13/07/2013

porque Deus mudou o sacerdócio?


Porque sabia que muitos iriam dizer nos dias de hoje: que Jesus é o nosso Senhor, mas fariam sacrifícios e obras no mundo na prática da lei antiga escravizando os irmãos na fé: vivemos agora por graça e fé ou ainda pela lei de Moisés?

Quer discordem ou não de mim, aprendi que é a bondade do Senhor que dirige a nossa vida, o nosso ministério, também é pela graça de Deus, que somos o que somos. A mesma graça concedida a nós, que não será vã se antes procurarmos trabalhar com muito mais afinco na obra; todavia, não nós, mas Deus conosco.

Aí está a revelação simples da nossa missão: a graça de Deus que se fez carne, e se tornou o Rei de reis e Senhor de senhores. O Sumo Sacerdote da nossa confissão para nossa salvação...

Só que é preciso que cada um tenha sua experiência com Ele; que cada um entre na presença Dele e que a instrução sobre a nossa vida seja feito por Ele em nossos corações. Hb 3:1: Por isso, santos irmãos, que participais da vocação celestial, considerem atentamente o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus. Nós temos um novo sacerdote, que é Jesus. Hb 7:12: Pois, quando se muda o sacerdócio, necessariamente há também mudança de lei. Mudou de Moises para Jesus.

Imagine se não mudasse a lei: sem a misericórdia de Deus o que seria de nós miseráveis que fazemos acepção de pessoas e jogamos bombas em inocentes? O que seria de nós cães miseráveis e gananciosos que nos achamos julgadores, teólogos, eleitos de Deus, mas que não passamos de sepulcros caiados? Teríamos sacerdotes mortos por todos os lados...

Embora, muitos cristãos conheçam a Jesus apenas pelo que ouviu dos outros, ainda estão cegos neste assunto de lei que escraviza. Que não é mais a lei tradicional judaica, mas a graça! Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. Tem a vida eterna.

1 Co 2: 13: Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais. Portanto, assim a Bíblia nos ensina a conferir coisas espirituais com espirituais. Isto quer dizer o quê? 

Que está escrito: Pois, quando se muda o sacerdócio, necessariamente há também mudança de lei. HB 7:12.

No A.T. havia um sacerdócio destinado da tribo de Levi, onde Deus separava os sacerdotes. Eles tinham o governo espiritual. Quando o sacerdote entrava no Santuário, onde se encontrava uma arca, nesta arca, tinha a presença de Deus e onde os querubins tomavam conta. Era uma presença gloriosa de Deus.  O sacerdote levava o testemunho e o pedido de perdão de todo o povo que estava de fora. Entrava lá uma vez por ano. E quando tudo estava em paz lá dentro, o povo lá fora dizia: ele está sendo aceito por Deus, portanto, está intercedendo por nós. Ao contrário, se alguma coisa de mal ocorresse com o sacerdote, Deus o matava na hora... Esse era o sacerdócio levítico, porém no novo testamento, Paulo (Galatas 1.1), não da parte de homens, nem por intermédio de homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos, fala que a lei provoca jactância. Rm 3:27 Onde, pois, a jactância... Jactar-se é gloriar-se de si mesmo, quer dizer, as obras da carne, a vaidade. Ef 2:9: não de obras, para que ninguém se glorie.

Enfim, havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos fala pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. (Hebreus 1.1-2) 1 Co 1:30-31: Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção. Senão, Jesus não teria o valor correto do Seu sacerdócio anularia a graça. Gl 2:21: Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu Cristo em vão. Rm 8:1: Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados. Cl 1:13.

Na era cristã, ninguém pode se quer afirmar que é sacerdote de Deus. Apesar de muitos os façam, essa gloria é do Senhor Jesus que foi chamado por Deus para este cargo. Veja a prova: Cristo não se glorificou a si mesmo, para fazer-se sumo sacerdote, mas aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, Hoje te gerei (Hebreus 5.4-5) Chamado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque. (Hebreus 5.10).

Dediquem seu tempo para leitura bíblica, pois no dia do arrebatamento, esses que se exaltam, cobram ou negociam na presença de Deus, por terem feito algo como quem anda direitinho nessa vida, será humilhado. E atente no que diz a Palavra: Assim, também a língua, dos que se gabam de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva! Tg 3:5:





fotos

tom caet