12/11/2012

Julgar, uma atribuição cristã.


Irmãos amados,

Por não conseguir ler pensamentos, aceito de bom grado que rebatam tudo que digo, contudo a respeito dos falsos cristãos, insisto que devemos orar por esses pregadores bem sucedidos que são ouvidos por milhares de pessoas mesmo que estejam pregando doutrinas erradas. Ninguém gosta de ser corrigido, porém, o Senhor nos ensina em Sua Palavra que aquele que aceita a repreensão é sábio e prudente.  

Quero lembra-los que moscas se apanham com mel e não com vinagre. Por não saber quem é o opositor preocupo-me em ser obediente. Assim quem sabe, eu consiga apertar a mão de quem me odeia e ajudar a quem não faria nada por mim.
 
Não admito ser chamado de fracassado ironicamente, e não sou dono da verdade só que nem todas as explicações ultimamente pregadas tem sido convincentes, e elas não estão acima dos argumentos que eu conheço um pouco na bíblia, mas o que eu sei, surte efeitos bem maiores dos que os apresentados nos pontos de vista da fé evangélica.

Sabemos que existe a transgressão daqueles que agem deliberadamente, com consciência e consequência, até mesmo por desconhecimento, porém não podemos deixar de afirmar que ocorrerá o aniquilamento a uma eternidade por ordem expressa de Deus na Sua palavra a esses cães devoradores.

Eu creio que a oração do justo pode muito em seus efeitos, e através de orações eles podem repensar suas mensagens em favor do evangelho de salvação, algo genuíno de Cristo. Deus os chama assim como nos chama também e não é por nossos méritos, mas pela sua infinita misericórdia. 

Palavras do Cristo: Eu não vim senão aos perdidos da casa de Israel. Se ficarmos ou começarmos a prestar muito a atenção em atos externos e ao nosso gosto, perde-se o foco das coisas internas e importantes, ou seja, se prestarmos muito atenção nos erros dos nossos irmãos mudamos o sentido da nossa missão que é alcançar os perdidos, além de nos perdermos do foco que é Jesus. No lugar de julgar é mais prudente oferecer ajuda, apoio. Ao saber que uma  atitude não está de acordo com a vontade de Deus, e não manifestamos contra,  nos tornamos cúmplice. Em um ensino maravilhoso, o Senhor ainda nos diz: Tiago 4:17 "Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado."

Ao repreender um irmão, temos que ter o desejo de que esse irmão se arrependa e volte a andar no caminho correto.

1 Coríntios 16:14
"Todas as vossas coisas sejam feitas com amor."

Julgar é uma atribuição cristã de quem obedece a Deus, porém ninguém é tão obediente que seja capaz de realizar qualquer julgamento segundo o seu próprio entendimento. O apóstolo Paulo escreve aos coríntios repreendendo-os sobre a omissão deles em julgar as coisas pertencentes a esta vida. 1 Coríntios 6:2-5 "2 Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas? 3 Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida? 4 Então, se tiverdes negócios em juízo, pertencentes a esta vida, pondes para julgá-los os que são de menos estima na igreja? 5 Para vos envergonhar o digo. Não há, pois, entre vós sábios, nem mesmo um, que possa julgar entre seus irmãos?"

Julgamos assim: pelo fruto conhecerei a arvore... Observando a sua conduta e o seu caráter, mas sem o poder de condenar.Em outras palavras, Deus não quer que sejamos cúmplice do pecado omitindo-se."Êxodo 23:1"Não admitirás falso boato, e não porás a tua mão com o ímpio, para seres testemunha falsa.

Eu creio que como sendo um seguidor de Cristo Jesus devemos tomar cuidado com os atuais eloquentes da fé que se escondem atrás de teologias sistemáticas e versículos isolados: "não julgue para não ser julgado". Esses sim querem nos condenar a loucura... De forma errada eles repetem isso religiosamente para justificar suas atitudes erradas para que ninguém os corrija. Julgar é tirar os olhos de nós mesmos, esquecer daquilo que realmente somos e também dos erros que inserimos em nossas vidas.

Na leitura de Tiago 1.27, encontramos o verdadeiro sentido da religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo. 

1 Coríntios 16:14

"Todas as vossas coisas sejam feitas com amor."

Deus abençoe! 


fotos

tom caet