26/07/2013

O maior título que um homem pode ter é o de SERVO.

Quem não assume seus erros, fala muito, justifica demais ou foge... Alguns chegam a falar até o que devia, mas acabam arrumando conflito por isso... Há casos que preferem às vezes os bens materiais a família... Noutros casos, usam a religião. Muitos dizem que a culpa foi do diabo. Fato que deixa de ser algo de "personalidade" para ser conduta de caráter. Pois querem impor as próprias opiniões e atitudes e confrontar tudo e todos para fazer valer as próprias ideias. É muito difícil encontrar alguém, orgulhoso ou não, que assuma todos os seus erros, por causa da existência de tantos "juízes" nesse mundo.


Um homem saiu a recrutar pessoas para realização de um trabalho importante na área da caridade e de evangelização no auxílio a pessoas carentes. Procurou os jovens. Muitos disseram que não tinham experiência nem vocação para o serviço. Senhores de meia idade alegaram compromissos inadiáveis. Alguns velhos discorreram sobre dificuldades de locomoção, raciocínio lento ou doenças que reclamavam repouso. Disse o homem: que farei? E teve uma ideia. Contratou músicos e postou-se na esquina de uma praça movimentada. Ao som de tamborins e pandeiros, reco-reco, cuícas e muita cantoria, não tardou enorme ajuntamento de pessoas de todas as idades. Era gostoso de ver: cantavam, pulavam frenéticos. Todos queriam mostrar a boa forma e brincar, de verdade, a mais valer, com o máximo empenho. Depois de algum tempo, dispensou os músicos e começaram a falar sobre assuntos cívicos, deveres para com a família, a pátria e a humanidade, coisas dessa grandeza. Como previra, notou que poucos ficaram ouvindo; muitos se foram. Continuou falando sobre moral e retidão do caráter, vigília religiosa e ensinos do Evangelho. Aí a situação piorou. E não demorou a perceber pequena plateia ao seu redor. Finalmente, conclamou a reduzida assembleia:

_ Agora, preciso de operários. De gente para trabalhar. Quem se habilita?

Ficaram cinco jovens, duas senhoras, um homem de meia-idade e dois velhos. Levantando as mãos para o Céu, o recrutador orou jubiloso:
_ Graças te dou, meu Pai por me teres concedido esta pequena multidão excelente!...
Um letrado, desses bem tolos que a tudo assistia, compadecido, aproximou-se dele e, colocando a mão sobre seu ombro, lhe disse:
_ Pobre homem perdeu uma multidão e ainda rende graças?! Havia mais de mil pessoas aqui...
_ "Ah, meu irmão!" disse o homem. “É porque tu não sabes”... Cada um dos que ficaram vale por mil dos que se foram!

O próprio Adão e também Eva, tiveram essa atitude. Quando Deus foi ao paraíso, como era de costume, os achou escondidos e cobertos. Observe a conversa que tiveram: E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?  Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi. GÊNESIS 3:11-13.

A participação de satanás nos pecados dos homens está na arte de iludir, seduzir, tentar... Despertar o desejo na mente humana e depois disso, esperar que o homem: caia.

Nós, seres humanos "racionais", precisamos cultivar a boa-fé. Cair na conversa alheia é "ingenuidade". Se achar mais novo do que é, é "vaidade". Preferir os bens materiais acima de tudo é "materialismo".

Alguém com suficiente maturidade acerca de seus valores pessoais e bom senso sabe que a humildade de "espírito" não danifica o seu brio, ao contrário, só faz enriquecer a sua vida.

Falando nisso, a imaturidade de fato vem impedindo as pessoas de assumirem seus erros. Para elas, reconhecer um erro, é como aceitar uma agressão sem revidar... E essa falsa "aparência" de santidade tem sido o motivo de muitos não assumirem "seus próprios erros". Demonstrando assim, a falta de amor-próprio e com o próximo.

Para o ego de uma pessoa assim [orgulhosa], admitir o erro sinaliza derrota e vergonha, mas se esquece de que é errando que se aprende. O orgulho é o medo de se humilhar, portanto, inimigo da humildade.

 Sabemos que errar é fácil, e concertar o erro é difícil. Ignoramos que quando não se admite, se pesa na consciência...  

As pessoas que se acham donos da verdade ficam cegas; de difícil trato e que precisam da compaixão, pois considera mais fácil culpar o mundo, o diabo, o irmão do que enfrentar o fato que mesmo que alguém nos faça mal a decisão final permanece sendo nossa. Logo, isso nos torna únicos responsáveis por nossos próprios atos e sofrimento. Tal fato também exige uma vigilância constante, pois enfrentamos uma batalha diária contra o insucesso de nossas ações. E pelo fato de não assumir os erros e não saber ouvir, se é tipificado como "orgulhoso". De personalidade distorcida, desequilibrada e infantil.

É incômodo, é defesa. Talvez medo de crítica, por baixa autoestima ou por ter tido uma educação muito repressora. nesse caso, Erramos quando expomos os erros desta pessoa. Ao contrário, ela precisa perceber que pode ser ela mesma sem a cobrança ninguém de mostrar alguma coisa que não é. Se admitir os problemas e procurar ajuda terapêutica já é um bom começo. Mas insisto que a culpa é de quem dá ouvidos ao mal e aceita ser manipulado por ele. A responsabilidade não é transferível. Se fosse somente culpa do diabo não seríamos condenados à morte por pecar. Pelo contrário, Jesus precisou vir ao mundo sacrificar-se em nosso favor.

O orgulho é a pior coisa que existe na vida, pois as pessoas orgulhosas não assumem que são e sempre olha por cima desfazendo de seu semelhante com ar de superioridade. Se houvessem menos criticas, e se as pessoas prestassem mais atenção nos seus defeitos, ao invés de apontarem os dos outros, haveria mais humildade e autenticidade da fé. Se cada pessoa, cada amigo, assumisse seus próprios erros para que com inteligência tudo fosse resolvido, viveríamos melhor com uma pessoa ou parente podendo entender com facilidade o lado de cada pessoa. Tiago 4:3-6 Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purifiquem as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza. "Humilhai-vos perante o Senhor e Ele vos exaltará...".

fotos

tom caet