23/03/2014

A dignidade está acima de qualquer vaidade...


Qual é o psicopata que sente culpa? Onde estão os que aceitam a fé cristã como busca de entendimento?

Não é de surpreender, que haja um grande número de psicopatas nas religiões. No entanto há uma quantidade consideráveis dessas pessoas que estão soltas ocupando posições ministeriais, politicas, artísticas.... 

Nas Escrituras Vimos que Deus dotou com a capacidade de pensar e agir (raciocinar) Adão e Eva.  Hoje Ele tem preservado em nós a mesma capacidade de pensar e de tomar decisões por nós mesmos, não em razão própria somente, mas para a obediência em abster-se em favor do próximo. Infelizmente a Razão que é o exercício da capacidade mental para o pensamento racional, alguns tem confundido a muitos por trazerem vários conceitos ou ideias que induzem a incoerência, falta de clareza, e hipocrisia evidentemente - porque usam da palavra de Deus para condenar, escravizar ou justificar erros...  Em alguns casos, é claro que a razão é importante para a fé, mas não substituta.

Para atingir conhecimento da vida, um cristão pode estudar sim, porém, para estabelecer um relacionamento pessoal de amizade e confiança com Deus e conhecer os propósitos Dele. Ele escolheu comunicar-se inteligentemente com a gente, revelando a Si mesmo através das Escrituras (II Pedro 1:20, 21), através de Jesus Cristo que chamou a Si mesmo de "a Verdade" (João 14:6). Portanto ser cristão é impossível não crer em Jesus (fé) e não acreditar na bíblia (razão). Apesar de muitos alegarem de a Razão e fé estarem relacionadas: crê que Deus existe, crê em Jesus, até confiam Nele, porém não o obedecem ou amam...

 Como cristãos somos desafiados a ser obediente e a amar a Deus com nossa mente e nossa vontade e ao próximo. Por esse motivo seria legal dever depositar a confiança Nele em resposta às manifestações do Seu Espírito em nossa consciência através da Fé obviamente, só que como num ato de voluntariedade, ou seja, com disposição de ter escolhido Jesus como único senhor e Salvador alguns  permitem interferências externas de pessoas racionais demais e espirituais de menos.

É compreensível ver alguns ditos evangélicos sustentando uma crença em algo que não é verdadeiro, honesto, justo. Mesmo que poucos saibam disso, não se importam! Por falta de obediência terminam agindo como terroristas (em geral culpando outras pessoas), pois no cérebro deles, matam, roubam, enganam em nome de Deus e assim são justificados. Na realidade, são insensíveis e detestam admitir, reconhecer e Sempre têm justificativas para seus descuidos. Sempre tenho escutado em toda minha vida em Cristo, este tipo de desculpas, onde pessoas se lançam em suas compulsões psíquicas e vícios que antes pensara ter sido curado, mudado, mas  quando na verdade por falta do evangelho da graça, sofrera somente uma supressão, ou seja, “a inibição ou eliminação dos sintomas sem que haja melhoria”, que neste caso espiritualmente – muitos em algum momento chegam a uma situação triste e desesperadora como esta.

Também Raramente os vemos aprenderem com seus erros ou conseguirem reconhecer e frear seus impulsos ambiciosos ou desculpar-se por terem feito algo errado ou de consciência a alguém, infelizmente quem apresenta sinais de psicopatia (egocêntricas, desonestas, indignas de confiança), com frequência adota comportamentos irresponsáveis, sem razão aparente se divertindo com o sofrimento alheio e se não sentiu culpa, são p-si-co-pa-tas.

Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Joao 8.32

fotos

tom caet