20/09/2013

Fortalecendo a nossa fé" (Rm 8, 26)

Os versículos 22, 23 e 26 de romanos falam de gemidos. No versículo 22, a Palavra diz que a criação geme. O versículo 23 diz que o ser humano geme. E finalmente, o versículo26 diz que o Espírito Santo geme. Nesta mensagem, queremos destacar o gemido descrito no versículo 22: a criação geme.

Os gemidos da criação (Rm 8.18-22). Em (Gn 2.15) fica implícita a responsabilidade humana de cuidar e guardar do “jardim do Senhor”. O mundo geme pela destruição humana, sofre com o nosso descaso, a terra tem fendido, os mares estão revoltos e a natureza gemendo.  O próprio Jesus disse esses sinais mostrariam os finais dos tempos.

Isso é um sinal alerta para o Seu Povo e a olhar para a Sua Criação. Ainda que Deus tenha feito o ser humano, poucos se dão conta das questões ambientais e das agressões à natureza. Ele não deu o direito a ninguém de achincalhar a terra e seus recursos.

A cobiça humana gerou alienação em relação à riqueza. Por isso agora a criação “geme e suporta angústias” até que seja “redimida do cativeiro da corrupção” (Rm 8.21-22). Por isso devemos utilizar criteriosamente as coisas que Deus criou com o propósito de tirar sustento e alegria mesmo que passageira. A natureza gemeu, geme, e continuará gemendo pela volta do filho de Deus, este é o primeiro gemido pelo resgate de Jesus, que de todas as promessas feitas e cumpridas, somente uma ainda não se cumpriu, a volta de Jesus.

Os gemidos da humanidade [igreja] (Rm 8.23-25). A humanidade esta gemendo. Desde a entrada do pecado no mundo, gememos desejando a verdadeira redenção, a esperada salvação dos justos. Nós somos a igreja, temos gemidos pela salvação da humanidade, mas cometemos atrocidades em nome de uma consciência politicamente correta. Temos valorizado mais o templo e o conhecimento, e ajudado menos o homem a lutar contra seus próprios desejos pecaminosos [natureza humana]. Acontece que em nossas pregações, reuniões, pouco se fala em cuidar e ao contrario, pregam-se mais em pedir e explorar o pobre. Viúva e estrangeiro. Temos promovidos tantas guerras, contendas teológicas sem definir pra quê, que piora quando desenfreadamente matam o semelhante sem perceber o juízo. Em IS-45:15, Deus nos diz que ainda que uma mãe se esqueça de seu filho Ele, todavia nunca se esquecerá do homem.

Portanto, agindo assim, inconsequentemente, tragicamente as nossas mentes tem ficado entenebrecidas de vaidades e mentiras e os nossos ouvidos não escutam o que precisamos, mas o que queremos. Sendo assim, buscando cegamente os próprios interesses, ignoraremos os propósitos de Deus para cada um, acarretando maus hábitos, que deixam os nossos ouvidos espirituais sem a sensibilidade para ouvir tal gemido.

Os gemidos do Espírito Santo (Rm 8.26,27). O Espírito do Senhor tem gemido pelas nossas fraquezas. Tem nos assistido melancolicamente. Em seu gemido leva até ao céu os nossos gemidos. Com base nas palavras de Jesus precisamos orar com fé e reconhecer que precisamos saber orar. O ser humano imperfeito não sabe por si mesmo como se comunicar com Deus, porém com a vinda de Cristo, Deus se revelou de forma definitiva ao homem e Jesus deixou o consolador para ajudar a pedir e como pedir. Por isso Jesus numa linguagem simbólica disse que o Espírito intercederia por nós com “gemidos inexprimíveis”. Simbólica porque gemer é uma atitude própria de quem sente dor.

fotos

tom caet