18/08/2013

Uma batalha a ser vencida...




Dizem que a vaidade cristã é que faz uma pessoa se tornar incrédula... Realmente a vaidade é uma tendência natural que envolve um sentimento de autopreservação, que faz com que possamos mentir para nós mesmos e com grande facilidade aos outros. No antigo testamento Salomão afirmou que tudo abaixo do céu e sobre a terra é vaidade. E nós seres humanos  insistimos em ser vaidosos e sequer gostamos de ser questionados por isso...

Tanto o descrente quanto o crente religioso são vaidosos e iludidos ao crerem 100% de que sempre estão certos no que acreditam, porém quase não apresentam frutos dessa crença. E sempre que agem por causa da vaidade, dão um jeito de convencer que estão fazendo a coisa certa. Mas quem somos nós pra desprezar e achar que o que temos e o que somos é simplesmente feito pela nossa individualidade ou nossa capacidade?

Tudo depende do nosso Deus que de varias maneira fala com a gente, mas nós só temos uma maneira de falar com Ele: a oração. E por isso temos esquecido que Ele sabe que somos como vento, que passa e não volta mais; somos como carne que apodrece; como a erva do campo que cresce e passa com o vento e logo se vai.

Buscá–Lo deve ser uma atitude de vontade, um desejo do coração, um ato de vontade própria, mas infelizmente agimos por necessidade.

Fato esse demonstrado através do nosso trato com o próximo. Tratamo-lo com tanta altivez e vaidade que indiretamente usamos o seu medo e autossuficiência para poder manipula-lo e controla-lo, sempre através da captura da sua cobiça e de culpa porque um homem com sentimento de culpa é um homem dominado. E se tem uma coisa que Deus não suporta é a autossuficiência do homem: “Eu cheguei aqui porque eu sou capaz... Eu cheguei aqui pelas minhas forças... Eu cheguei aqui porque eu sou o melhor... Eu cheguei aqui porque eu sou bom...” Provérbios 6:16-17 – seis coisas que Deus odeia – a primeira da lista: olhos altivos (soberba).

Assim é o vaidoso: um grande transgressor; que é uma questão de índole (não é questão de TER, é questão de SER) algo que se compara ao diabo: “Deus, eu queria que tu me desse um exemplo máximo de beleza, sabedoria e formosura.” Deus apontaria para Lúcifer. II Crônicas 26:15, 16 – “...porque foi maravilhosamente ajudado... Mas, havendo-se já fortificado [abençoado], exaltou-se o seu coração até se corromper; e transgrediu contra o Senhor...” Portanto, a bênção de Deus nos dá estratégias para vencer a vaidade e não dominar as pessoas.  II Crônicas 26:11-12- Deus coloca gente preparada ao nosso lado, para nos ajudar nas horas difíceis ou quando estivermos lutando sozinho contra o maior adversário: você mesmo.

Finalmente, reconhecendo e dominando a vaidade, II Crônicas 26:13 -Deus te revestirá de autoridade.  II Crônicas 26:15 – “E voou a sua fama até muito longe...” Quando Deus abençoa, alguém vai falar de você sem nem te conhecer. II Crônicas 26:15 – “...E voou a sua fama até muito longe; porque foi maravilhosamente ajudado...”

fotos

tom caet