe ao passado. O assassino Moisés foi feito um grande líder pelo Senhor. Quando nos referimos a Moisés, sequer nos lembramos do seu ato no passado, quando matou o soldado egípcio. O que vem à memória são os seus grandes feitos, realizados a partir do momento que se permitiu ser dirigido pelo Senhor. E tantos outros nomes da historia bíblica foram feitos grandes homens pela vontade e direção do Senhor, desde que decidiram ter suas vidas dirigidas pela vontade de Deus. Ele também pode fazer coisas maravilhosas com o resto de suas vidas.               
 A Bíblia diz:  ...” como é feliz o homem que tem suas desobediências perdoadas e seus pecados cobertos”. Muitos são os que se deixam dirigir pela raiva e o rancor.               
 Estas pessoas são muito apegadas às magoas. Revivem-nas de continuo em suas mentes, quando o correto seria livrar-se delas através do exercício do perdão e do esquecimento. È verdade, às vezes não da pra esquecer. Mas é possível, (através do perdão) lembrar sem sentir, dor, raiva, ódio e desamor. Enquanto que muitas pessoas atormentadas pelas mágoas e vivencias negativas no passado, se fecham em si mesmas, outras, e não poucas, explodem com suas mazelas e angustias,provocando mais feridas e desacerto ao seu redor. Estas reações, infelizmente não trazem nenhum benefício. São maléficas e perniciosas.              
   Aqueles que produziram a magoa e o rancor no passado, na grande maioria das vezes sequer se lembram do ocorrido e seguem com suas vidas. Mas, os insultados, passam daí por diante, a amargar, muitas vezes pelo resto de suas vidas, a angústia, a dor, o sofrimento.  Perpetuam o passado em suas vidas passando a viver em função do que é produzido por suas mentes enraivecidas.              
  Nada mais simples do que esta frase: “o que passou, passou! Não deixe que uma pessoa que o magoou no passado continue a fazê-lo pelo resto de sua vida! A sua amargura machuca a você mesmo. E torna-se o motivo de sua existência. E o que você mais deseja ouvir é o seguinte: que pena! Como sofre esta pessoa! Coitadinha! Pessoas que se deixam levar desta forma apenas conseguem machucar a si mesmas! Veja o que diz a Bíblia: ... ”ficar desgostoso e amargurado é loucura,  é falta de juízo que leva à morte!              
  Muitos são os que se deixam dirigir pelo medo.        
        Os anseios, temores, e desejos de uma pessoa estão, muito provavelmente, diretamente relacionados a experiências traumáticas e ou expectativas ilusórias de um crescimento em um lar com princípios extremamente severos ou ainda oriundos de uma predisposição genética. Mas, independentemente dos motivos pelos quais uma pessoa é levada a ter sua vida dirigida pelo medo, é certo que, freqüentemente, perdem ou deixam escapar grandes oportunidades em sua vida pura e simplesmente por MEDO. Elas não arriscam. Não se permitem sair se sua zona de conforto. Fazem de tudo para manter a situação atual de suas vidas. Medo do fracasso. Medo do sucesso. Acomodadas. Não correm riscos.               Cuidado! O medo transforma sua vida numa prisão. E isto pode vir a tornar-se um empecilho para que você se torne o que Deus deseja que você seja. Você TEM de agir contra isso. E precisa se armar de fé e amor. A Bíblia diz: ... ”no amor não há medo, ao contrário, o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor”.          
      Muitos são dirigidos pelo materialismo.         
        É quando o Ter torna-se mais desejável do que o Ser. E nessa busca pelo possuir todas as coisas o homem é confundido, enganado ludibriado pela mentira de que a felicidade está nas suas posses. É aí onde ele se sente seguro. Protegido. Baseia-se no conceito errôneo de que “ter mais” o tornará mais feliz. Mas, a verdade é que a felicidade não está diretamente ligada às posses. Elas podem trazer uma felicidade e prazer momentâneos, uma vez que certamente nos entediamos e passamos a desejar particularidades e modelos mais novos, diferentes e até mesmo excêntricos para a nossa vida.           
     É falso o conceito de que quanto mais eu possuir, mais importante e feliz eu serei. A auto-estima e o patrimônio não são sinônimos. O valor de uma pessoa não é determinado pelas suas posses. Conheço pessoas sem posses e, no entanto, valorosas. A bíblia deixa claro que as coisas mais valiosas da vida não são as posses. A Bíblia diz: ...”louco, amanhã te pedirão tua alma. E que tens guardado pra que servirá”? È um mito a afirmação de que, quanto mais dinheiro se possui mais feliz e seguro se está. Riquezas podem ser perdidas num piscar de olhos. A verdadeira proteção está naquilo que não pode ser tirado de você: seu relacionamento com Deus.               
 Muitos são dirigidos pela necessidade de serem aprovados.                Cada um é cada um. Seja você mesmo. No entanto muitos permitem que as expectativas de seus pais, amigos, professores, esposas e filhos controlem suas vidas. Muitos adultos tentam ganhar a aprovação dos seus pais, que nunca estão satisfeitos. Outros se deixam dominar pela pressão social: o que vão pensar? Não estou dizendo pra que seja um inconseqüente. Não! Apenas que seja você mesmo. Reconheça suas limitações. Valorize suas habilidades. Seja e considere-se o melhor naquilo que faz. Em detrimento do que pensam os demais. O que é melhor para o outro pode não ser para você.           
     A fórmula para o sucesso não existe. Mas, tente agradar a todos e certamente fracassará! Não se deixe controlar pelas pessoas, aceitando suas propostas, deixando-se levar pela onda do momento, pois, esta é uma forma segura de deixar de lado os propósitos de Deus para sua vida.                A Bíblia diz: ...”ninguém pode servir a dois senhores”.            
    Nada é mais importante do que conhecer os propósitos de Deus para sua vida. E nada pode compensar os prejuízos de não conhecê-los. Nem o sucesso, nem a fama, nem os prazeres. Sem um verdadeiro propósito de nada valerá. A vida torna-se um movimento sem sentido, uma atividade sem direção e acontecimentos sem valor. Sem um propósito a vida torna-se mesquinha e inútil.       
   
     Afinal, o que tem dirigido sua vida até aqui?

fotos

tom caet