27/06/2013

Somos realmente missionários?




No inicio da caminhada quantas não foram às vezes que calado observamos, os maus exemplos dos “crentes” que estavam ao nosso redor mentindo e sem apresentar frutos de uma conversão cristã. E também passamos grande parte vendo relatos sem sentido e explicações carnais deles quando revelado. Mas será que aprendemos que não devemos fazer o que eles fizeram? Se não, pensa comigo:

Quantas vezes demonstramos atitudes responsáveis com os novos membros do corpo de cristo? Quantas vezes apoiamos as pessoas que dizem que tem chamado missionário? Ou expomos que achamos bonito quem tem uma chama ardendo dentro do coração? Até afirmamos que missões esta no coração de Deus, mas afinal entendemos de missões?

Observe esse relato:

Dois jovens, de 20 anos ouviram sobre uma ilha no Leste da Índia cujo dono era um Britânico agricultor e ateu, este tinha tomado das florestas da África mais de 2.000 mil pessoas e feito delas seus escravos, essas pessoas iriam viver e morrer sem nunca ouvirem falar de Cristo.

Esses jovens fizeram contato com o dono da ilha e perguntaram se poderiam ir para lá como missionários, a resposta do dono foi imediata: “Nenhum pregador e nenhum religioso chegaria a essa ilha para falar sobre essa coisa sem sentido”. Então eles voltaram a orar e fizeram uma nova proposta: “E se fossemos a sua ilha como seus escravos para sempre?”, o homem disse que aceitaria, mas não pagaria nem mesmo o transporte deles. Então os jovens usaram o valor de sua própria venda para custear sua viagem.

No dia que estavam no porto se despedindo do grupo de oração e de suas famílias o choro de todos era intenso, pois sabiam que nunca mais veriam aqueles irmãos tão queridos, quando o navio tomou certa distância eles dois se abraçaram e gritaram suas ultimas palavras que foram ouvidas: “QUE O CORDEIRO QUE FOI IMOLADO RECEBA A RECOMPENSA DO SEU SOFRIMENTO”.

Diante disso responda sem ser emotivo: você tem sido verdadeiramente cristão nos dias atuais? Está satisfeito com o trabalho que a igreja e você vêm realizando com relação ao IDE de Cristo?

Definitivamente comparando o modelo missionário de Cristo com o nosso modelo praticado dentro das igrejas hoje, percebo que estamos longe de ser verdadeiro cristão, e, o pior, que se está longe de ser uma igreja missionária. Principalmente quando vemos as provas diárias da pregação de um evangelho de conveniências que ignora aqueles que deixaram suas casas e famílias para cumprir um chamado em suas vidas. Essas inconveniências são contrárias aos que morreram em solo nacional e internacional cumprindo o chamado que receberam de Cristo.

O modelo atual com algumas exceções está invertido e é bem diferente daquele deixado por Jesus. A missão hoje é feito mais dentro das igrejas em cultos e cruzadas missionárias realizadas para uma plateia feita de crentes para conquistar ou convencer outros crentes por crentes “ungidos” que pouco importa os de fora.

Alguns dirão que estou generalizando, porém afirmo que não. Aprendi que “unção” é afirmar que Cristo está em nós. Logo, ter unção é ter Cristo, imitá-lo, segui-lo e obedecê-lo e não mentir. Ele disse que seria assim iriam perseguir o seu povo... portanto eu acredito Nele. Coisa que tem faltado nas “igrejas”.

Diariamente há evidencia desses fatos. Estamos perto desses irmãos crentes que querem quase sempre buscar atender ao interesse pessoal, econômico; ou controlar as massas sob o pretexto de que a UNÇÃO que carregam É PODER de Deus. Caso venham falhar justificam que ninguém é dono da verdade ou é perfeito... Enfim, atualmente reconhecemos tudo isso. Mas podemos ajuda-los, basta evangelizar eles, além disso, reconhecemos que estando errados irmãos, todos nós somos dignos de receber oração.

Mas, aprendi que missões é deixar a zona de conforto; o conforto do lar; do abrir mão de tudo para ver o evangelho de Cristo alcançar a vida de milhares de pessoas mundo a fora e para a gloria Dele. Embora eu tenha mais experiências de maus exemplos do que bons, vejo que Deus permite que isso aconteça... "Não cabe a nós saber quando começa e quando termina esse Reino, mas temos a missão de proclamar em todos os lugares da Terra que o Reino de Deus está implantado, que Ele começou...". E lembremos o que o Senhor nos diz: "Eu estarei convosco até o fim dos tempos".

Tenho confiado nessa missão que o Senhor Jesus nos deu. Ele conta com cada um de nós e quer nos enviar para anunciar o Reino Dele. E se cada um hoje começar pelos familiares, vizinhos, amigos, etc., serão garantidamente missionários. Mas é necessário que a cada dia se alimente da Palavra e dela viva, para que também a cada dia, se possa anunciar a salvação ao outro.

Toda missão verdadeira começa dentro de nós, do seu relacionamento com Deus, do seu amor com Deus, da sua intimidade com Ele. O ide significa doar-se ao anúncio do Reino de Deus desprendendo-se de tudo e de todos, de todas as inseguranças para ajudar o próximo.

Temos de agir como profeta legítimo que não adivinha nada, mas apenas sai a proclamar de maneira compreensível as coisas que estão contidas na palavra de Deus. Por isso Paulo afirma que o dom de profetizar é o dom mais excelente. E lembre-se que ADIVINHAÇÃO é pecado.

E hoje, mesmo que as coisas sejam diferentes, não se pode permitir que o sentido real da palavra, louvor, pregação ou missões se percam para satisfazer desejos pessoais. Na obra de missão se trabalha sem esperar retorno, como o servo que se coloca a serviço do senhor voluntariamente.  

Essa profundidade de entendimento é interior e decorrente de uma comunhão profunda com o Espírito Santo, portanto, uma graça que nós devemos pedir para que possamos ir anunciar o Evangelho com boa fé, fielmente. Principalmente aos irmãos que se acham no direito de serem chamados de levita, aos que se autodenominam apóstolos, as denominações ecumênicas e sincretistas, aos líderes cheios de heresias e expressões teológicas profundamente contaminadas com valores carnais e “atos proféticos” antibíblicos numa tentativa de disfarçar o conceito de que podem fazer qualquer coisa que “movam a mão de Deus” no nome de Deus na direção de seus próprios desejos. 

Uma parte de missões hoje é feita em cruzadas realizadas em grandes centros urbanos onde o mais importante é a comercialização do evento e do pregador… a missão hoje é feita através de shows gravados por ministérios de louvor onde a musica feita nem sempre é para alcançar aqueles que não conhecem a Jesus, e sim para a fama gospel do cantor...

Missão é levar o evangelho - o verdadeiro, às pequenas cidades e povoados que estão longe dos alvos das grandes igrejas ricas, pois elas não trazem nem um tipo de lucro.  

Então, espero que saibam que você e eu somos despenseiros da Palavra de Deus e podemos anunciá-la na nossa cidade, na nossa família, e podemos também ser enviados para anunciá-la fora, se assim o Senhor o desejar. Há tantos irmãos enganados andando ao nosso lado, sem conversão, sem salvação, impedidos por doutrinas humanas. Lamentavelmente, nessa situação se encontram também muitos outros missionários, líderes, obreiros, pastores e igrejas porque alguém desistiu de orar, de contribuir ou de ir até eles.

Não podemos desistir de ninguém. Portanto, quando vocês se reunirem, orem pelos missionários e lembre-se de orar também pelos corruptos da fé, não há limites para eles.   Deus quer que todos sejam um só em seu Filho e livres para adora-Lo.

Mesmo em face ao julgamento de alguns, suporte e diga SIM para o que é aceitável e NÃO para o que não é. Creio eu, que Cristo convida a cada um de nós para uma linda colaboração missionária pra a construção do Seu Reino e não do Seu templo. Na medida em que conseguimos expressar o amor de Deus, melhor faremos a nossa parte sobre tudo com o nosso testemunho. E lá onde está o Filho, que é imagem de Deus, também deve estar o nosso pensamento e a nossa oração. 

Vivenciar a Missão é uma graça de Deus para experimentarmos a complexidade humana sob o ponto de vista da fé. É muito bom obedecer ao mandato missionário e partilhar da fé; é uma experiência humana e intelectual que se expande e não conhece fronteiras.

A cada dia devemos procurar aprender mais e não se espantar muito com certas realidades, mas continuar na missão de levar a Boa Nova a todos com muito respeito, solidariedade, carinho e amor voluntariamente. Precisamos interceder. Estar em Missão gera alegria, por saber que estamos correspondendo ao desejo do Nosso Senhor Jesus. E é por esta alegria que temos que viver.

Jesus vem e já não há mais tanto tempo para viver uma fé movida por laços culturais, sociais, doutrinários humanos, precisamos ser mais espirituais, fundamentados no Evangelho.

Se dedique a esta tão especial e abençoada aventura, agradeça ao Pastor Jesus Cristo, aos auxiliadores desta obra – os pastores, aos irmãos colaboradores de missão, e aos que vivem sua missão servindo de inspiração e força para os que ainda resistem em dizer “SIM” a esse  chamado tão urgente e importante.




fotos

tom caet