10/11/2013

Onde é o seu canto de chorar? Onde você se refugia?

Salmo 91.1-2

Quero falar a alguns que são crentes porque aceitaram a Jesus como Senhor e Salvador, mas vivem buscando refúgio em lugares perigosos.  JESUS disse que aqueles que andam conforme manda a palavra de Deus em santidade, obediência, no caminho da verdade, colocando-o em primeiro lugar, pode passar por qualquer luta, porque Ele vai tirar de todas elas e a cada luta terá uma vitória.

Quando as dificuldades chegam ou aos sentirmos cansados e desanimados, de fato nós buscamos refúgios.  A palavra de Deus é para tomarmos posse do que Deus tem pra nossa vida, "no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo....." Só que ao depararmos os nossos atos em relação aos dos outros, só enxergamos os erros e defeitos deles e deixamos de reconhecer os próprios.

Atrás de certa desculpa quase sempre se esconde certa mentira. Sejamos sinceros e evitemos empregar com imprudência a nossa certeza, isso é franqueza, que, muito embora achemos que seja uma bela virtude, deve ser usada com muita ponderação, a fim de não se tornar mais prejudicial do que benéfica. Quando erramos, adquirimos aprendizado, quando corrigimos um erro, adquirimos conhecimento, e, quando ajudamos alguém a corrigir um erro, demonstramos ter adquirido sabedoria.

Todos em algum momento da infância gostavam de se esconder e queriam estar sozinho em dado momento, sem que ninguém os encontrasse. Principalmente quando a vida se torna dura, difícil, daí nós buscamos um lugar onde possamos ficar escondidos ou refugiados emocionalmente. O triste, é que geralmente buscamos refúgios que não são seguros. Podemos cair no engano de nos refugiar em lugares falsos, perigosos [passado, por exemplo,]...

Um vendedor telefonou para certa residência, e uma pequena voz atendeu ao telefone.
"Bom dia!", disse o vendedor; "Como você se chama?" E, sussurrando, a voz respondeu: "Jaminto". "Quantos anos você tem, Jaminto?" "Tenho quatro", respondeu. "Muito bem, sua mamãe está?" "Sim, mas está ocupada". "Bom, e seu papai?" "Está, mas também está ocupado". "E quem mais se encontra em casa, Jaminto?" "A polícia". "Eu posso falar com algum deles?" "Estão ocupados". "Há algum outro adulto em casa, Jaminto?" "Sim, os bombeiros." "Posso falar com um bombeiro, por favor?" "Todos estão ocupados". " Jaminto, há tanta gente em sua casa, e não posso falar com nenhum deles! O que todo mundo está fazendo aí?" Jaminto sussurrou: "Estão me procurando". É que Jaminto estava escondido.

Só que muitos de nós não cabemos mais nesses esconderijos sentimentais, mas isso não significa que paramos de buscar onde nos refugiar. A solução está, em buscarmos o único lugar seguro, onde podemos nos refugiar quando estamos tristes. Sl 91.1-2: “Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso pode dizer ao Senhor: “Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio”“. O que temos que entender é que algumas necessidades são más, e outras não; mas todas são más quando chegam a ser o nosso refúgio e fortaleza, ocupando o lugar de Deus em nossas vidas. Essa necessidade e mau pensamento, trás o a fanatismo e Por um momento, nos sentimos aliviados. Só que infelizmente, o alívio não dura. Quase de imediato, vem o sentimento de culpa e de pesar... Nesse momento, decidimos que não vamos tornar a fazer aquilo... mas apesar de nossas intenções, chega o momento da necessidade outra vez, e repetimos aquilo. É um ciclo: corremos para o nosso refúgio de novo. Nós temos que aprender a romper com esse ciclo e deixar fora os nossos falsos refúgios. Se vamos encontrar o verdadeiro refúgio, temos que nos dar conta de que OS FALSOS REFÚGIOS SÓ TRAZEM DESILUSÃO. O profeta Jeremias nos dá a entender isto (Jr 2.13), ele diz: O meu povo cometeu dois crimes: eles me abandonaram, a mim, a fonte de água viva; e cavaram as suas próprias cisternas, cisternas rachadas que não retêm água. Quando temos sede, um copo de água gelada é a coisa mais deliciosa que existe no mundo... Não há refrigerante ou suco...  Assim são as falsas fontes: não suprem segurança e satisfação, pelo contrário, só trazem ilusão.

Não se refugie em qualquer fonte! Por que em vez de trazer uma satisfação duradoura e real, essas fontes só nos deixam com as mãos vazias, com sonhos partidos e a vida destruída. Por isso, temos que nos dar conta também de que: O VERDADEIRO REFÚGIO É GARANTIDO A QUEM O BUSCA: "Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio". Esse refúgio é demonstrado no Sl 91.4: a galinha ajunta os pintinhos debaixo de suas asas! Só quando começamos a nos refugiar em Deus, em vez dos falsos refúgios, é que podemos começar a entender o que diz a Bíblia em outra parte: "Deleita-te no Senhor, e Ele te concederá o que deseja o teu coração" (Sl 37.4)  Faça do Senhor o seu refúgio!


Você vai encontrar nele a verdadeira vida. Jesus mesmo disse (Jo 4.14): "Aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna". Assim se dá todos; nossa alma tem sede profunda, que só Deus sacia.  Quando você sente o vazio da alma, a que fonte você recorre?

fotos

tom caet